Menu

O que é ilusão?

Atualizado dia 6/30/2022 7:13:09 PM em Autoconhecimento
por Rodrigo Durante


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nos meios espiritualistas e esotéricos atuais falamos muito em ilusão. Diferente do uso popular da palavra como a ação necessária para que em seguida ocorra uma frustração, como por exemplo em "me iludi sobre tal pessoa e me decepcionei", no âmbito da consciência e de como funcionamos o termo "ilusão" tem um significado mais profundo, indicando uma maneira tendenciosa e condicionada de perceber a si, os outros, a vida e o mundo. Isso inclui também as interpretações distorcidas que fazemos dos fatos, do que buscamos e criamos em nossa imaginação. Não há como descrever tudo sobre ilusão em um texto curto como este e talvez nem uma enciclopédia inteira dedicada a este tema seria capaz, mas procurarei aqui dar uma pequena introdução e estímulo para que quem estiver interessado(a) possa reconhecer alguma ilusão em si, pesquisar mais e se aprofundar no assunto.

O que atualmente chamamos de ilusão já é de conhecimento dos meios espiritualistas há milênios, dos iogues, hinduístas, budistas, dos filósofos, de Jesus e de outros Mestres e escolas iniciáticas. Desta sabedoria, podemos classificar a ilusão em três tipos: maia, fascinação e a ilusão propriamente dita.

Maia refere-se ao engano causado por forças físicas e instintivas, confundindo nossa percepção e clareza através das energias mais próximas do nosso corpo físico e etérico. Fascinação corresponde aos enganos do nível astral, onde residem as paixões e os impulsos emocionais descontrolados. Ilusão corresponde aos enganos pertencentes ao plano mental, quando criamos rótulos e realidades em nossa imaginação.

As três formas de ilusão operam juntas e a maioria de nós ainda vivemos subjugados a elas. São as ilusões que nos dizem o que temos que ser, ter ou fazer para sermos felizes, nos sentirmos seguros ou sermos amados, direcionando nossas buscas e atenção para o que está fora de nós. Em contrapartida, na vida iluminada estamos livres de qualquer necessidade ou pré-requisito para a nossa plenitude e realização.

Nestes três níveis, a realidade ilusória é criada e alimentada por crenças associadas a emoções, que por sua vez nos trazem sentimentos e sensações. É dessa maneira que cada um cria a sua realidade ilusória de acordo com sua bagagem ancestral, educação, traumas, medos, carências, desejos, programações e inclinações. Assim, quanto mais justificamos e acreditamos nas crenças e nas sensações físicas das emoções disparadas por reações, pensamentos ou por nossa imaginação, mais nos afastamos do Ser e nos aprofundamos na ilusão.

A chave para começarmos a nos libertar da ilusão e acessarmos a plenitude do Ser é encontrarmos em nós através da meditação o observador, o "Eu Sou", nosso ponto de pura consciência que antecede qualquer análise ou interpretação. A partir daí fica mais fácil distinguir o que é real do que é imaginário e ilusório, o que nós realmente somos do que inventamos, o criador da criatura e criação.

Basicamente, o acontecimento é real enquanto a interpretação dele pode ser ilusão. O momento presente é real enquanto o passado e futuro são imaginação. A aceitação é real enquanto o apego e a rejeição são reação. Enquanto o real apenas "É", por trás de toda ilusão existe uma explicação, um motivo, um desejo oculto de ser, fazer ou possuir algo que supostamente nos trará alguma satisfação, ou de se evitar algo que nos trará algum sofrimento. Para o Ser, tudo isso é ilusão.

O aprendizado espiritual no planeta Terra é encontrar a si mesmo dentro da ilusão, para então sair dela e ter uma experiência material plena e não condicionada, sem gerar karmas e em equilíbrio com tudo o que há. Assim, o caminho da iluminação é o da observação interior, da aceitação do momento presente, da libertação dos desejos, da devoção à Luz, da Compaixão, da Compreensão, da busca pela Verdade em si e da congruência entre pensamento, palavra e ação.

Em Paz,
Rodrigo Durante

https://www.instagram.com/rodrigoduranteoficial/


Compreender sobre a ilusão nos ajuda a percebermos quando estamos no verdadeiro caminho da felicidade ou apenas buscando satisfações passageiras, perpetuando no sofrimento.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 114


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Rodrigo Durante   
Aprendendo a ser feliz e compartilhando tudo o que me faz bem! Atendimentos e workshops.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa