Menu

O que buscar em Psicoterapia?

Atualizado dia 5/24/2007 12:42:09 PM em Autoconhecimento
por CLYNICA DA MENTE


Facebook   E-mail   Whatsapp

São muitos os motivos pelos quais as pessoas buscam a Psicoterapia. Cada vez mais nos encontramos em meio a escolhas, aspirações, medos e chega um momento em que concluímos: “Não consigo prosseguir sozinho”.

Longe de se enquadrar como solução exclusiva para pessoas com problemas mentais, a Psicoterapia leva o indivíduo à busca do autoconhecimento, à chave da porta que tanto queremos abrir, mas temos medo do que poderemos enfrentar para alcançar a tão esperada felicidade.

A partir do momento em que me conheço tenho as armas para enfrentar medos e inseguranças. A Psicoterapia indica o caminho para encontrar essas armas. Caminho que até pode já estar sendo percorrido, mas na escuridão. A auto-estima do indivíduo que busca ajuda geralmente está comprometida. O valor da auto-estima não está apenas no fato de permitir que nos sintamos melhor, mas de que vivamos melhor, respondendo aos desafios e às oportunidades de maneira mais rica e mais apropriada. Quanto mais sólida for nossa auto-estima mais abertas, honestas e adequadas serão nossas comunicações, mais bem preparados estaremos para lidar com problemas que surgem em nossa vida profissional, mais rápido conseguiremos nos erguer depois da queda e mais energia teremos para recomeçar.

Tudo isso depende de nos autoconhecer. Reconhecermo-nos como seres humanos é respeitarmos o nosso ritmo. É valorizarmos a nossa história. Não devemos aderir à crença de que somos todos iguais. Cada um difere de outro em pequenas ou grandes coisas.

O ser humano tem a incrível capacidade de colecionar crenças alheias ao longo da vida e isso contribui para sentimentos de culpa que nos prendem ao passado. Aprender a viver cada dia, experienciar coisas novas e, de fato, viver o momento, o caminho para a felicidade se torna mais curto.

Hoje em dia existem muitos meios de se alcançar o autoconhecimento. Percebe-se que as pessoas estão cada vez mais sentindo a necessidade de se conhecer e é essa busca que levará a transformações significativas em suas vidas.

Louise Krebs Reginatto
Psicóloga – Psicoterapia Clínica e em grupos.
[email protected]

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 46


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: CLYNICA DA MENTE   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa