Menu

O PERDÃO: QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA

Atualizado dia 5/23/2007 9:13:59 PM em Autoconhecimento
por Andréa Oliveira


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando pensamos sobre o perdão logo nos vem à mente dogmas religiosos e regras morais que nos mostram o quanto é digno e virtuoso perdoar. Mas, para mim, o perdão é um processo que se desvela à medida que conhecemos cada vez mais profundamente nossas dores e aprendemos a lidar positivamente com as nossas habilidades. Bem mais do que uma questão espiritual, saber perdoar a si mesmo e os outros é uma questão de sobrevivência.

A capacidade de perdoar é inata a todo ser humano portanto, não é privilégio restrito somente a um pequeno grupo de sábios ou àqueles que vivem em estado de pureza. Assim como semeamos uma flor, o exercício do perdão precisa ser cultivado, nutrido e aprimorado a todo momento. Quando nos ressentimos porque fomos rejeitados, traídos ou injustiçados por alguém, cria-se uma marca em nosso campo energético a que chamamos mágoa. Percebemos a mágoa como uma ferida muito profunda, um corte na alma, uma dor que transcende os limites físicos e emocionais. À medida que acumulamos tristeza, ódio e desesperança alarga-se ainda mais o vácuo que existe em nós, podendo surgir diversas conseqüências negativas à nossa saúde.

Para entender melhor esse processo é importante saber que o ressentimento e a mágoa se tornam mais dolorosos quando não há um mecanismo de compensação suficientemente eficaz. Por exemplo, se uma mulher guarda uma profunda mágoa do pai que durante a vida toda foi ausente, prejudicando a estabilidade de seus relacionamentos, significa que ela ainda não consegue lançar mão dos recursos que dispõe para preencher esse vazio. Ou seja, a mágoa está servindo como um elemento nutridor dessa carência, impedindo-a de viver novas possibilidades e desenvolver um novo olhar sobre aquela situação.

E quais os recursos que ela pode usar? Aprendi por experiência própria que a melhor forma de suprir os “buracos” de nosso coração é parar de buscar a solução, o prazer, a alegria e o amor fora de nós. E mais: não delegar ao outro esse poder que é primordialmente nosso. Essa foi a maneira que encontrei para vivenciar um estado de felicidade interior e descobrir em meu ser um grande potencial para o perdão.

Mas como alcançar o perdão? A meu ver, tudo começa quando permitimos que o desejo de perdoar aflore dentro de nós. Inicialmente ele se mostra um tanto vago e entremeado de sentimentos de orgulho e apego ao sofrimento, afinal ainda não sabemos viver sem ele. Com o tempo, porém, ele vai se tornando cada vez mais próximo, ocupando um espaço maior em nossa vida. E finalmente chega o dia em que o perdão abre suas asas sobre nós, enchendo-nos de alívio, paz e contentamento.

Veja a seguir alguns passos para ingressar nesse caminho:
 Olhe a sua mágoa de frente. Assumir as suas dores e ressentimentos (seja de você mesmo ou de outrem) é o primeiro passo para transmutá-los.
 Conscientize-se de que existe em você um Eu Superior que deseja intensamente se libertar dos grilhões da mágoa e do ressentimento. Não procure motivos racionais para isso, apenas sinta.
 Medite, leia e entre em contato com pessoas e situações que tratem do tema. O perdão deve estar presente em sua vida.
 Apure o seu autoconhecimento, pois é através dele que você terá a medida exata de suas limitações e potencialidades.
 Resgate seu poder pessoal e a auto-estima. Não delegue a nada nem a ninguém a responsabilidade pelo seu sucesso.
 Respeite seu ritmo. Às vezes precisamos de um tempo afastados para nos realinhar a um novo padrão.
 Cultive a fé espiritual. Confie que a Providência Divina se encarregará das sincronicidades.

Certamente não há uma receita infalível que nos guie na arte do perdão. Contudo, arrisco-me a afirmar que o perdão não é uma obrigação moral, teoria filosófica, muito menos utopia. Mas sim um dom especial que temos guardado em nós, uma luz que expande o ser, derramando sobre a vida um toque de amor, beleza e graça.

Namastê! (O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em ti).

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 36


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Andréa Oliveira   
Sou Pedagoga, Terapeuta Transpessoal e Mestre de Reiki Usui Tibetano. Faço atendimentos em Terapia Transpessoal, Reikiterapia, Tarô Terapêutico, e ministro cursos de iniciação em Reiki.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa