auravide auravide

O que quer a mulher?



Sigmund Freud (pai da psicanálise) se fez esta pergunta, porém, esta é uma pergunta cuja resposta ainda não foi satisfeita. E, talvez, nunca será. Uma pergunta derivada seria: Quem quer saber?
Constantemente vemos homens perguntando sobre as mulheres. Muitas vezes, generalizando. Em outras, particularizando, no entanto, a partir de uma visão muito parcial. E, por que não dizer, machista?
Portanto, a quem interessa saber sobre a mulher?

Ao homem, a quem este mistério apavora, pois, não consegue se sentir seguro neste universo que o expõe significativamente, emergindo de si a anima, o seu próprio lado feminino?
À mulher, que quer saber de si mesma, se definindo, marcando o seu lugar, não apenas na esfera social, mas também na esfera psíquica da vida?
Alguns poderão buscar responder, afirmando: a mulher quer se sentir bela, valorizada em seus atributos, outros, a mulher quer e merece se afirmar como um ser político, inteligente, com capacidade de realizações (e, muitas vezes, muito mais capaz do que muitos homens), senhora de si, sexualmente livre etc.

A verdadeira pergunta, não é o que quer a mulher, que nos leva a entender o que querem as mulheres, como se pudesse generalizar um universo tão imenso, quanto misterioso!... A verdadeira pergunta é, como já havia alertado Jacques Lacan (psiquiatra e psicanalista francês), o que quer uma mulher?

E, neste sentido, não cabe ao homem responder, pois o desejo de uma mulher é tão diverso, quanto é o desejo de qualquer pessoa, independentemente de gênero!
O que quer uma mulher, somente cabe ser respondido por esta própria mulher, desejante, vibrante, que vive, que sofre, que se alegra, que busca, que realiza, que requer o seu lugar de direito e assim se posiciona, que conhece a si mesma e se assume nos e para além dos papéis sociais que exerce, pois o seu universo psíquico é único e rico, sondável apenas por sua própria alma, ainda que compartilhado, conforme o seu desejo!...

A todas as mulheres e a cada uma, individualmente, eu desejo que sejam felizes e que seus desejos sejam o que vibrem de mais positivo no mais íntimo da sua alma e que, assim, possam gozar da vida o que a vida lhes possa dar de melhor, hoje e sempre!

Texto Revisado

Publicado dia 7/3/2018
  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3



foto-autor
Autor: Wiliam Wagner Silva Sarandy   
O meu propósito é apoiar as pessoas a desenvolverem seus potenciais interiores, vivenciarem melhores relações interpessoais e promoverem suas competências de comunicação e liderança, utilizando as mais modernas metodologias, estratégias e ferramentas para que também possam realizar seus propósitos e alcançar suas metas pessoais e profissionais.
E-mail: wsarandy@yahoo.com.br | Mais artigos.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa