Menu

O Poder do Perdão

Atualizado dia 2/14/2007 3:05:15 PM em Autoconhecimento
por Liliane Mattoso


Facebook   E-mail   Whatsapp

Viver o dia de hoje, com propósitos e projeções satisfatórias para o futuro, é o que todo mundo deseja. Acreditamos estarmos fazendo o melhor neste momento e estarmos semeando corretamente o que queremos colher mais adiante. Mas será que você já se desligou totalmente das experiências passadas?

Muitas vezes, temos o desejo de mudar, mas nos esquecemos que para que a mudança se dê por completo, devemos nos desconectar por inteiro das situações que queremos deixar. Vejo, no conviver com as pessoas, que é sincero o desejo de uma nova empreitada, mas o vínculo, muitas vezes inconsciente, que trazem do que já foi, limita as ações e até mesmo modela as escolhas atuais.

Pessoas supostamente esquecidas tornam-se presentes em observações cotidianas, fruto de uma mágoa do que não foi ou poderia ter sido. Pela necessidade de resolução, o novo círculo de convívio faz com que o individuo se veja novamente acometido por sentimentos e sensações antes vividas. Como isto é possível se a pessoa que lhe infligiu a mágoa não mais tem acesso ao mundo em que vive?

Certamente achamos que uma situação está resolvida ou que não mais importa, mas trazemos em nossos corações o sentimento de perda, culpa ou dor. Este sentimento só continua ali presente porque, na verdade, ainda existe um vínculo. E este pode estar presente desde uma passagem da infância. A única forma de eliminarmos esta fresta de conexão com o passado é o perdão. Independentemente do que foi vivido e do que foi sentido, devemos olhar profundamente em nossos sentimentos e assumirmos o que estamos sentindo. É difícil percebermos que não estamos tão indiferentes como pensávamos, ao que já é passado.

Reviva a situação em questão, mas, desta vez, tenha a certeza de que será a última. Relembre o que passou e sinta um ponto final, mesmo que para isso você tenha que dar um novo desfecho. Sinta-se em paz e veja que o que aconteceu, agora é história. A nova sensação de “agora terminado” ou de ter feito, desta vez, a coisa certa, naturalmente romperá o vínculo trazido há tempos. Cure o seu passado e cure suas mágoas. Dê o perdão a quem um dia lhe desagradou. Perdoar o que aconteceu é perdoar a si mesmo.

Se os acontecimentos trazem-lhe a culpa por ter agido de uma forma diferente do que você atualmente o faria, utilize duas técnicas: reviva a alteração na situação ou perceba que naquele momento você fez o melhor possível. O perdão a você mesmo é o mais difícil de se dar, pois temos mania de sermos perfeccionistas; principalmente no que diz respeito a nós mesmos. Exigir o máximo de nós é não aceitar a beleza do que somos. Procure enxergar que se nesta nova fase você consegue julgar um ato passado como incorreto, você está evoluindo e aprendendo com as experiências. Isto é maravilhoso! O melhor motivo para estarmos aqui é o aprendizado, e você o está fazendo.

Aceite seus feitos mesmo que lhe pareçam pouco louváveis. Por que tanto julgamento? Existe tanto prazer e beleza a serem vividos que não vale a pena perder tempo com mil e uma análises dos fatos. O que está feito é passado! Viva o presente, pois este é o único momento que você realmente tem.

Se você realmente deseja trazer para seu presente momentos mais agradáveis e totalmente diferenciados do que já foi vivido, elimine os vínculos invisíveis que vem carregando. Faça uma faxina geral na sua mente e lembre-se: a mente é feita do passado, de memórias e estas só servem para uma projeção do futuro. Cure suas feridas antigas e liberte-se do que já não é bom. Perdoe o que foi e deixe o que vier ser governado pelo novo. A grande beleza da vida é a incerteza, principalmente quando esta não tem que dividir o momento com nenhuma amarra ao passado.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Liliane Mattoso   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa