Menu

O MUNDO

Atualizado dia 7/11/2007 10:45:15 PM em Autoconhecimento
por Zaida Miranda Rebêlo da Silva


Facebook   E-mail   Whatsapp

O Mundo, arcano 21, significa sintetizar, cumprir, facilitar, saciar e é realizador, evolucional, dinâmico, aberto e conclusivo.

O Mundo, também designado como The World, Le Monde, Die Welt, Il Mondo ou El Mundo, tem como ornamento comum na lâmina do tarot, uma mulher andando (dançando?), seminua; ela segura um bastão em cada mão; está dentro de uma guirlanda ou no universo; e tem os quatro elementos à sua volta.

O símbolo da mulher visto em vários arcanos anteriores, bem como o símbolo de estar seminua, atinge sua maturidade neste ornamento, pois o passivo se tornou ativo, sem deixar sua condição passiva, bem como existe a harmonia de si mesmo com o meio ambiente. A mulher está andando ou dançando, símbolo de movimento harmônico, as duas mãos estão igualmente ocupadas pelo bastão, também visto no arcano 1, simbolizando intensa atividade controlada e direcionada. A guirlanda ou o universo, tem o mesmo atributo do círculo, vesica-piscis, mandala ou orobórus que é o símbolo do macrocosmo, da expansão, do infinito, do ilimtado, o encontro da iluminação e da felicidade suprema e o ovo primordial que dá origem a tudo. Na maioria dos tarots encontramos animais à volta da guirlanda, que retratam os quatro elementos em perfeita harmonia, o que voa está em cima (anjo e águia), e o que anda está embaixo (touro e leão): o equilíbrio entre o céu e a terra, o espiritual e o material, o inconsciente e o consciente, simbolizando que tudo está em seu devido lugar, transcendendo e dissipando os desejos realizados. Tudo foi consumado. No arcano 1, os quatro elementos estavam limitados no quadrado da mesa, retratando que pertenciam ao microcosmo e agora estão expandidos além do círculo, simbolizando que estão no macrocosmo, denotando o término de uma finalização natural de tudo. Sabe-se que nunca se deve parar com os planejamentos e que a vida é um eterno aprendizado e que temos que ter uma postura progressista e evolucional.

Em seu signo, O Mundo, também não revela total associação com a imagem deste arcano; porém essa palavra evoca tudo o que existe na Terra, no universo, a totalidade das coisas que pertencem a um mesmo domínio, a uma mesma classe, o conjunto de uma vida e o resumo de uma existência.

Este arcano sugere a conclusão natural de tudo, o término programado de um objetivo, a realização efetiva dos planejamentos e a busca da perfeição na vida. Revela uma capacidade incomum para a evolução dos fatos rumo ao progresso da vida, acrescido da sorte e da recompensa. Período de realizações em que todos os planos atingem a meta final e são acompanhados de mudanças prósperas. Todas as possibilidades foram esgotadas, só restando uma continuação feliz por outros caminhos. Os planos mental e emocional estão em perfeito equilíbrio, não restando nenhuma forma negativa ou confusa; a personalidade está integrada com o meio ambiente, e o plano social com o novo indivíduo. Essa qualidade garante o retorno do absoluto livre-arbítrio em que nenhuma ação cármica, divina ou humana se estará opondo aos novos rumos que acenam gloriosamente.

Os sintomas e atributos do arcano 21, O Mundo, estabelecem que tudo se direciona para o fim natural de qualquer situação, seja ele uma conquista desejada ou a necessidade de se terminar algo, contudo, sem problemas ou dores, tudo será perfeito e evolutivo; a amplitude simbólica ocupa um raro lugar na estrutura do tarot, denotando a realização plena do livre-arbítrio, mas sedimentando nos limites pessoais e sociais. Podemos extrair uma reflexão: Tudo na vida tem começo, meio e fim, seja a tristeza ou a felicidade.

Taróloga

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Zaida Miranda Rebêlo da Silva   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa