Menu

O outro que há em mim

Atualizado dia 1/9/2022 12:42:26 AM em Autoconhecimento
por Tania Paupitz


Facebook   E-mail   Whatsapp

É muito gratificante tomarmos consciência de que muitos dos defeitos que observamos nos outros, na grande maioria, nos pertence.
Na verdade, o outro representa nosso espelho, aquilo que nem sempre queremos enxergar, em detrimento de não aceitarmos nossas imperfeiçoes.

Não raro, diante de conflitos emocionais, podemos atribuir ao outro sentimentos ou pensamentos próprios que, geralmente, são inaceitáveis para nós mesmos. Estas projeções acabam nos deixando prostrados, inseguros, ansiosos, devido a nossa dificuldade em olhar para dentro pois, é muito mais cômodo, dirigirmos nosso olhar para o que está fora e, desta forma, nos eximimos da responsabilidade de assumir, aquilo que de fato nos pertence.

Estamos todos em processo evolutivo, portanto, não nos cabe fazer julgamentos ou críticas pessoais a quem quer que seja e, sim aproveitarmos a “carona” daquilo que o outro nos oferece,  para que possamos detectar dentro de nós, aquilo que nos aborrece do lado de fora.

Quando julgamos uma pessoa, avaliando-a como “mesquinha ou egoísta”, num primeiro momento, podemos não nos dar conta do quanto de mesquinharia e egoísmo existe dentro de nós, porém, a medida que, nosso nível de consciência se amplia, podemos nos dar conta de que aquilo que projeto no outro, no final das contas acaba me pertencendo.

Sendo a projeção psicológica um mecanismo de defesa do Ego, sempre que visualizarmos um defeito alheio, lembremos que, o mesmo dedo em riste que aponta para o outro, também aponta para a nossa direção.
 
A projeção é uma autoilusão nos fazendo pensar que o defeito existe apenas naquela pessoa.

Segundo Emmanuel Kant: “Não vemos os outros como são, mas sim como nós mesmos”. Portanto, quando criticamos em excesso as outras pessoas, é possível que estejamos criticando a nós mesmos.

Desta forma, o autoconhecimento é uma ferramenta imprescindível neste processo de viajarmos para dentro, descobrindo como funcionamos, quais nossos sentimentos, sensações, habilidades, defeitos, etc., pois ainda segundo Buda: “Tudo que incomoda nos outros é apenas uma projeção daquilo que não resolvemos dentro de nós mesmos”.

Texto Revisado
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 290


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 30 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas como Pissarro e Van Gogh. Cursos de Pintura para Pintura em Óleo ou acrílica sobre tela -iniciantes ou não. www.taniapaupitz.com.br wathsapp - 48 999723446
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa