Menu

O Poder da Palavra

Atualizado dia 1/29/2007 2:49:46 PM em Autoconhecimento
por Rogério Pires


Facebook   E-mail   Whatsapp

Podemos considerar a linguagem ou palavra falada, como um processo mental de manifestação do pensamento e de natureza essencialmente consciente, significativa e orientada para o contato interpessoal.

Para termos uma idéia de como a palavra falada é importante em nossas vidas, faz-se necessário ter um entendimento básico do que é o som e de como ele se propaga, interagindo com tudo e com todos através da ressonância.

O som é um dos fenômenos naturais mais impressionantes, estando intimamente ligado aos indivíduos, assim como visão, paladar, etc. O ramo da física que estuda o som é a acústica. A acústica classifica o som como resultado de um movimento vibratório da matéria transmitido através de meios materiais e elásticos, sendo energia que se propaga através de ondas, chamadas de ondas mecânicas porque precisam de um meio material para se propagar. Este meio pode ser sólido, como a terra; líquido, como a água; ou gasoso como o ar. Na maioria das vezes, ouvimos sons sendo transmitidos através do ar. Qualquer meio material que propague ondas sonoras é considerado elástico.

As ondas sonoras são ondas mecânicas, longitudinais e tridimensionais. Por serem longitudinais, são ondas de pressão e caminham no meio de propagação vibracional. As ondas, ao se propagarem através de um meio elástico, alcançam o ouvido causando a sensação sonora. A acústica classifica as ondas sonoras em sons e ruídos. Os sons nos dão uma sensação contínua, normalmente agradável e podem ser conferidos entre si. Os ruídos são considerados vibrações irregulares, uma mistura de vários sons desconexos.

Mediante este esclarecimento, podemos afirmar que o som é vibração (energia), assim como a palavra falada. A palavra falada se propaga através de ondas sonoras, impregnando e influenciando todos aqueles que estão na direção deste padrão vibracional, da mesma forma que lugares, objetos, plantas, animais, etc.

A palavra falada pode ser classificada como positiva e negativa, dependendo da intenção vibracional com que a programamos, sendo a mente o incessante gerador de força eletromagnética que através das polaridades positivas e negativas dos pensamentos e sentimentos, exterioriza a palavra falada, que é uma descarga eletromagnética administrada pela voz.

Sendo a nossa vida guiada pelos nossos conceitos mentais as palavras condicionam a nossa realidade. Devido a isto, é importante a observação do tipo de relacionamento que temos com os nossos pensamentos e palavras. A ferramenta que pode ser utilizada para equilibrar a íntima relação que a palavra tem com a idiossincrasia do ser humano é chamada de PNL - Programação Neuro-lingüística.

"Neuro (derivado do grego neuron para nervo) representa o princípio fundamental de que todo comportamento é o resultado de processos neurológicos. Lingüística (derivado do latim “língua” que significa linguagem) indica que processos neurais são representados, organizados e seqüenciados em modelos e estratégias através da linguagem e sistemas de comunicação. Programação refere-se ao processo de organizar os componentes de um sistema (representações sensoriais neste caso) para alcançar resultados específicos".
Dilts, Grinder, Bandler e DeLozier, Neuro-linguistic Programming, Vol. I

A PNL tem como função principal, promover o contato com técnicas e modelos que nos permitem pensar e agir de maneira mais construtivas, exteriorizando aquilo que pensamos de maneira qualitativa e ordenada, proporcionando um leque maior de opções de escolhas que promovem a qualidade de vida.

A influência da palavra falada pode ser sentida em todos os momentos da nossa vida, apesar de não estarmos sempre atentos a esse tipo de observação. Quando proporcionamos palavras alegres, uma grande paz de espírito nos invade, tomando conta de nosso corpo uma intensa e poderosa energia positiva, da mesma forma que quando pronunciamos palavras que promovem a discórdia, raiva, rancor, uma intensa e densa vibração nos é investida, sendo a continuidade deste último processo fatal para a saúde holística do ser humano.

A palavra falada está intimamente associada à exteriorização de nossos sentimentos e através dela podemos classificar o nosso estado emocional e mental em positivo ou negativo.

Artigo retirado do Livro "O QUE REALMENTE SOMOS?", de
Rogério Pires
Terapeuta e Psicoterapeuta Holístico
CRT 37461
www.phatae.com

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Rogério Pires   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa