Menu

O ponto cego

Atualizado dia 11/6/2015 3:16:14 PM em Autoconhecimento
por Adriana Garibaldi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Todos carregamos um ou vários pontos cegos em nossa personalidade. Ângulos escuros que desconhecemos.
Acreditamos piamente que somos capazes de nos avaliar de modo correto, que sabemos exatamente quem somos, nossos sentimentos e desejos ocultos, nossas deficiências.
Contudo, existem muitos pontos cegos em nós e nos surpreendemos ao constatar o montante que em nós somos incapazes de enxergar.
Ver os traços que nos desagradam nos outros é fácil, mas enxergá-los em nós mesmos é bastante cheio de contradições, não por autocomplacência ou por nos imaginarmos como seres perfeitos, criaturas resolvidas, mas porque de fato existe aquela cegueira que nos impede de fazer uma avaliação clara a respeito de muitos de nossos aspectos mais profundos e desconhecidos.

Quando nos referimos ao nosso lado sombra, logo imaginamos ser como um monstro de sete cabeças que se esconde nas profundezas da nossa alma prestes a nos atacar. No entanto, nosso lado sombra representa a totalidade de nossos pontos cegos, aquilo que não vemos, que fica na sombra da consciência e, não necessariamente, exprime uma faceta perversa. Pode nossa sombra bem ser aquela parte que nos impulsiona ao progresso, despertando-nos e nos cutucando. Uma parte oculta que nos cabe desvendar, olhando para nossos próprios mistérios e riquezas, valores e também deficiências, sem temê-las.

Abraçar nossa sombra é integrá-la à nossa parte consciente, permitindo-nos usufruir de todo o potencial de experiência que faz parte da nossa totalidade ainda desconhecida e profundamente rica.
As contingências da vida funcionam como gatilhos que acionam os registros ocultos, tendências e sistemas de crenças que precisam ser revistos e analisados com o propósito de reformulá-los.
Temos plena consciência que o grande cabedal de conhecimentos adquiridos por nós em vidas sucessivas compõem nossa bagagem emocional, psíquica e espiritual em que aquisições nobres coabitam com algumas falhas e desvios de personalidade que viemos carregando por séculos a fio sem termos a lucidez necessária para olharmos para isso tudo com objetividade. Um ponto cego ou vários pontos cegos que precisaremos ver.

A nossa vida é como uma peça de tapeçaria que confeccionamos ponto a ponto, laço a laço, nó a nó.
Os pontos representam as nossas ações conscientes, nossos esforços individuais em nos conhecer e acertar o passo à procura de nosso crescimento individual.
Os laços refletem as relações interpessoais, envolvimentos afetivos felizes, interações proveitosas em que a nossa afetividade é construída em vínculos genuínos de intercâmbio fraterno.
E os nós? Ah, os nós... Os nós são nossa pedra de tropeço, nossos desafios, nossos inimigos declarados ou não, enfim, a bagagem cármica que nos instiga e às vezes nos combate. Uma parcela de experiência em princípio desconfortável, porém, imensamente proveitosa ao nosso crescimento, já que através dela somos capazes de entrever nossos pontos cegos, nossa sombra, em todas as nuances e matizes desde o mais escuro ao mais claro.

Aquelas criaturas difíceis que habitam em nosso espaço, sem dúvida, são nossos mais competentes professores com os quais podemos aprender a arte da paciência e do respeito às diferenças, são eles que nos ajudam no caminho da autopercepção.
Ampla escola de sabedoria onde aprendemos a desfazer os nós apertados de dor que nos aprisionam mutuamente, libertando-nos a nós e aos outros, por médio do amor e do perdão, capaz de trazer claridade e paz às nossas vidas.

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Adriana Garibaldi   
Confira minha página no Facebook
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa