Menu

O PENSAMENTO FORMATIVO DE KELEMAN NA MASSAGEM PSICOSSOMÁTICA

Atualizado dia 3/18/2007 2:40:34 PM em Autoconhecimento
por Companhia do Ser


Facebook   E-mail   Whatsapp

Normalmente, pensamos em corpos mecanicamente, ou seja, como um aparelho no qual estamos inseridos. Aparentemente, somos gordos ou magros, rígidos ou densos, por mera casualidade. Ou porque temos uma descendência de gordos ou magros, etc. Ainda temos uma influência fortíssima dos corpos em função do certo e errado. Hoje em dia, um corpo certo é magro, malhado, esplendoroso, etc, etc.

Na realidade, corpos falam de uma história de vida. Falam sim de uma hereditariedade genética, italianos tem corpos diferentes de japoneses, de índios, etc. Mas também, de ambientes onde eles se desenvolveram, de situações vividas ao longo dos anos. De frustações, alegrias, desejos, realizações, dores, prazeres. Falam de como nos adaptamos às diferentes situações para poder sobreviver. Os movimentos de um corpo falam do repertório que temos capacidade de usar para lidar com estas situações.

Desenvolvemos um sistema de funcionamento no mundo que com o tempo fica obsoleto. Poder atualizar este sistema significa se reconhecer em atitudes novas, coisa que normalmente resulta num estranhamento de si mesmo.
Sustentar intensidades internas (excitações, emoções, sensações) e externas (agressões do meio, pressões, afetos, vínculos, etc) tendo capacidade de criar respostas novas a estes acontecimentos, é a grande possibilidade que dá um trabalho com a visão formativa psicossomática.

O processo de Integração Psicossomática é um trabalho voltado para a unificação do indivíduo, integrando sua psique ao seu corpo, suas emoções à sua estrutura. É uma forma de atualizar a nossa história. Muitos acontecimentos que formaram ou transformaram nossa estrutura (algum trauma físico ou crise emocional), podem não nos ser mais úteis no momento atual ao nosso processo pessoal, funcionando, então, como limitações para nosso corpo. Eliminando estes padrões físicos, dissolvendo tensões ganhamos flexibilidade, expansão interna e nova consciência física e emocional.

O pensamento formativo é um conhecimento ancorado na biologia sob o olhar evolutivo que entende o corpo como um projeto construído em camadas de tecidos: pele, músculos, profundidades, ossos, liquidez, pulsação, que afeta e é afetado por outros corpos. Compreende que o corpo já nasce com o projeto de “ser um adulto ” de “estar ereto” e resulta numa forma humana com modos pessoais de funcionar, existir, agir, vincular-se que são em grande parte, formas aprendidas, repetidas e imitadas no social.

Entender essa anatomia emocional dinâmica permite apropriar-se cada vez mais de si mesmo e interferir neste processo restaurando a pulsação e a melhor funcionalidade do corpo no mundo.

Gabriel Saananda, diretor da Companhia do Ser.
Visite o site da Companhia do Ser e conheça os cursos e terapias em atendimentos individuais - www.ciadoser.org

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Companhia do Ser   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa