Menu

O Prejuízo das Emoções Negativas: intolerância, raiva, inveja e medo no Trabalho!

Atualizado dia 11/22/2016 11:57:22 PM em Autoconhecimento
por Marcia Dario


Facebook   E-mail   Whatsapp

Tinha tudo para ser o dia perfeito! A certeza governou seus passos até o escritório. Mas, de repente seu mundo ruiu...
Logo no início da reunião, no primeiro horário do dia, seu Diretor comunicou a promoção do novo Gerente de Marketing e o escolhido não foi você! Você não conseguia entender, depois de tanta dedicação, tanto esforço, e agora?
Bem, esta é uma história comum que já permeou a vida de quase todos nós. Nestes momentos, refletimos sobre nossa caminhada, nos desafios vencidos e nos tantos por virem ainda. Na sequência, quase sempre, começamos a ruminar nossas críticas e o desconforto toma grandes proporções até chegar à raiva.
Em poucos minutos o coração dispara, o rosto fica afogueado, muito vermelho e quente e, claro, uma pontinha de inveja (que chamamos de "inveja branca") vem à nossa mente, porque inveja não "mora" em nosso coração. Ela pertence ao nosso sistema de crenças negativas: o outro tem e eu não!
A essa altura, o estômago se manifesta e logo a azia é sentida. A sensação é de que um peso enorme está sobre sua cabeça!
Diante de inúmeros desapontamentos enfrentados em nossa caminhada, em muitas situações fora de controle, quase sempre distorcemos os fatos para sentir um certo conforto e apaziguamento das emoções negativas .
E,assim, procuramos diminuir as habilidades dos outros, diminuindo também o valor do objetivo buscado.
Temporariamente pode funcionar e voltamos a sentir um certo ar de "superioridade". Se, repetidas vezes, passamos por situações frustantes, podemos potencializar esses sentimentos negativos de intolerância, raiva, inveja, medo e tantos outros, que tornarão com certeza nossa vida um "inferno", com probabilidades de depressão, transtornos, autoestima baixa, depressão e outros.
A vida por ser orgânica e mutável nos defronta constantemente com emoções imprevisíveis: no entanto, cabe a nós aprender a controlá-las. Todos somos bons na teoria, na prática, porém, repetimos velhos modelos ultrapassados e fracassados em nossa forma de pensar, sentir e agir. Não raro, na luta pela sobrevivência enxergamos os outros como "inimigos", principalmente aqueles que têm alguma autoridade sobre nós.
E, nesses momentos, nada como Boas Sugestões para trabalhar com Inteligência Emocional:
01. Corpo são, mente sã. Exercícios físicos: alongamentos, caminhadas exercícios energéticos de Yoga, fazem um bem danado! 
02. Seja um interlocutor confiável. Tenha uma comunicação aberta e transparente, fraterna, leve. Evite julgar.
03. Demarque limites emocionais. Escolha fazer bem a si mesmo e respeite sempre o outro.
04. Não decida baseado somente em dados. Não abandone sua intuição nunca! Procure perceber como se sente ao tomar uma decisão, reflita mais!
05. Seja flexível. Alinhe seus objetivos e cronogramas, trabalhar com pessoas e viver em grupo é um convite a mudanças.
06. Seja generoso e gentil. Perceba quando pode ceder sem sem prejudicar.
07. Inicie sempre um comentário negativo com um positivo. Fale primeiro do que é bom e pode causar um melhor ambiente emocional.
08. Seja franco quando perceber algo errado e fale a respeito. Quando defende algo que considera correto, seus sentimentos agradecem!
09. Ouça com empatia. Esteja presente aos diálogos, ouça para compreender e não para responder.
10. Arrisque-se a parecer imperfeito! Não tenha medo de errar, todos em algum momento erram!
(Adaptado de Jeanne Segal em "Aumentando a Inteligência Emocional").

O QUE A CINESIOLOGIA PODE FAZER POR VOCÊ:
Uma sessão de Cinesiologia poderá ajudar a identificar os momentos passados, em que algum padrão de estresse foi criado, por uma situação em que sentimentos negativos, estão até hoje atuando em seu comportamento de trabalho. Uma vez identificados, você poderá libertar-se de sensações dolorosas e fazer novas escolhas em sua vida!
Boa semana! Um grande e carinhoso abraço.
Márcia Dario
Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcia Dario   
Márcia Dario graduou-se em Letras (português e inglês). Especializou-se em Recursos Humanos, Marketing, Cibernética Social, Psicobiofísica, Psicopedagogia e em Cinesiologia Aplicada pela escola "Three in One Concepts", sendo facilitadora desde 1994. Fez também Locução, Rádio e Dublagem. É Coach, pelo Instituto Holos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa