Menu

O que é o ego?

Atualizado dia 11/30/2020 11:30:58 PM em Autoconhecimento
por Isha Judd


Facebook   E-mail   Whatsapp

O amor-consciência é o nosso ser, enquanto o ego é um personagem artificial. O ego é a fachada frágil que encobre nossa verdadeira essência, nossa beleza única. O ego nasce do conceito errôneo de que há algo errado conosco.

O amor-consciência é o nosso ser, enquanto o ego é um personagem artificial. O ego é a fachada frágil que encobre nossa verdadeira essência, nossa beleza única. O ego nasce do conceito errôneo de que há algo errado conosco.

Escondendo nossas falhas

O ego engloba o conjunto de máscaras que usamos para nos proteger, num mundo em que consideramos que autenticidade não nos dá segurança. Associamos o ego ao orgulho e à presunção, mas na realidade ele advém de sentimentos de insegurança, inadequação e insignificância, projetando uma suposta grandeza para manter escondidos nossos defeitos.

Do ego à nossa verdadeira essência

No entanto, o ego não é inerentemente mau: nós o colocamos para funcionar à medida que amadurecemos, até encontrarmos nossa verdadeira essência. Agora, quando nos unificamos com nosso verdadeiro Ser e incorporamos o amor-consciência, nosso brilho se torna muito intenso para ser ofuscado pelo ego.

Nesse ponto o ego se dissolve naturalmente, da mesma forma que as raposas perdem o pelo grosso quando as geadas do inverno dão lugar à primavera. A compreensão intelectual contribui pouco para esse processo: nossa ânsia de apaziguar o ego por meio da análise é como um cachorro correndo atrás do próprio rabo.

Diferença entre ego e amor-consciência

Ao testemunhar suas atividades diárias, sua capacidade de diferenciar ego e amor-consciência (cabeça ou coração, ilusão ou realidade, medo ou amor) crescerá naturalmente. Aprendendo a testemunhar sua mente, você cultivará a consciência que permitirá que você desapegue do ego, libertando-se do medo, da dúvida, da crítica destrutiva e da negatividade.

Dúvida versus clareza

Você pode ter uma revelação e então se perguntar: “Isso vem da minha mente ou do meu coração?” A dúvida nunca vem do seu coração! A clareza vem, e vem de repente, em uma explosão de consciência. Vem com alegria, com amor, com poder: esta é a voz do coração.

A voz do amor-consciência

Se uma voz dentro de você diz: “Você não merece o melhor”, ou se você se menospreza de qualquer outra forma, é o seu ego! Você pode sentir a diferença fisicamente: a voz do amor-consciência é otimista. Já os pensamentos negativos do ego nos colocam no chão como um pedaço de chumbo.

A manifestação física mais extrema disso é a depressão, que em sua forma mais profunda nos deixa prostrados. Isso mostra o quão grande é a inércia da negatividade – é difícil dar-se ao mundo quando você nem consegue sair da cama.
 

Você pode dizer a diferença entre a cabeça e o coração?

Escolha, entre esses pares de frases, aquele que melhor representa a voz do ego:

* Eu quero dar.
* Eu não tenho o suficiente para dar.
* Sou ilimitado e posso conseguir o que quero.
* Não devo ser muito ambicioso, posso errar.
* Quanto mais eu me amo, o espelho me mostra minha perfeição.
* Não pareço muito mal, mas ainda tenho que melhorar muito.
* Quando eu sair dessa confusão, serei capaz de discernir entre o certo e o errado.
* Se eu ficar em silêncio, a resposta virá.
* “Não consigo” é apenas uma ideia.
* Melhor não tentar, para não me decepcionar.
* Se eu contar a eles o que penso, vou ferir seus sentimentos.
* A verdade voa mais alto.

Essas frases ajudam a discernir entre o que funciona e o que não funciona, entre o que vem de uma alegre celebração da vida e o que vem do ciclo vicioso da autocrítica. Você pode diminuir o poder do seu ego, não por ignorá-lo, mas abraçando-o com amor.

À medida que você aprende a testemunhar a mente, será fácil para você encontrar a diferença entre os pensamentos do ego e as intuições do amor-consciênciar. É fácil conhecer o seu coração: é alegre.

Ouça o seu coração,
dê-se ao mundo a partir do coração.

Texto Revisado

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 34


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Isha Judd   
Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.ishajudd.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa