Menu

O MASSAGISTA DAS MODELOS

Atualizado dia 3/4/2007 8:19:08 PM em Autoconhecimento
por Aziza Noguchi


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Quando as supermodelos sentem dores nas costas devido a desfiles com saltos muito altos, elas procuram o Ananta para terem algum tipo de assistência Ayurvédica.

Segundo o especialista em massagem Ayurvédica, Ananta Sylvain Girard, um corpo é apenas um corpo, mesmo se pertence à supermodelo Giselle Bundchen. Quando Ananta foi apresentado a Giselle, não sabia quem ela era. “Realmente, eu não conheço o mundo da moda”, diz o massagista de voz suave. “Para mim, todo corpo é a mesma coisa, não importa se ele pertence a um rei, a uma modelo ou a qualquer pessoa”.

De certa forma Ananta não repara nas pessoas famosas, só enxerga corpos, para serem alongados, esfregados e colocados em forma; a aparência ideal, quando encontrada, é uma felicidade única. Ele trata cada um de seus clientes com o mesmo respeito, independentemente de serem pessoas famosas ou, como nós, seres absolutamente comuns.

Ananta é desligado quando fala de celebridades, mas é bastante apaixonado quando fala de seu trabalho. Esse trabalho – ARYM (Ayurvédic Restaurative Yoga Massage) – tem sido tão popular que Ananta faz um sucesso irresistível com os ricos e famosos. Sua última cliente foi Lady Victoria de Rothschild e sua lista de clientes vips inclui os designers Kenzo Takada e Diane von Furstenberg, a atriz Catherine Deneuve, Candice Bergen, Bianca Jagger, vários Kennedys e muitas outras famílias.

Foi a designer de Hong Kong, Ma Joyce, da Boutique Joyce, que apresentou Ananta ao mundo da alta moda. Ele se encontrou com Ma, uma colega devota da Siddha Yoga, em 1998. Logo, começou a viajar pelo mundo com Joyce, a princípio, como uma cliente e, depois, como uma amiga. “Ela sempre se refere a mim como um afilhado e é como uma madrinha para mim”. diz Ananta. “Sou eternamente grato a ela, por todas as coisas boas que introduziu na minha vida”.

Quatro vezes por ano, a indústria da moda passa pelos rigores da “Semana da Moda”. Ananta é uma figura conhecida durante as apresentações, onde ele vela por desestressar as figuras da moda com sua mistura especial de massagem terapêutica. A vibração relaxante que se segue a uma das massagens Ayurvédicas realizadas por Ananta, energiza seus clientes de tal forma que eles se sentem livres para continuar suas jornadas.

Ananta nasceu na Normandia, França, em 1965, mas sua caminhada em direção à massagem Ayurvédica começou na Índia, no final dos anos 80. Foi lá que Ananta encontrou seu “amado mestre”, Osho, e uma massagista e praticante da yoga, chamada Kusum. Ananta foi discípulo de Kusum por três anos quando desenvolveram o programa de massagem único. Juntos, Ananta passou 10 anos na Índia, antes de se mudar para Hong Kong, em 1998.

O programa que Ananta e Kussum criaram, a Massagem Ayurvédica, é uma combinação de profunda massagem dos tecidos nervosos e musculares, com alongamentos da yoga. O objetivo do trabalho é relaxar os músculos e dar maior flexibilidade às articulações; ele também pode ser utilizado como terapia para problemas específicos. "O tratamento abre cada parte do corpo", diz Ananta, "permitindo que a respiração, a circulação sangüínea e a energia vital, ou qi, circule livremente". Ao final de uma sessão de massagem seus clientes têm a profunda sensação de calma, paz mental e um sentimento de rejuvenescimento.

Quando não está ministrando massagens Ananta passa seu tempo treinando alunos e selecionando criteriosamente massagistas de sua companhia, a AnantaSpa. Mais cedo ou mais tarde, os amantes de spas, provavelmente, correrão para um praticante de massagem Ayurvédica; a maioria dos alunos de Ananta são profissionais de spa e grande parte de sua seleção é feita em favor da indústria de spas. Entre seus importantes clientes de spa estão o exclusivo Shambhala Retreat, na Parrot Cay, em Turks & Caicos, o Orient Spa Retreat, em Taiwan e o Aman Puri Villas, em Phuket.

As sessões de ensino de Ananta são rigorosas. Em um seminário em Taipei observei como Ananta colocou à prova 10 alunos seus. Cada um tinha pago NT$32.000 (US 940), por 40 horas de seminário, mas aprender a massagem Ayurvédica com Ananta não é tarefa fácil. Ele espreita todo o local, observando cuidadosamente. Ele não dá tarefas absurdas e suas instruções não têm nada de experimentais:

“Empurre a coluna para frente - empurre!”

“Feche o cotovelo - feche-o! É por isso que a omoplata está tremendo. Se está tremendo é porque não está aberta”.

“Não levante - abra a junta(articulação). Não empurre muito - não estou falando de força. Mantenha a perna esticada - bom”.

Embora os movimentos tenham nomes poéticos – a serpente, a libélula, o golfinho – parecem dolorosos. Alguns dos alunos recuam e algum gemido ocasional pode trespassar o ar. Mais tarde Ananta explica porque ele é tão intenso. “É importante que os alunos aprendam o correto. Este tipo de massagem pode ser perigosa se não for feita corretamente. As pessoas não procuram spas para se machucar, mas para relaxar e se divertir”.

As sessões podem ser planejadas de acordo com as necessidades dos clientes do spa. O treinamento básico para terapeutas compreende de 40 a 50 horas, durante 10 a 15 dias, ou pode ser ministrado em três fins-de-semana. O treinamento de revisão e os treinamentos intermediário e avançado podem ser realizados após o básico.

Então, Ananta sugere que eu receba uma massagem para que entenda melhor o processo. Concordo imediatamente. Um pouco apreensivo, deito-me no chão, sobre o estômago. O perfume de Sândalo espalha-se pela sala; um pó de ervas é misturado ao óleo de massagem, para dar fricção, o que permite uma massagem mais profunda. A massagem se inicia na parte baixa da coluna, longas e vagarosas esfregadas, subindo até as omoplatas. A seguir, repete-se o mesmo processo, porém mais forte e mais profundo, e novamente, uma terceira vez. Após trabalhar os músculos das costas ele estica minhas omoplatas diversas vezes.

Estes alongamentos são chaves para a massagem Ayurvédica: eles esticam os ligamentos e os músculos. Ananta alonga cada junta até o seu ponto máximo de dor, segura-o por algum tempo e diz: “OK, respire fundo... respire... novamente.” Então, ele relaxa o membro. E assim, trabalha primeiro as costas, depois os braços, as pernas e os pés; inicialmente, a massagem dos músculos; depois, os alongamentos, para os braços e as pernas. Ananta se apóia em uma cadeira e utiliza seus pés para massagear.

A sessão termina (muito cedo, de tão boa) com o estalo de um alongamento no pescoço, seguida de uma massagem no couro cabeludo e na face. Ananta coloca uma toalha sobre meus olhos e me deixa sozinho na sala. Por um longo tempo, permaneço deitado de costas, com o corpo todo vibrando de pura energia. A sensação é fantástica. Inacreditável! A massagem durou 90 minutos. Pareceu mais como 15 segundos. Não é de admirar que a massagem Ayurvédica – e Ananta – sejam tão populares!"

Escritor Brent Hannon, da Revista Ásia Spa; Novembro/Dezembro 2003 (Revista internacional)


CURSOS COM ANANTA NO BRASIL EM 2007: SP E RJ
INFORMAÇÕES NO SITE: link
Fale com Ananta: [email protected]

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Aziza Noguchi   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa