Menu

O MOMENTO DA DECISÃO

Atualizado dia 8/5/2022 12:31:47 PM em Autoconhecimento
por Rosely Lavarda


Facebook   E-mail   Whatsapp



Segundo Eric Berne, psiquiatra canadense, criador da Análise Transacional, todos nós temos um Script de vida, ou seja, elaboramos um roteiro, como uma peça de teatro, com começo, meio e fim, cujo conteúdo é a nossa própria história de vida. A elaboração deste Script começa muito cedo, na infância e adolescência, quando decidimos algumas coisas sobre nosso destino, sem termos adquirido informações suficientes sobre o mundo. Por esta razão, tais decisões são chamadas precoces e podem ser prejudiciais mais tarde na vida. Como estas decisões precoces ficam armazenadas no nosso inconsciente, não nos lembramos facilmente delas e atribuímos ao destino os acontecimentos que são desencadeados por nossas próprias atitudes. Para nos libertarmos de um Script de vida que não nos ajuda a sentir conforto diante do mundo, das pessoas e de nós, podemos elaborar um Plano de Vida consciente. Isso significa decidir abandonar crenças, comportamentos, que estavam "no automático", parar e refletir: O que eu quero para mim? O que eu quero para a minha vida?

O momento da decisão é aquele no qual recusamos continuar a pensar, sentir e agir como sempre, dando-nos a PERMISSÃO para sermos felizes, que é a condição de príncipes e princesas à qual nascemos, segundo Berne.

O momento da decisão necessita PROTEÇÃO externa e interna. Para ter proteção externa, podemos contar com as pessoas que nos apoiam incondicionalmente. Amigos, familiares, um psicoterapeuta, enfim, pessoas que estimulam e acompanham nosso processo de crescimento psicológico. A proteção interna vem da nossa credibilidade em nós, quando tudo parece ser difícil.

O momento da decisão também pede que acionemos nossa POTÊNCIA, que vai atuar de forma a impulsionar nossas mudanças em direção aos nossos sonhos. Muitas vezes podemos até pensar que é uma questão de sorte. Mas não é. Como saber se chegamos se não pensamos aonde queremos chegar?

Quando tomamos a decisão de agir, pensar e sentir em determinada direção, muitas vezes temos que nos separar de coisas, objetos pessoais, hábitos e até mesmo pessoas. Temos que alterar a estrutura do tempo, rever nossas crenças, valores. E então, podemos cair em IMPASSES: o que eu quero para minha vida não é o que os outros querem que eu queira. E aí?

Abrir mão do que queremos significa seguir adiante com o Script de vida, que limita nosso bem-estar, felicidade, qualidade de vida. Sair do impasse e abandonar o Script significa renascer, reescrever nossa história. Eu posso. Você pode. Todos nós podemos.

TEXTO É DE AUTORIA  DE KÁTIA RICARDI DE ABREU - Psicóloga Clínica Analista Transacional, Consultora de Empresas diretora da EGO Clínica e Consultoria.





Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Rosely Lavarda   
Eu sou Rosely Lavarda, Advogada Sistêmica.Consteladora Familiar. Mediadora de Conflitos. Especializei-me no Atendimento Individual com Bonecos Online. Também atuo como MEDIADORA DE CONFLITOS, onde te auxilio na construção do diálogo, resolução dos problemas e melhores opções na solução do conflito. Para atendimento 67 98123-8286 On-line/ Presencia
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa