Menu

O que a Inteligência Emocional tem a ver com a sua felicidade?

Atualizado dia 7/18/2016 4:24:31 PM em Autoconhecimento
por Suellen Barone


Facebook   E-mail   Whatsapp

Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e compreender as nossas emoções e saber lidar com elas da melhor forma possível. É uma habilidade que vamos desenvolvendo durante a vida. Manter o equilíbrio emocional faz um bem danado e ajuda na saúde psíquica e física.

Agora, equilibrar não é controlar, não é reprimir e nem fingir que as emoções não existem. Pelo contrário, é ter plena consciência de como elas estão interferindo na nossa vida, no nosso dia a dia e no nosso organismo. É saber o que desperta cada reação e como fazer para não sucumbir às emoções, antes que causem algum estrago.

Pessoas equilibradas manipulam melhor os seus comportamentos, têm mais jogo de cintura quando se deparam com desafios, constroem relacionamentos mais fortes e têm mais facilidade para enfrentar adversidades e se recuperar de fracassos.

Mas em meio a todas as pressões e dificuldades da vida como fazer para manter ou adquirir este equilíbrio?

Primeiro, considere que ter boa saúde emocional não é não ter problemas, mas sim saber lidar com eles e isso é algo que precisamos e podemos aprender, identificando as nossas questões e buscando resolvê-las.

Ter saúde emocional também é muito mais do que não ter depressão e ansiedade ou outros problemas psicológicos, vai além de não estar doente e está intimamente relacionado com a habilidade de aprender a cultivar constantemente sensações positivas. Ou seja, começa na qualidade dos pensamentos.

É a habilidade de desenvolver autoconfiança, resiliência, amor pela vida e gratidão. É conseguir rir de si mesmo e das pequenas coisas que às vezes não saem conforme o esperado. É ser flexível, fortalecendo a autoestima e querer sempre ser a melhor versão de si mesmo e manter relações satisfatórias.

E como fazer isso?

Bom, existem diversas opções como meditar, rezar, cantar, fazer terapia, estar junto de amigos e pessoas agradáveis e de quem gostamos, fazer exercícios, ter boa alimentação, dormir bem, ler bons livros, se divertir, estar em contato com a natureza. A lista é enorme e batida! Sim, a “cura” é óbvia. A todo momento, vários especialistas estão falando o que fazer para desenvolver mais inteligência emocional e alcançar o bem-estar. Mas por que, para a maioria das pessoas, parece algo tão difícil e distante de se alcançar? Porque é preciso colocar a teoria em prática! É preciso entrar em ação! Não basta querer, tem que agir, tem que dar o primeiro passo e fazer algo para mudar.

Se você não consegue sozinho, peça ajuda! Mas faça algo, comece, vá superando pequenos desafios dia a dia, isso irá te motivar.

Trabalhe seus pontos fracos. Procure apoio, faça terapia, ou um processo de coaching, converse com amigos, mas dê o primeiro passo. Saia da inércia. Não deixe a vida te levar, ou quando perceber estará bem longe do que sonhou para a sua vida. Aprenda a se equilibrar. Descubra quais são o gatilhos que disparam suas emoções mais incontroláveis e muitas vezes destrutivas (já que não estão sendo geridas adequadamente). Não existe uma fórmula mágica. Cada um sabe onde o seu calo aperta.

Gostou do que leu?

Então curta e compartilhe. Faça essa mensagem chegar a mais pessoas!

Você pode acompanhar mais sobre este assunto no Periscope ou no meu canal do youtube.

Confira o vídeo


https://www.youtube.com/watch?v=zr2RGXqTDkw

Se você tem interesse em aprender mais sobre as suas emoções, após muito estudo e muita pesquisei eu selecionei as 100 melhores dicas sobre Inteligência Emocional e Neurociências e as compilei no meu e-Book '100 Neurodicas para Inteligência Emocional' que você pode comprar com poucos cliques, acessando www.neurodicas.com .


Suellen Barone
Coach de Inteligência Emocional e Relacionamentos, especialista em Neurociências e jornalista
Facebook: Suellen Barone – Neurodicas
Periscope: Suellen Barone - Neurodicas
YouTube: Suellen Barone
Instagram: @Neurodicas





Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Suellen Barone   
Coach de inteligência emocional em relacionamentos, especialista em neurociências e jornalista.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa