Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

O que é a famosa Crise Existencial, como identificá-la e qual sua utilidade? Por Gláucia Mosconi

por UNIABRATH SOMOS TODOS UM

Publicado dia 19/2/2019 em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Por Gláucia Mosconi

Vamos criar aqui um momento de reflexão
O que é a famosa Crise Existencial, como identificá-la e qual sua utilidade?
Geralmente ela é marcada por conflitos que podem surgir em qualquer fase da vida.


Vamos ver como lidar com essa questão?
Como todos os estados psíquicos e emocionais desequilibrados, ela também tem um gatilho, um tempo de elaboração e solução. Surge em nossa vida para nos ensinar.
Quantas vezes você já parou para se perguntar se está andando pelo caminho certo? Correto para você e não para os outros ou para a sociedade? Seja por escolhas que fazemos, um novo emprego, o início de um curso novo ou um relacionamento amoroso?
Então, saiba que estes questionamentos são naturais dos seres humanos que pensam e querem algo a mais na vida do que só comer, beber, cumprir horas de trabalho, casar, ter filhos, se divertir e morrer.
As Crises Existenciais ocorrem em momentos importantes de questionamentos profundos e podem significar um marco de transformações importantes.

Elas têm a ver com o que chamamos de PROPÓSITOS e SIGNIFICADOS para a vida. Esses dois aspectos não são fixos e podem mudar de tempos em tempos. Diria que é o que nos mantém vivos e motivados para seguir em frente, independente da situação que estamos vivendo no momento.
São também momentos de transição entre um ciclo que termina e outro que se inicia.

Na Psicoterapia Transpessoal são os principais elementos e focos terapêuticos que trabalhamos.
Pergunte-se: QUAL É O REAL VALOR DA MINHA VIDA? EXISTE A NECESSIDADE DE BUSCAR UMA NOVA DIREÇÃO? COMO DEVO PERCORRER UM NOVO CAMINHO?
Pode ser um processo de amadurecimento e mudança da fase que está vivendo no momento. Que pode não atender mais suas necessidades. O problema surge quando essas dúvidas normais passam a angustiar a pessoa ao ponto de se tornar uma doença emocional.

Como identificar?
Se você fica preocupado com determinada situação por muito tempo esse hábito pode se tornar uma obsessão. Desta forma, outras prioridades acabam sendo deixadas de lado. Podendo levá-lo ao isolamento e tristeza profundas.
Toda Crise Existencial consome e cria uma energia Mental correspondente. Quando não cuidada ou tratada pode significar um fator de risco para desencadear transtornos psicológicos. Como a depressão, angústia e quadros ansiosos que estamos vendo e aprendendo com o Projeto CLARA MENTE.

Fases mais comuns do desenvolvimento e das crises
Algumas faixas etárias do desenvolvimento humano podem ativar uma Crise Existencial por diferentes razões. Podendo ocorrer em qualquer momento da vida, mas principalmente nos de transições.
Surgem quando criamos certas expectativas e criamos normas para caminhos familiares, socioculturais e econômicos que podem ser mais difíceis de serem realizados por demandar foco, determinação e energia. Nem sempre compreendemos isso por sermos seres humanos falíveis que estão aprendendo.

As fases de virada do desenvolvimento humano:


Fase dos 30 anos
Na primeira fase, existem certas expectativas da própria pessoa e da sociedade em determinar conquistas por marcar a entrada na fase adulta do desenvolvimento.
Ter aos 30 anos um carro, um apartamento e uma carreira sólida geram uma pressão em ser “obrigado ou esperado”. Inclusive a se ter uma necessidade maior de segurança e estabilidade. Sem contar que para as mulheres existe a questão da maternidade que está relacionada a fatores biológicos e que faz aumentar a procura de um parceiro fixo para a concretizar.
Mas será que a pessoa está preparada para tudo isso tão cedo? Será que a sociedade dá condições para que essa pessoa se desenvolva da forma tão esperada e cobrada? As diferenças no amadurecimento de cada um são respeitadas? Ou será que ainda somos vistos como uma massa amorfa e robótica onde temos que fazer tudo que é determinado de fora para dentro?

Fase dos 40 anos
É a fase onde nos perguntamos sobre conquistas. Essa dúvida se torna mais forte e concreta nessa faixa, além de tornar consciente certas inseguranças que ainda não foram solucionadas. Alguns exemplos são a estética, mudanças corporais, realização de meus sonhos e projetos. Aos 40 anos, a autocobrança se torna maior assim como o questionamento sobre as escolhas feitas até aqui.

Fase dos 50 anos
Aqui geralmente se faz uma espécie de balanço e a realidade do passar dos anos se torna mais real.
A preocupação de que resta pouco tempo de vida pode surgir. Ativando a chamada crise da meia idade nos homens e mulheres. Também podem aparecer aspectos voltados para saúde e para os filhos que estão saindo de casa trazendo a sensação de ninho vazio. Essas questões são tratadas em nossos consultórios e ajudam aqueles que não se prepararam.

Reflexão positiva
Quem já ouviu a frase “todo mundo deveria fazer Terapia”?

Para chegar a essas fases de bem com a vida e compreendendo o significado e repercussão de cada uma delas no seu caminho é necessário CUIDAR BEM DA SUA MENTE E CORPO.
As sessões com psicólogos são altamente indicadas desde a infância até a terceira idade. Ainda não somos uma geração e sociedade com Consciência suficiente ao ponto de não precisarmos mais de orientação em todas as fases.

Espero sinceramente que um dia isto aconteça. E os Terapeutas terão outros papéis na sociedade.

- A Terapia faz com que você aprenda mais sobre seus processos pessoais e seus limites.
- Traz maior e melhor compreensão sobre seus comportamentos, escolhas e responsabilidades sobre elas.
- Ajuda a entender e ver a importância cada fase existencial como um presente da natureza. Se soubermos aprender com elas.
- Ajuda na busca de SENTIDO E SIGNIFICADOS. Refletindo sobre si mesmo e qual seu papel no mundo.

Apesar da crise existencial ser um momento difícil por envolver um sofrimento para o ego, é sempre uma grande oportunidade de aprender, ter autoconhecimento e fazer a diferença no planeta.

Curta e compartilhe essa informação, ajude a disseminar conhecimento. Toda quinta-feira trarei um conteúdo com dicas e informações sobre saúde e bem-estar mental.

Instituto Conexão Integral - Terapias & Cursos - Terapeuta Glaucia Mosconi
Contato (11) 95367.5360
Conheça minhas redes sociais:
Facebook: link
Instagram: link
Youtube: link


Texto Revisado

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1

Sobre o Autor: UNIABRATH SOMOS TODOS UM   
Acesse: http://uniabrath.org.br/
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Cuide da sua energia
artigo O Invisível, visível, 2
artigo Quando as Estrelas Descem Para Dançar no Coração do Homem
artigo O poder do desinteresse

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.








horoscopo



auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa