Home > Autoconhecimento

O que é para ser a sua meditação?
por Marco Moura

O que é para ser a sua meditação?

Meditação: para muitos, uma prática penosa. Ficar na mesma postura por vários minutos sem se mexer. Existe uma possibilidade na meditação, certo? Você vê a imagem de Buda e quer a mesma serenidade para você. Mas você não é o Buda. A experiência de cada um é individual. Como nunca tivemos a experiência da iluminação, ela pode até fazer sentido, mas é apenas uma suposição. Por que deveria então me colocar em uma posição não natural, ficar tanto tempo me esforçando para algo que nem ao menos sei se vai me ajudar? Por que seguir um ideal de iluminação? Isso é melhor do que a minha vida diária? Levo um modo de vida condenável que deve ser outra coisa que não o que é?

Bem, agir como Buda não vai levá-lo a ser como ele. Você viverá se comparando com ele, com o modelo supremo, e certamente não chegará nem aos pés desse ideal. Porque ele é ele e você é você. Acho que você pode ter mais sucesso em procurar ser você mesmo do que outra pessoa. Você tem sido você mesmo? Então por que buscar algo fora de si mesmo? Você levará a vida toda tentando ser alguma coisa, mas no final, estou certo que morrerá apenas como você mesmo. Portanto, relaxe no seu ser.

Busca-se a meditação para se livrar do sofrimento. Então, a meditação se torna dependente do sofrimento. É uma fuga sem fim. Você pode escapar da mente? Existe um ideal a ser alcançado e portanto, o sofrimento, porque o seu presente não condiz com o ideal. Você chegou até aqui através da fuga, agora é preciso abandoná-la. Meditação é uma ferramenta para o descondicionamento. Ninguém medita porque é a coisa mais prazerosa do mundo. Você tem um porquê: quer se libertar. Meditação é só o meio. Se precisamos cruzar o lago, usemos o bote, mas não vá se apegar ao bote. Poderia ser um tronco de árvore, tanto faz. Não faça essa meditação condicionada.

A meditação verdadeira não é nada disso, é uma expressão autêntica do seu ser. Na meditação, portanto, não deve haver a tensão do esforço. O esforço vem do desejo em alcançar um ideal. Não há um ideal. Apenas faça o melhor que puder em ser você mesmo. Para ser você mesmo, é preciso abandonar as ideias colocadas em sua mente daquilo que é bom ou ruim. Nem bom, nem ruim, apenas o fato. Você, neste momento, aqui, respirando, vivo. Atenção-plena ao momento.

Marco Moura

Texto revisado


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Marco Moura   
Marco é comunicólogo e fisioterapeuta. Desenvolve no Centro Cultural Tzong Kwan (Vila Mariana, São Paulo) trabalhos para o desenvolvimento integral de corpo e mente através de terapias orientais, meditação e artes marciais chinesas. Realiza atendimentos em Acupuntura e Reiki; aulas de Tai Chi Chuan, Kung Fu, Pilates e Meditação. 
E-mail: marcomoura@dao.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 19/11/2013

Veja também
Como alavancar a autoestima num relacionamento tóxico?
As lágrimas de um Guardião Espiritual
Governa-te a Ti Mesmo
O Autoconhecimento tem muito a ver com o seu bolso
Amai os vossos inimigos!
Dicas espiritualistas para o bem viver em Dezembro de 2018

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

energia
I-Ching: 03 – CHUN – DIFICULDADE INICIAL
O início de todas as coisas é freqüentemente trabalhoso e difícil. Mas basta manter-se paciente e perseverar.


energia
Runas: Sowilo
Seja transparente. Dia excelente , força vital e sucesso.


19
Numerologia: Originalidade
Mudanças ha muito consideradas podem ser bem feitas hoje. Seja diferente e original. Este é o dia para o exercício da individualidade.
Experimente o novo e o ainda não tentado. Mantenha-se independente e decisivo e, sobretudo, tenha coragem de agir de acordo com os seus sonhos.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. O que fortalece a sua autoestima e não te deixa ficar num relacionamento abusivo?
2. Será que ele realmente me ama?
3. 3 Exercícios para ser uma mulher (mais) autêntica
4. Meu coração está cheio de Luz
5. Você é um leão ou um carneiro?
6. Não conheço meu horário de nascimento: Posso fazer um mapa astral?
7. Como é e o que fazer quando se é filho de pais narcisistas perversos?
8. O medo de ir mais longe

 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa