Menu

O que buscamos da vida?

Atualizado dia 9/1/2007 7:50:44 AM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

No início do terceiro milênio, quando as transformações começam a ocorrer em ritmo acelerado em praticamente todas as áreas do conhecimento humano, a visão do inconsciente aprofunda-se, avançando ao encontro do homem não visto mais como um ser fragmentado, mas concebido na sua totalidade bio-psico-sócio-espiritual.

Bio de vida que expressa-se na teia vital em que o homem é apenas um fio nessa magnífica estrutura cósmica. Psico, que é a forma como o ser inteligente, através de suas disposições psíquicas e mentais próprias, comporta-se na interação consigo mesmo e com o outro. Sócio, na forma como o homem, ao depender de grupos humanos para sobreviver e dar continuidade à espécie, relaciona-se com esses mesmos grupos. E, por fim, Espiritual, que significa sentir, permitindo a livre expressão do transcendental inerente à sua natureza humana.

A ecologia de todos os níveis da grande teia da vida, ao longo dos milênios, têm mostrado ao homem o sentido da harmonia natural, ou seja, que todos os seres vivos são vocacionados para a busca do equilíbrio e que para o ser humano dotado de inteligência, essa busca significa a conquista da estabilidade no contexto bio-psico-sócio-espiritual.

Por isso que quando nos desviamos da linha (lei) natural do equilíbrio que encontra-se registrada em nossa consciência, sentimo-nos desorientados e até perdidos na grande escola da vida. Desarmonizados, começamos a somatizar doenças de fundo emocional que acabam por refletir no físico e no psíquico, causando-nos transtornos em sequência e reduzindo o nível de qualidade de vida.

Nesse momento é imprescindível que tenhamos a percepção de que para recuperarmos a qualidade de vida perdida, ou jamais conquistada, precisaremos de ajuda especializada que possa, terapeuticamente, trabalhar conosco a possibilidade de (re)encontrarmos o ponto de equilíbrio fundamental à sensação de bem-estar e paz interior a qual buscamos para as nossas vidas.

A busca do equilíbrio, portanto, é o sentido de vida saudável, porque não somos seres voltados para vivermos, indefinidamente, na "travessia da corda bamba". Os altos e baixos da vida fazem parte da experiência humana e até do nosso crescimento pessoal. No entanto, geralmente, é após um tropeço e uma queda que levantamos mais atentos e lúcidos às armadilhas do caminho. E a redução da alternância cíclica entre as oscilações da nossa experiência vital, faz parte da estratégia de crescimento. Caso contrário, tenderemos a permanecer num ciclo vicioso sem perspectiva de saída.

A psicoterapia na perspectiva da abordagem interdimensional, ao tratar a pessoa na visão da sua totalidade, procura resgatar para a vida saudável esse indivíduo muitas vezes perdido nessa confusão de valores e perda de referenciais que tornou-se a sua existência.

A doença, o desequilíbrio é somente a ponta do iceberg. Precisa-se investigar a fundo o que encontra-se abaixo do nível dos sintomas, ou seja, a causa (ou causas) que originou tal patologia. Quanto mais o indivíduo for perceptivo em relação a si mesmo e em relação às realidades que o circundam, mais elevado será o seu nível de autoconhecimento. E quando falamos de autoconhecimento, estamos nos referindo ao indivíduo estar plenamente cônscio do direito de poder expressar o seu potencial inerente à sua condição humana direcionada para a evolução.

Psicanalista Clínico e Interdimensional

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa