auravide auravide

O que é se sentir em paz?



Outro dia eu estava escutando um paciente em terapia. Ele dizia que estava com problemas financeiros e, por isso, não se sentia em paz. Perguntei a ele o que é a paz e ele não soube responder. Compreendi que a paz é muito mal interpretada pelas pessoas. A primeira coisa que a paz não é: pasmaceira. As pessoas acreditam que estar em paz é estar sentado olhando para o teto sem fazer nada. Associam paz com a falta de desejo, motivação ou vontade de se levantar para fazer alguma coisa. Bem isso não é paz; é preguiça ou depressão.
As pessoas também associam paz a coisas grandes, como a paz entre as nações. Aqui entram aquelas imagens de pombas brancas voando e países assinando acordos. Isso até pode ser considerado paz, mas não é muito prático quando pensamos na paz interior.

A paz é, de fato, uma ausência de conflito. Mas não conflito externo como os problemas do dia a dia, os boletos para pagar, ou mesmo as questões financeiras. Paz, na realidade, é se sentir numa situação de equilíbrio interior. Aquele equilíbrio que, mesmo que o mundo esteja acabando, eu ainda consigo sentir.

É claro que questões financeiras geram preocupações. Mas, na realidade, deveriam gerar apenas ocupações. Como vou ganhar mais dinheiro? Como vou saldar as minhas dívidas? Deveriam ser pensamentos e perguntas que fazemos a nós mesmos apenas uma vez e, procuramos achar uma solução. A questão é que a falta de paz está associada à pré ocupação.

E preocupação é preocupar-se antes. antes mesmo de ter um problema real pronto. Se todas as pessoas que eu atendo e que se preocupam que morariam embaixo da ponte realmente chegassem a este ponto não haveria pontes suficientes.

A questão é: eu preciso me preocupar agora? Ou eu posso manter a minha paz?

Assim, paz é um estado que eu coloco em mim mesmo. Um treinamento que eu faço com a minha mente não deixando que ela me domine com pensamentos negativos. Sim, eu posso saber da realidade, mas não adianta eu fantasiar uma realidade negativa para me sentir no controle. Isso seria, com certeza a completa falta de paz.

Texto Revisado
 

Publicado dia 4/3/2021
  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17



foto-autor
Autor: Andrea Pavlo   
Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa.
E-mail: contato@andreapavlo.com | Mais artigos.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa