Menu

O que é a pós-verdade?

Atualizado dia 1/23/2024 11:37:06 PM em Autoconhecimento
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando decidimos dizer uma verdade temos que estar preparados para críticas, repreensões e reações que muitas vezes ultrapassam os limites do razoável. No contronto com a verdade a resistência é uma constante, pois as pessoas têm um jeito peculiar de evitar ouvir o que não se alinha com suas crenças, preferindo se manter confortavelmente imersas em suas ilusões. Na verdade, elas só irão dar crédito àqueles que manifestarem opiniões com as quais concordam, estão longe e expandir a mente em busca de novas perspectivas. A receptividade, então, é direcionada apenas àquilo que já concordam, rejeitando qualquer visão que desafie seu status quo. 
No início desse embate, a reação costuma ser sutil, com tentativas de desqualificar a visão apresentada através de risos e até tentativas de ridicularização. À medida que o confronto persiste, a resistência pode evoluir para uma irritação mais profunda, desencadeando reações agressivas e até mesmo a construção de muralhas ideológicas, erguidas para atacar e desacreditar qualquer perspectiva divergente.

O questionamento de Nietzsche ecoa como um farol nesse cenário de confronto de verdades: "Quanto de verdade um espírito suporta, quanta verdade ele ousa enfrentar?". A coragem, segundo ele, é o critério fundamental para avançar no conhecimento, destacando que, muitas vezes, a verdade é condenada por princípio. Em suma ele quis dizer que o indivíduo precisa saber quanta verdade ele está preparado para ouvir, pois para a muitos, a verdade seria uma violência dado o grau de identificação que eles desenvolveram com o mundo ilusório que construíram. 

Quando falamos de verdade, não nos referimos apenas ao que está evidente, mas ao óbvio que persiste em manter-se oculto, mesmo diante de nossos olhos. Vivemos em tempos sombrios, onde a mentira parece ter conquistado território, é o mundo da pós-verdade. Os poderosos aprenderam a arte de manipular as massas através da repetição constante de mentiras, possivelmente inspirados nas estratégias de Joseph Goebbels, o propagandista nazista. Infelizmente, a verdade já não parece ter tanto peso quanto a disseminação de informações distorcidas, que desinformam e subjugam aqueles que carecem de discernimento. 
 
A verdade perdeu essa guerra contra as narrativas. Hoje basta construir teorias conspiratórias criativas para convencer multidões. As fake news continuam a se multiplicar, alimentando o imaginário popular. 
 
Diante da tendência do cérebro humano de buscar atalhos, muitos renunciam a esforços de pesquisa e investigação, preferindo agarrar-se a sínteses prontas. Para enfrentar esse fenômeno, é crucial aprender a combater a mentira, questionando crenças religiosas, filosóficas, narrativas políticas e teses científicas. 
 
Essa jornada não exige uma guerra, mas sim um compromisso constante com o questionamento, uma busca pela verdade no intricado labirinto ideológico em que estamos imersos. 
 
Nunca é demais repetir aquela frase que foi sequestrada pelas forças conservadoras acostumadas em propagar mentiras  e usada da pior forma: "Conhecerás a Verdade e ela vos libertará"
 
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa