Menu

O QUE É MEDITAÇÃO?

Atualizado dia 9/8/2008 8:23:57 PM em Autoconhecimento
por Escola Holística Harmonia Primavera


Facebook   E-mail   Whatsapp

A solidão é uma flor.
Um lótus florindo no seu coração.
A solidão é positiva, é saúde.
É a alegria de ser você mesmo.
É a alegria de ter o seu próprio espaço.

O que é Meditação?

No seu livro "Meditação, a primeira e última liberdade", o mestre indiano Osho diz: “A meditação é aventura, a maior aventura que a mente humana pode empreender. Meditação é simplesmente ser, sem fazer nada – nenhuma ação, nenhum pensamento, nenhuma emoção. Você apenas é, e é puro prazer. De onde vem esse profundo prazer quando você não está fazendo nada? Não vem de lugar nenhum ou vem de toda parte. Ele é não-motivado, porque a existência é feita de uma matéria chamada alegria...”

Na constante atribulação do dia-a-dia, o ser humano está cada vez mais se distanciando do seu centro, de sua essência. Os pensamentos incessantes, as dúvidas sobre as escolhas a fazer em sua vida, a competitividade do mundo moderno, a luta pela sobrevivência, a vida focada no “ter” e não no “ser” estão levando as pessoas a um estado de total desassossego, de inquietação e desequilíbrio. Isso vem gerando várias doenças, sejam de ordem física, emocional ou psíquica. A mente inquieta inibe o acesso ao nosso rico mundo psíquico de onde provêm as respostas aos nossos questionamentos mais profundos, os insights e as revelações, o que nos leva a um estado de descontentamento e frustração.

A meditação se apresenta como uma ferramenta valiosa para quem busca aquietar a mente, diminuir a ansiedade e transformar o seu modo de vida. É um grande desafio dominar os “macaquinhos” da mente que insistem em pular de um lado para o outro, tirando-nos a paz. A sabedoria oriental muito nos tem a ensinar sobre o controle da mente, seja através das artes marciais, seja através das práticas meditativas. Tais práticas exigem uma grande disciplina, pois exercer o domínio da mente requer autocontrole, dedicação e entrega.

Meditação significa medir a ação, que nada mais é do que estar focado no momento presente, sair do automático e realizar cada tarefa com consciência; seja caminhando, comendo, falando, tomando banho, lavando louça, ou seja, fazer cada coisa percebendo suas nuances e as sensações que nos propicia. Segundo Osho, “a meditação não é contra a ação. Não é que você tenha que escapar da vida. Ela simplesmente lhe ensina uma nova maneira de vida: você se torna o centro do ciclone.”

Na meditação você não é o que faz, você é o observador. Esse é o grande segredo: você continua a fazer todas as coisas, pequenas e grandes, mas está distanciado, somente um observador nas colinas. Nesse estado de observação, nessa consciência, você deve permanecer absolutamente desanuviado e imperturbado.

Existe uma concepção equivocada acerca da meditação. As pessoas acreditam que meditar significa ficar em postura de lótus, entoando o mantra OM. Essa é, na verdade, apenas uma das formas de meditar. Meditar significa ausência de pensamentos, o que pode ser difícil, principalmente no início das práticas; porém, à medida que vamos evoluindo, o intervalo entre os pensamentos vai aumentado, permitindo que nesse lapso algo brote de dentro de nós – insights, símbolos, imagens, revelações...

A meditação é chamada de “pequena morte”, pois é exatamente essa a sensação que temos: os batimentos cardíacos diminuem, temos a sensação de não estarmos respirando e com isso pode surgir um medo enorme, pois a mente, o ego está perdendo controle e o grande medo é cair no abismo do nada. Muitas vezes nós mesmos bloqueamos nossa experiência com esses medos, o que é uma pena, pois a viagem poderia ser reveladora.

Existem três elementos essenciais na meditação: relaxamento, observação e ausência de julgamento. No relaxamento você procura evitar qualquer conflito com a mente; depois, vai observar a mente em silêncio; e por fim, nenhum julgamento, nenhuma avaliação, somente usufruindo da grande paz que permeará o seu ser.

Você deverá ser paciente, não ter pressa alguma que as coisas aconteçam. Simplesmente persista na prática e quando menos esperar o inusitado surgirá. Você não deve esperar por resultados, pois isso é uma necessidade da mente racional, do ego. Simplesmente abandone-se na experiência... Como disse Osho: “A verdade não pode ser possuída à força. A ela se chegará pelo abandono, não pela luta. Ela é conquistada pelo abandono total...”

Separe cinco minutos do seu dia e mergulhe nessa experiência profunda. Permita-se navegar nas águas tranqüilas do seu ser e vivencie a imensa alegria de voltar para casa.

“No processo de meditação a energia corre para cima em busca dos picos mais altos. E o pico supremo é a não-mente que significa iluminação, liberação, liberdade de toda escravidão, sensação de imortalidade e eternidade. Essas palavras são grandiosas e não quero que se assuste. Portanto, uso uma palavra simples: não-mente. Você conhece a mente e pode conhecer um estado em que sua mente não esteja funcionando. Quando sua mente não estiver funcionando, você se torna parte da mente do cosmos, a mente universal. Quando você faz parte da mente universal, a sua mente individual funciona como um escravo perfeito. Ela reconhece o senhor. E traz noticias da mente universal para aqueles que ainda estão agrilhoados pela mente individual. Quando eu falo com você, na verdade é o universo que me usa. As minhas palavras não são minhas. Elas pertencem à verdade universal. Essa é sua força, esse é o seu carisma, essa é a sua magia.” Osho

Sophia
Colaboradora da Escola Holística Harmonia Primavera
Próximo Evento: 15/09 - 20:30 h - Ritual da Lua Cheia
25/09 - 20:30 h - Meditação - Celebrando a Primavera
contato: [email protected]

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Escola Holística Harmonia Primavera   
Atividades da Escola Holistica Harmonia Primavera segunda-feira - Grupo de Estudos do Sagrado Feminino Terça e sexta - Hatha Yoga Quarta - Ambulatório de Reiki Quinta-feira - Meditação,Palestras e Danças Sexta-feira - Dança do Ventre endereço: Rua Santa Cruz, 622 V Mariana - prox metrô Santa Cruz tel.: 5539-2866 após 19:00 h
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa