Menu

O QUE É SER UM VERDADEIRO ESPIRITUALISTA?

Atualizado dia 5/21/2006 9:36:11 PM em Autoconhecimento
por Vera Godoy


Facebook   E-mail   Whatsapp

EGO ESPIRITUALISTA

Só o ego reconhece o ego. Só o ego critica o ego. Só o ego julga o ego. Só o ego se incomoda com o ego. O ego se constrange, se sente mal, condena como se estivesse sempre certo. O ego olha somente para fora. O ego não tem o espelho da autocrítica.

É curioso o ego espiritualista... é o ego que critica a espiritualidade do irmão, o ego que ouve, que lê, que racionaliza e não sente.

O leigo é mais franco diante das argumentações espiritualistas: ele simplesmente diz que não acredita em voz alta e na frente de todos. O espiritualista ouve, lê, fica em silêncio e critica pelas costas em sua "roda" mais íntima... Nada mais do que ego. Talvez os bons espíritos e a respectiva espiritualidade prefiram os egos mais simples e puros, mais ingênuos de coração. Há verdadeiros heróis silenciosos.

São tantas experiências! Ainda falta muito para caminhar. Ainda estamos "engatinhando", mas criticamos o "nenê" do lado. Um pouco mais, um pouco menos, somos todos "farinha do mesmo saco", mas existem "farinhas" que se acham "mais brancas". Um ego se projeta mais, o outro escreve mais, outro "ouve" mais e ainda outro "enxerga" mais. São vidas, atrás de vidas, cada consciência "um livro", “um winchester consciencial” de vivências pessoais diferentes. Jamais saberemos uns dos outros, jamais entenderemos o que sente, pensa ou que vivenciou cada consciência, mas ainda assim nosso ego espiritualista critica os demais.

Se temos ego? Sim, temos! Então que tenhamos a vaidade de servir e ser assitenciais, tenhamos o orgulho de receber os bons espíritos e auxiliar na produção de suas obras, tenhamos o ego de dizer: sim, eu fiz, eu ajudei, eu realizei, eu construí, de alguma forma eu amei. Tudo é ego! Ego por ego, ego por não ego, que a dissolução do mesmo comece por aí. É muito mais sadio, salutar e positivo enquanto ainda não dá para superá-lo totalmente e de uma vez. Olhai para fora, mais olhai muito mais para dentro de si, esquecer o ego dos outros para produzir. Paz e Luz a todos.

Dalton e Andréa
link


Quantos se denominam “espiritualistas”? Mas o que significa realmente ser um espiritualista? Com reconhecer a verdadeira espiritualidade?

Como disse a Bem Amada Mãe Maria: “A verdade nunca se revela nas aparências do vosso mundo tridimensional; não tomai decisões pelo que elas vos revelam." Na atual condição em que se encontra o mundo, é imprescindível para nossa saúde mental e emocional, aprender a reconhecer “a verdade por trás das aparências” para termos clareza e afastar as dúvidas. Àqueles que têm como objetivo e ideal de vida, galgar os degraus da ascensão de consciência, é de vital importância não só aprender a reconhecer a veracidade daquilo que ouvem, como também aprender a observar, com uma visão holística, a vida daqueles que falam e pregam a espiritualidade.

Para discernir corretamente é necessário, em primeiro lugar, ter o conhecimento daquilo que pretendemos avaliar e, em segundo, observar se aquele que fala da espiritualidade, age de acordo com ela.

É no conjunto de suas atitudes, gestos, palavras e sentimentos que podemos reconhecê-los, mas principalmente, todos eles têm uma premissa em comum: “praticam aquilo que acreditam e divulgam”.

Em seu dia a dia ele ouve a voz do seu Mestre e a obedece, ainda que contrariando os desejos do seu eu-ego. Eles sabem que religião não se limita à fé, que não basta acreditar ou dizer que acredita, sem demonstrar com atitudes dignas, que sua religiosidade não alimenta somente seu intelecto, mas sua alma e o seu espírito principalmente.

Procura cumprir sua missão baseado nos três sentimentos positivos indispensáveis para que o homem vença todos os obstáculos da vida: fé, humildade e amor. Tem por único ideal aperfeiçoar-se, trabalhar na luz e para a luz, a fim de se tornar um verdadeiro filho de Deus, um benfeitor da humanidade. Ele acredita que para qualquer circunstância da vida existe uma saída, basta somente procurar, não se desesperar, zelar pelo que conseguiu com seu suor e faz o mesmo com o que é dos outros.

O verdadeiro espiritualista sabe controlar seus desejos e deixar a Vontade Divina prevalecer, e jamais coloca os seus conhecimentos e poderes a serviço de aquisições pessoais. Seu único ideal é aperfeiçoar-se, trabalhar na luz e para luz, e nunca deixa seu ego interferir em suas decisões, pois busca a verdade em tudo, para não praticar injustiça.

Não se influencia somente por palavras em momento algum, fala sempre só o necessário, pois sabe que existem nelas mais mentiras do que verdade. Olha para seu próximo e vê a alma que o anima, e enxerga seu lado divino. Quando se depara com o lado sombrio de algum irmão usa seus conhecimentos sobre a alquimia espiritual, transformando todas as forças negativas em essência de luz, através de apelos e orações em seu favor.

Nunca se sente fraudado ou lesado, mesmo que isso lhe aconteça, porque sua noção de justiça está na origem de todos os infortúnios e sabe compreender que, para se ser verdadeiramente grande, verdadeiramente livre, tem que ultrapassar a noção de justiça, em favor do princípio de amor, de bondade, de generosidade. Não faz uma acusação ao outro porque tem consciência que maior é o crime do sentenciador do que do acusado. É profundo conhecedor das palavras de Jesus que diz:

”No dia em que achais que uma pessoa se portou mal convosco, e ides contar a toda a gente o que fizestes por ela, queixando-vos de que ela não esteve à altura da vossa generosidade e da vossa confiança, lhe perguntarei: - Porque haveis de contar tudo isso? Se ides contar a toda a gente o bem que fizestes, e ainda por cima lamentais tê-lo feito, estais a demolir esse bem... Estava inscrito nos registros celestes que deveríeis ser recompensados, mas agora, agindo como agis, apagais a vossa boa ação.”

Aquele que exerce a sua espiritualidade sabe que, ainda que alguém o engane ou lese, não deve divulgar isso nem, sobretudo, procurar ganhar a simpatia dos demais por isso, ou exercer represálias. Pelo contrário, procura ter uma atitude de compaixão e dar exemplo da maneira correta de se comportar. Fecha seus olhos e perdoa; e assim cresce. Ele exerce a lei de amor ao próximo.

O verdadeiro espiritualista compreende o que é receber a luz da Iniciação, e não se comporta segundo os conceitos que o mundo vulgar tem da justiça, e sabe que se perder a oportunidade de entrar em contato com os pares de opostos “energia positiva e negativa”, perderá também as oportunidades necessárias ao seu crescimento e que precisa de ambas.

Não escolhe o prazer material pois, sabe que isso é como abandonar o néctar escolhendo o veneno. Também tem especial controle para aproveitar com parcimônia tudo o que a matéria lhe oferece, mas não sofre pelo que não pode alcançar. Mesmo nas piores condições, se esforça sempre por despertar em si as forças da vontade, do bem e da luz. É nisso que se reconhece um verdadeiro espiritualista.

"Jesus dizia: Procura não criticar os erros que nos outros estás vendo; sabe que
quem critica os erros dos outros, esconder os seus está pretendendo, e compreende que no momento certo toda verdade acaba aparecendo
"

Por Lean Akbar
ok

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 56


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Vera Godoy   
O Núcleo EL MORYA oferece Cursos, Vivências e Terapias. ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS. Cadastramento com autorização. E-mails: [email protected] Fone:11-2366-1104
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa