Menu

O que é superação?

Atualizado dia 10/3/2014 1:25:37 PM em Autoconhecimento
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Falar em superação é muito bonito, motivador e até emocionante. É claro, pois não é raro vermos pessoas com o ânimo empalidecido diante das dificuldades. Não há porque julgá-los, é próprio do ser humano querer que as coisas aconteçam segundo sua vontade. Mas como sabemos, nem tudo está ao nosso alcance e, muitas vezes, o que nos falta é o discernimento para identificar o que está e o que não está ao nosso alcance para mudarmos. Interpretando desta forma, podemos até ampliar o nosso conceito de superação. É que, ao longo da minha vida, aprendi algumas coisas interessantes. Uma delas é que, sim, nós podemos alcançar grande parte dos nossos objetivos, desde que estes estejam de acordo com a ética e a moral cósmica. Outra coisa que aprendi é que muitas vezes vale a pena sermos persistentes. Mas considero que o meu aprendizado mais importante é o de que a nossa prioridade deve ser a autossuperação. Isso mesmo! O maior desafio humano não é superar os outros ou ver o próximo como um adversário, muito pelo contrário, mais difícil que isso é superar o pensamento que nos leva a crer que o outro é nosso adversário ou inimigo. Em outras palavras: o nosso maior desafio é superar os nossos defeitos e transformá-los em virtudes.

Anteriormente, eu afirmava que precisamos desenvolver o discernimento de distinguir o que podemos e o que não podemos transformar. Ora, é sabido que muitos "objetivos materiais" não estão ao nosso alcance. Às vezes, passamos uma vida inteira correndo atrás de algo que, posteriormente, verificamos que não nos acrescentou absolutamente nada! Não é raro cometermos o equívoco de ignorarmos momentos afetuosos com família e amigos, fazendo trabalhos extras para pagarmos prestações de um carro novo ou objetos supérfluos. Qual é mesmo a nossa prioridade? Qual é mesmo o maior desafio a ser superado?

Infelizmente, vejo pessoas que assumem compromissos além de suas possibilidades, simplesmente porque lhes é muito penoso passar algumas horas a sós consigo mesmo, e ter de encarar de frente suas angústias e decepções. Há quem diga que "cabeça vazia é oficina do diabo", mas não, cultivar momentos de solidão e reflexão é a única possibilidade que a nossa divindade interior tem para trabalhar em nós e por nós. É curioso que essas pessoas "hiper-compromissadas" alegam que assumem tantos compromissos por que possuem muitos sonhos a serem realizados. Mas eu me pergunto por que ninguém sonha em realizar-se espiritualmente? Por que ninguém sonha em transformar suas angústias e traumas em gratidão e equilíbrio? Ou superar seus ressentimentos, mágoas e fraquezas morais para convertê-las em virtudes? A resposta eu não sei. Mas hoje estou convicto de que estamos aqui para superarmos a nós mesmos e nossas más tendências internas e não as dificuldades externas. O que é mais sábio: lutar, lutar e lutar (mesmo que isso custe a nossa saúde) para adquirirmos objetos materiais que um dia deixarão de existir, ou nos livrarmos do desejo de possuir? Podemos superar o mundo inteiro, mas se não superarmos o nosso ego, nada estará realmente realizado!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa