Menu

O Individualismo Natural e Virtual

Atualizado dia 10/12/2007 8:48:21 PM em Autoconhecimento
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

Artigo fundamentado em algumas colocações de Zygmunt Bauman, sociólogo polonês.

Ser um indivíduo significa ser diferente de todos os outros. Ser um indivíduo significa “eu sou quem eu sou”. O que quer dizer: um ser singular, a única criatura feita desta forma peculiar; profundamente única. A individualidade é tarefa intrinsecamente auto-referencial. É a busca pelo verdadeiro “eu” que está escondido em algum lugar da obscuridade no interior do nosso ser, não afetado pelas pressões externas. Individualidade é autenticidade, ser fiel a si mesmo, ser o verdadeiro “eu”.

A individualidade é escolher livremente e de definir todas as ações como originárias da livre escolha. Nesse domínio do face a face, a individualidade é afirmada e renegociada diariamente na atividade contínua da interação. Ser um indivíduo é aceitar a responsabilidade pela direção e pelas conseqüências da interação. Tal responsabilidade não pode ser contemplada sem que os atores tenham o direito de escolher livremente o caminho a seguir. A individualidade gera a comunidade fundada na cooperação.

Cada pessoa encontra obstáculos no seu caminho para a individualidade de fato. A individualidade de fato não é fácil de conseguir, muito menos de preservar. A busca pela individualidade significa uma luta para toda a vida. A busca da individualidade não deixa tempo para outra coisa. Na corrida pela individualidade, não há intervalo.

O emergir da individualidade assinala um progressivo enfraquecimento do poder verticalizado, a desintegração ou destruição da densa rede de vínculos sociais que amarram com força a totalidade das atividades da vida social. Com o desenvolvimento da individualidade os padrões das rotinas diárias são deixados de ser vistos como incontestáveis e auto-evidentes.

A busca pela individualidade ou singularização não deixa de ser um perigo para os donos do poder que elaboraram e governam uma sociedade com as seguintes características: sociedade voltada totalmente para a superficialidade, exterioridade, efemeridade, lucratividade, consumo, segurança, competência, modernização, eliminação do antigo, busca constante do prazer. O único cerne identitário que se pode ter certeza de que vai emergir nesta sociedade do lucro é um ego impermanente, completamente incompleto, definitivamente indefinido e autenticamente inautêntico.

Para viver nesta sociedade virtual o sistema elaborou o homem virtual substituindo a individualidade natural por uma individualidade virtual. Vários são os métodos empregados para elaborar o homem virtual; dentre eles podemos salientar:

1 Elaboração de um discurso negando a existência da individualidade natural e mostrando a existência de pressões que impedem o direito de livre escolha. Existem pressões contínuas, esmagadoras e irresistíveis do fato social que tornam a livre escolha fora do alcance do ser humano.

2 Para interpretar os nossos sentimentos profundos o sistema elaborou inúmeros profissionais que podem nos ajudar a entender o nosso interior. Quando existe procura, a oferta não demora a aparecer. Em nossa sociedade de indivíduos que buscam desesperadamente sua individualidade, não há escassez de auxílios e pelo preço certo os profissionais se mostrarão totalmente dispostos a nos guiar pelos calabouços sombrios de nossas almas. Dessa forma muitos acabam perdidos na estrutura do pensamento de determinado programa ou no sentimento da impossibilidade de conseguir autonomia ou individualidade.

3 A sociedade virtual não pode existir sem controle. O controle determina para onde ir anulando a liberdade natural da livre escolha. O sistema fornece a bússola que indica os objetivos que as pessoas devem atingir. A possibilidade de escolher seu próprio caminho é inexistente.

4 O caminho que leva à individualidade é uma batalha em curso sendo uma luta interminável entre o desejo de liberdade e a necessidade de segurança. Por essa razão, as guerras de identidade provavelmente permanecerão inconclusas e, com toda a probabilidade, é impossível vence-las, pois, o sistema trabalha e valoriza a segurança virtual. A busca pela segurança individual supera os valores da autonomia humana.

5 A lógica do consumismo serve às necessidades dos homens e das mulheres em luta para construir, preservar e renovar a individualidade virtual e, particularmente, para lidar com a dúvida ou hesitação sobre a individualidade real. A luta pela singularidade agora se tornou o principal motor da produção e do consumo de massa: “Seja você mesmo – prefira Coca Cola”. Para entrar e permanecer na corrida é preciso ter um carro de luxo e uma casa esplêndida. Ser um indivíduo virtual numa sociedade de indivíduos virtuais custa dinheiro, muito dinheiro.

6 Neste mundo de estilo empresarial a individualidade natural é substituída pela competência em gerir os negócios buscando o lucro instantâneo, a administração das crises e a limitação dos danos.

7 As classes instruídas que atualmente constituem o cerne articulado e auto-reflexivo da emergente elite são chamadas de híbridas. A hibridização isola o híbrido de toda e qualquer linha comum. A hibridização passa a ser uma declaração de autonomia virtual, pois são diferentes das outras pessoas, são culturalmente especiais. O fato de os outros serem deixados para trás fortalece nos híbridos suas convicções e suas alegrias.

8 A busca da autonomia natural é substituída pelo desmoronamento ou no desmantelamento forçado das rotinas da vida e das redes de vínculos humanos e compromissos mútuos.

9 A individualidade natural é substituída pela pertença grupal a uma religião, a um time de futebol, a uma associação de classe.

Observamos que a individualização natural forma uma comunidade onde predomina a solidariedade e a paz. A individualização virtual elabora uma sociedade de luta, conquistas, construções, destruições intermináveis e guerras. Assim sendo, a união das individualidades naturais forma uma comunidade e a união das individualidades virtuais forma uma sociedade fundamentada na concorrência e consumo.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa