Menu

O que é mente próspera?

Atualizado dia 3/28/2008 6:07:54 PM em Autoconhecimento
por Alex Possato


Facebook   E-mail   Whatsapp

Santa Teresa de Ávila brigou consigo mesma durante décadas. A sua profunda fé por um Deus supremo e justo, que ela chamava de Sua Majestade, batia de frente com a sua própria mente que a via pecadora, vil, cheia de vontades e defeitos. Ela só conseguiu perceber que nunca estivera longe ou separada desse Deus quando, em meio a inúmeras doenças, períodos de oração e sofrimento, a sua própria mente ficou fraca demais para julgar-se e, então, subitamente ocorreu a grande revelação: ela era parte de Deus e Deus era parte dela, sempre fora e sempre seria. Então, de posse dessa certeza que não era mais mental, mas que vinha da profundeza de seu coração, Teresa iniciou sua obra pela Espanha, tendo nada mais que o hábito, seus pés e sua convicção.

Henry Ford brigou consigo mesmo durante toda a vida. O fato mais marcante foi avistar, naquela estrada poeirenta, um automóvel barulhento, lento mas extremamente atraente aos olhos do garoto que a partir daquele momento ficou irremediavelmente apaixonado por máquinas. Recém-casado, o rapaz Ford trabalhou muito, poupou o que pôde e não pensou duas vezes: iria abrir uma fábrica onde pudesse fabricar algo com motor a explosão. Montou, então, nos fundos de um galpão uma fábrica de... cortadores de grama movidos a gasolina... e quebrou! Ford era obcecado por motores. Não desistiu nunca e anos mais tarde viria a construir o que seria a primeira fábrica em linha de montagem de automóveis que revolucionou a maneira de fabricar carros e o tornou milionário.

O que Santa Teresa de Ávila e Henry Ford têm em comum? Os dois tiveram a possibilidade de levantar muitos recursos, ganhar muito dinheiro! A fé entre um e outro não posso e não vou comparar. Não sei, sinceramente, se a fé de Teresa em seu Deus era maior do que a fé de Ford em seu motor a explosão. E isto não importa: imaginando que existe um Deus onipotente, este Deus abençoou tanto a missão de Teresa como a empresa de Ford.

O que quero dizer é que a possibilidade de levantar muito dinheiro que ambos tiveram veio, a princípio, da mente dos dois e isso não tem nada a ver com fé, objetivo, cultura, meio social, etc. Eles tinham mente próspera. Pessoas ficam ricas a todo instante, em todos os lugares do mundo e pelas mais diversas razões. O guru Osho foi muito rico. A família Moraes, do cimento, também. Circulou muito dinheiro nas mãos de Chico Xavier, através dos direitos autorais de sua obra, embora dizem que ele não tenha usufruído de nada. Também circulou muito dinheiro nas mãos de Edir Macedo e esse dinheiro ele tem aplicado na igreja e nas empresas, segundo diz a imprensa. Isto tudo é bom ou é mal? Depende do ponto de vista... Mas Deus onipotente olha e zela por todas estas pessoas citadas, sem escolher lados...

A mente próspera não escolhe razões, nem credos, nem mesmo ética. No fundo, a mente próspera é uma opção acessível a qualquer ser humano que é a possibilidade que o homem tem de, através do seu próprio potencial, criatividade e trabalho, conectar-se com oportunidades que existem a todo instante, em todos os lugares do mundo, em qualquer época, para ganhar dinheiro. Não digo que qualquer razão é válida para ganhar dinheiro: cada pessoa tem a sua própria razão e se esta razão não é honesta ou ética, cabe à justiça tomar as devidas providências.

O que quero dizer é muito mais simples: qualquer sujeito pode e deve cultivar a sua própria mente próspera, eliminando as crenças (idéias) limitantes que dizem que ele não pode ter dinheiro, ou porque é imoral, ou porque é pecado, ou porque é sujo, ou porque isso ou aquilo...

Ter mente próspera é perceber o próprio potencial e permitir que ele flua, mesmo que outros digam que não. É acreditar na sua idéia maluca e ir em frente, arriscando quebrar, mas com a certeza de que numa hora ou noutra a idéia vingará. É permitir-se não utilizar nenhuma idéia que diga que você não pode, não consegue e não merece. É pensar em ser milionário, sim, e ir muito além. É prosperidade nos relacionamentos, na família, no trato dos empregados, na utilização racional e equilibrada dos recursos naturais, no uso do próprio corpo, das horas livres de “nada a fazer”... Ter mente próspera é estar em sintonia com o Criador do universo e, assim sendo, o poder de criação lhe é repassado.

Durante alguns instantes que durar a sua vida você também poderá criar casas, empresas, bens materiais, empregos, obras sociais, fazer todo o bem que desejar, se desejar... E também poderá criar descanso, lazer, conforto, momentos de equilíbrio e harmonia. Até o momento em que você voltará para o Nada, ou para o Todo, como preferir. A sua brincadeira neste planeta terá acabado, mas você terá brincado honrando 100% do seu potencial criador, simplesmente por ter permitido à sua mente próspera trabalhar em prol da sua vida e das pessoas que convivem com você! O que há melhor do que isso?

A respeito daquilo que se pode construir materialmente e o porquê disso, Santa Teresa deixou uma frase exemplar: “Estando eu certa feita desejando fazer algo em serviço de Nosso Senhor, pensei em quão pouco poderia servi-lo, dizendo dentro de mim: "Para que, Senhor, quereis vós minhas obras?" Disse-me Ele: "Para ver tua vontade, filha".

Alex Possato
Consultor especialista em Programação Neurolingüistica, escritor e autor do CD Sucesso nos Estudos com a Lei da Atração, constante da edição 26 da revista Inteligência e Aprendizagem – PNL Aplicada.

Prospere cultivando a mente próspera! Clique aqui e saiba mais!

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 44


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alex Possato   
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa