Menu

O QUE É ESOTERISMO

Atualizado dia 6/8/2008 9:00:25 PM em Autoconhecimento
por Tina Simão


Facebook   E-mail   Whatsapp

A palavra “esoterismo“ vem do grego “EISOTHEO“ (faço entrar). Em seu sentido primitivo, lições esotéricas traduziam a idéia do ensinamento de uma filosofia reservada a discípulos, associada à noção de saber “reservado”, exclusivo de um círculo cujo acesso dependia de um “mestre“. Com o tempo o termo “esotérico” se ligou à idéia de secreto, no sentido do “oculto”, e cujos ensinamentos constituem um conjunto coerente bem estruturado, formando verdades fundamentais que se transmitem por cadeias de mestres e discípulos.

Atualmente a exposição se dá de forma sistemática, obrigando o aprendiz a procurar por si mesmo o edifício doutrinal, a partir de sua meditação pessoal, dos seus próprios símbolos postos em ação pelas meditações praticadas. Por aí, talvez, o termo “esoterista” seria mais apropriado se usado com o prefixo “endo” (para dentro), uma vez que o aprendiz busca dentro de si os valores maiores da vida. O esoterista vai aos poucos adquirindo um conhecimento intuitivo supra-racional e transcendente que se revela como filosofia perene.

Não se deve estabelecer paralelo entre esoterismo e misticismo, pois na experiência mística o “Divino” desce ao homem, ao passo que no processo esotérico toda iniciativa advém dos esforços do homem. Assim, o místico é passivo, enquanto o esoterista iniciado é ativo.

O autêntico esoterismo não se confunde nem com o ocultismo, nem com o espiritismo, pois ele é por si intrínseco e não extrínseco. É o caminho para a espiritualização e socialização da consciência coletiva e o início da meta-psíquica.

Marcus Laranjo
Mestre em Reiki, Pesquisador Esotérico.
Informe-se sobre o Curso de Sensibilização.
(11) 4238-8619

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tina Simão   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa