Menu

O Medo

Atualizado dia 7/2/2007 1:04:54 AM em Autoconhecimento
por A Educação emocional


Facebook   E-mail   Whatsapp

O medo pode assumir várias formas e tamanhos; pode parecer um grande monstro, pode ser uma nuvem que distorce o que se vê ou até um leve desconforto.

Quando este pensamento que gera a emoção “medo” está relacionado a algum fato verdadeiro e ameaçador naquele momento, cumpre sua função natural e saudável; mas, na maioria das vezes, é um produto da mente que trabalha de forma imaginária em defesa a ameaças também imaginárias.

Há medos de vários tipos: medo no que pensamos (medo de perder, falhar, não ser querido, etc), medos projetados, que não tem vínculo com acontecimentos externos e sim símbolos de estados mentais (medo do escuro, lugares fechados, de falar em público, etc) e medos remanescentes de traumas (lembranças, acontecimentos marcantes como feridas emocionais).

Todos os medos estão relacionados ao medo da destruição. A mente vê o Eu como frágil (ego). O ego tem uma imagem fictícia do ser: vulnerável que necessita se defender e de vigilância constante. Desta vigilância instaura-se o medo crônico e em alto grau pode chegar à Síndrome do Pânico, onde o ego toma conta de toda a sua auto-percepção.

Na realidade o medo mal usado transforma-se em inimigo da vida, não a proteje mais e sim a atrapalha.

Quando estivermos desatentos do medo ele pode nos parecer real. Estarmos nos observando continuamente faz com que não nos rendamos a artimanhas tão limitadoras do condicionamento mental baseado no medo.

Reconhecermos a fala do medo dentro de nós nos distancia dele, nos posiciona mais facilmente em nosso Eu verdadeiro, para que possamos viver plenamente.


"O medo é guardião do portão, que nos impede de sentir as altas energias"
"O medo encontra-se nas crenças, embora não tenham relação com a realidade".

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 19


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: A Educação emocional   
Psicanalista desde 1983. Sucesso em atendimento à educação e vínculo direto com as artes visuais, dança, música e teatro.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa