Menu

O MEDO - Parte 1

Atualizado dia 5/9/2006 12:09:01 PM em Autoconhecimento
por Irineu Deliberalli


Facebook   E-mail   Whatsapp

Como é interessante e, ao mesmo tempo, patético vermo-nos sempre cheios de medo e nos segurando naquilo que podemos, para mascará-lo e fingir que não é conosco aquilo que está acontecendo. Quanta mentira e justificativa eu dou, por causa desse sentimento. Perceba em seu coração quantas oportunidades de bem viver, de ser vitorioso e mais feliz, você deixou escapar por causa do medo.

Segundo nosso dicionário, medo é um sentimento imaginário, de ameaça, pavor, temor, receio. Segundo a espiritualidade, medo é ausência de amor. Quando não me amo, sinto medo. Quando não amo a vida, sinto medo. Quando não amo o próximo, sinto medo. Quando não amo a Deus, sinto medo.

O medo atua em nossas vidas de diversas maneiras. Quando o perigo é real, o sentimento de preservação da vida, o instinto primitivo, comandado pelas forças libidinais, atua visando nos proteger e nos dar condições para que nos libertemos das situações mais embaraçosas. Quando estamos diante de perigo iminente, as forças de Eros, que são as energias da libido (as mesmas da nossa sexualidade, portanto, da vida), colocam-se à nossa disposição, nos dando capacidade de reação, de força e de fuga do perigo, inimagináveis. Portanto, diante de um perigo real que pode destruir nossas vidas, o ser humano tem uma capacidade incrível de reação e atua em sintonia com o universo, visando sempre a preservação da vida humana.

Infelizmente ou felizmente, os medos que a maioria de nós temos, não são os reais, mas principalmente os imaginários. Vivemos, sofremos e adoecemos sempre diante dos medos imaginários. Muitos desses medos, senão a maioria deles, estão baseados em crenças, superstições ou modismos sociais, das épocas em que reencarnamos.

Vamos dar, aqui, um exemplo bastante transparente daquilo que estamos afirmando. Quem aqui já passou dos 30 anos, com certeza, já teve ou tem medo de Deus... é provável que muitos daqueles que têm menos de 30 também o tenham... Lembram o que era ensinado para nós quando criancinhas? Cuidado, que Deus castiga! Quantas coisas você fez em sua infância que, na hora de dormir, ficava com medo que Deus pudesse castigar? Certamente, estes padrões que lhe foram passados na infância, estão aí em você, cristalizados, e lhe ajudam a viver mal sem a qualidade de vida que merece ter.

A maior lembrança que a psicologia aponta como o fator mais desencadeante de medo, vem da uma explicação psicanalítica, onde o deus Tânatos, da morte, é um ser ameaçador. E segundo essa explicação, todo ser humano tem em si, um grande poder autodestrutivo que aparece em seus comportamentos como atitudes de sadismo e masoquismo. Pois ao nascer, começamos uma grande batalha entre a vida e a morte e sabemos, intuitivamente, que a morte sempre irá vencer, pois, até agora, todos os seres que aqui nasceram, aqui morreram.

Segundo uma corrente do pensamento da psicologia, todos os nossos medos se originariam aí, desta constatação terrível para o ser humano, onde a morte sempre vence a vida. Por isso, a explicação da libido ou da energia da sexualidade, pois todos nós buscamos o tempo todo o prazer, por saber que um dia a morte vem e nos leva embora. Se tirarmos qualquer preconceito acadêmico veremos que, filosoficamente, esta premissa tem verdades absolutas, ao olharmos a vida humana como uma única oportunidade para cada ser. Mas ao se estabelecer a diversidade de planos e de oportunidades múltiplas de vida, esta afirmação perde muito de sua força e legitimidade, mas nunca deve ser totalmente desprezada.

Partindo, então, desse pensamento como âncora para o desenvolvimento destas idéias, concluímos inicialmente que o nosso medo está intimamente relacionado com a morte. O que simboliza, para cada um de nós, a morte? É bem provável que para a maioria de nós a morte signifique sofrimento.

Para entender um pouco mais, vamos pensar naquela explicação de Jung sobre o inconsciente coletivo, onde nós herdamos dos antepassados certos traços de personalidade que são passados de geração a geração, em nossa psiquê ou como componente genético e formam de certa maneira em qualquer lugar do planeta um pensamento quase que comum, onde atitudes e sentimentos se tornam semelhantes. Mas indo um pouco mais além de Jung, a Psicologia Transpessoal através da Terapia Regressiva, nos diz que o próprio processo reencarnatório pode nos explicar, com certa maestria, que muitos dos medos que associamos à morte são devidos, em muitas encarnações, a mortes violentas que estão intimamente ligadas a determinados ajustes de equilíbrios coletivos ou individuais.

Pelo pouco que conhecemos desta área, pois ela existe há menos de 25 anos, deu para termos uma noção segura para podermos afirmar que em cada encarnação onde tivemos morte violenta, é certo que uma lembrança dela fica presa em nosso subconsciente e pode estar atuando hoje, agora, em nossas vidas, criando, em nós, diversos medos imaginários, onde a sensação de destruição se torna muito forte, mesmo que seja apenas pela simples presença de um pequeno e inofensivo inseto.

Mas precisamos analisar o medo pelo aspecto social e atual. Quase toda estrutura de nossa sociedade tem tirado o ser humano do seu eixo, do seu equilíbrio. Pensamentos, filosofias, tendências políticas, ordens sociais e tantas outras coisas, têm colaborado de maneira intensa para que estejamos sempre submetidos a valores de controle e submissão.

Parte 2

Irineu Deliberalli
Psicólogo tradicional, transpessoal e xamânico. Atendimento individual ou em grupos.
Ministra cursos de Reiki (todos os níveis); Nascendo & Crescendo (entendendo os 7 anos iniciais de cada ser); Caminho Iniciático (baseado no estudo dos 7 Raios e na personalidade humana da psicologia esotérica).

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Irineu Deliberalli   
Psicólogo Clínico, Xamã, Radiestesista. Ministra Cursos de Reiki, Xamanismo, Radiestesia; Roda de Cura Xamânica todas as 5as. feiras e o Programa - "REENCONTRO - UMA VIAGEM PARA DENTRO DE SI", pela Rádio Universo - www.radiouniverso.com.br todas as 2as. feiras as 22:00hrs
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa