Menu

O mundo acontece dentro de você

Atualizado dia 12/18/2019 1:42:58 PM em Autoconhecimento
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Para relacionar-se bem com o mundo, é preciso relacionar-se bem consigo mesmo. Na verdade, vou mais fundo nessa reflexão: não existem problemas ou dificuldades com o mundo que nos cerca, muito menos com as pessoas com as quais convivemos.
Todos os problemas acontecem e são criados dentro de nós mesmos a partir da forma como qualificamos a nossa experiência. O mundo pode ser um problema ou não, depende do nosso olhar, pois é a nossa forma de olhar para o evento que irá dar significado a ele e que será determinante na maneira de lidarmos com ele.


Parece absurdo, mas o inferno, diferente do que afirma Sartre, não são os outros; o inferno, na verdade, existe em nós e foi estruturado a partir de conceitos, certezas, padrões e modelos que passamos a professar. Nos tornamos, simplesmente, aquilo que acreditamos, ou seja, nossa forma de olhar para o mundo está profundamente contaminada pelo nosso programa de crenças.
Uns acreditam na paz, outras na violência, outros na indiferença, assim por diante, cada um com as suas características.
O Universo não interfere nisso, ele apenas submete todas as ações humanas às mesma Leis. Aquele que acredita na violência será violentado e aquele que acredita na paz será pacificado, só isso.


Infelizmente nos falta maturidade para percebermos isso e perdemos muito tempo nos vitimizando, transferindo a culpa para os outros, reclamando e blasfemando contra a própria Natureza. 

A Natureza é perfeita em toda a sua dinâmica. Veja uma floresta, ela cresce e se desenvolve dentro da mais perfeita harmonia. Cada planta, cada bicho, cada elemento do ecossistema está cumprindo o seu papel e nada precisa ser feito pelo homem. Em contrapartida, um jardim criado e ornamentado pelo homem, com apenas algumas semanas sem os seus cuidados, estará completamente destruído.

Tudo acontece dentro da gente, todo o problema existe dentro da gente e toda a solução está dentro da gente.
A arma mais poderosa para dissolver qualquer conteúdo psíquico indigesto, carregado de combustíveis emocionais, é o amor.
O amor é poderoso porque é a luz que irá iluminar a nossa sombra. Enquanto não aprendermos a usar esse poder, nós continuaremos no abismo. O amor é capaz de mudar o mundo, pois o mundo que você conhece existe dentro de você mesmo.


Não há solução definitiva para o sofrimento humano além do amor. Todo o resto são paliativos e eles surgem de todos os lados. São placebos existenciais, mecanismos de fuga que apenas tratam, mas não curam.
O amor é a nossa Verdadeira Natureza, é Deus em nós, é aquilo que podemos chamar de Realidade. Se alguém tentar convencê-lo do contrário estará arrastando-o para o mesmo abismo de ilusões em que se encontra.


Olhar de forma amorosa para o mundo fará toda a diferença, pois os problemas deixarão de existir, as pessoas não incomodarão mais, o certo e errado deixarão de existir, os conceitos não serão mais necessários, consequentemente, não haverá preconceitos e o mundo todo estará dentro de uma unidade jamais percebida.

Esse é o Reino de Deus e ele encontra-se dentro da gente e não fora. Enquanto estivermos tateando no escuro em procura de alguma solução para as nossas angústias, jamais iremos acender as luzes da nossa própria alma e nos tornamos iluminados.
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 53


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa