Menu

O milagre da gratidão

Atualizado dia 9/25/2015 6:37:58 PM em Autoconhecimento
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Falar sobre a gratidão é uma das coisas que mais me traz prazer. Praticá-la me faz apreciar a vida em sua plenitude. Quem dera se todos soubessem agradecer. Agradecer a quem e pelo quê? Não importa! Agradecer, por si só, já é um ato de tamanha nobreza espiritual. Não se trata necessariamente de dirigir palavras à uma Divindade. Não! Talvez essa seja uma forma até mesquinha de gratidão; primeiramente por que nessas ocasiões nem sempre agradecemos com sentimentos, às vezes é só da boca pra fora; e em segundo lugar ocorre que muitas vezes a nossa gratidão é acompanhada de pedidos e barganhas. Não. Essa não é a gratidão a que me refiro!

A gratidão da qual eu quero falar é muito mais um estado de espírito do que um sentimento ocasional; é muito mais ação do que palavras. Porém, não é algo que se alcança da noite para o dia, mas sim uma vibração mental que devemos cultivar a cada instante de nossas vidas até chegar ao nível da incondicionalidade.

Para começar devemos aprender a observar melhor as coisas que acontecem; observar e analisar sem julgamentos, apenas contemplando para tentar aprender algo. Observe e veja como tudo obedece a uma rigorosa cadeia de ações e reações. Veja como nada acontece fortuitamente. Perceba que tudo o que é plantado, necessariamente terá de ser colhido. Compreenda que estamos constantemente rodeados por uma energia inteligente que responderá até mesmo ao mais instintivo dos nossos pensamentos. Olhe e sinta como tudo acontece por um motivo. Mas, por favor, jamais julgue que os acontecimentos negativos sejam castigos de uma Divindade rabugenta ou seja conspiração para te perturbar. Tudo o que acontece tem o propósito absoluto de te impulsionar pelo caminho da evolução.

A verdade é que a cada situação desagradável que acontece em nossas vidas, em cada uma delas sairemos mais fortes, mais inteligentes, mais preparados para sermos donos de nosso futuro. Duvidas? Faça o teste: tente se lembrar de algum evento negativo que tenha te acontecido. Compare o antes e o depois e perceba o quanto você evoluiu com isso. É impossível que você não tenha aprendido absolutamente nada.

E para encerrar, preciso que você reflita sobre o nosso comportamento instintivo quando algo “negativo” nos acontece. Perceba como a nossa reação imediata é a rejeição. De modo puramente instintivo, nos rebelamos prontamente ao que quer que pareça negativo aos nossos olhos. Mas do meu ponto de vista isso é pura tolice. Não que tenhamos que amar o sofrimento, mas precisamos ser sábios e enxergar que em cada situação desagradável existe uma escola, existe uma oportunidade de aprender e evoluir. Se já tivéssemos alcançado a perfeição, nada do que estou dizendo faria sentido. Mas a verdade é que por sermos pouco adiantados espiritualmente ainda precisamos passar pelo mal para conhecer a importância do bem. Por isso, nada mais justo do que olhar para a nossa dor com olhos de gratidão, pois é através dela que nos motivaremos para a mudança. Para mim, poucas coisas são tão milagrosas quanto agradecer àquilo que nos fere.



Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa