auravide auravide

O QUE LEVAMOS POR DENTRO?



Ouço o refrão de uma canção: “Me diz como fugir do que levamos por dentro?” e também quero encontrar esta resposta.

Sou psicoterapeuta e ouço as pessoas que confiaram e confiam em mim relatando suas dores... seus conflitos... e sempre tento levar a elas uma mensagem de esperança... Mas, devo confessar, por muitas vezes fiquei envergonhada por não ter palavras diante da dor que o outro me relatava. Na verdade, uma de minhas eternas aprendizagens é justamente a de deixar de querer ser onipotente...

Mas agradeço, todos os dias, por estar fazendo o que amo fazer. E amo o ser humano, mesmo não o entendendo plenamente... mesmo não sabendo de todas as respostas, nem tendo receitas ou pílulas da felicidade... Tento dar algumas respostas para a indagação daquela canção. E a resposta é o inverso da questão.

Não temos que fugir de nossa própria bagagem interna, mesmo que em determinados momentos ela esteja pesando demais. Temos, sim, é que colocar o que trazemos por dentro num lugar seguro e começar a remexer, buscando retirar tudo aquilo que ficou supérfluo, nocivo e que não nos serve mais. Temos, sim, é que organizar os espaços para que saibamos onde encontrar aquilo que necessitamos pela jornada. Temos é que encontrar os tesouros preciosos e começar a mostrá-los e a usá-los pois nenhum ladrão pode roubar o que trazemos por dentro. Temos é que compartilhar e verdadeiramente descobrir e conhecer o que levamos por dentro.

Temos é que cuidar com olhos, mãos e palavras gentis do que levamos por dentro e pararmos de querer ter ou ser o que os outros levam por dentro. Temos é que deixar de desejar fugir do que levamos por dentro, aprendermos como acrescentar sabedoria e amor em nossa bagagem e pararmos de nos distanciar de nós mesmos e da vida.

Verônica Dutenkefer
03/06/2007

Texto revisado por Cris
Publicado dia 4/6/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa