Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


Home > Autoconhecimento
O que quer a mulher? O que quer a mulher?

por Wiliam Wagner Silva Sarandy


Sigmund Freud (pai da psicanálise) se fez esta pergunta, porém, esta é uma pergunta cuja resposta ainda não foi satisfeita. E, talvez, nunca será. Uma pergunta derivada seria: Quem quer saber?
Constantemente vemos homens perguntando sobre as mulheres. Muitas vezes, generalizando. Em outras, particularizando, no entanto, a partir de uma visão muito parcial. E, por que não dizer, machista?
Portanto, a quem interessa saber sobre a mulher?

Ao homem, a quem este mistério apavora, pois, não consegue se sentir seguro neste universo que o expõe significativamente, emergindo de si a anima, o seu próprio lado feminino?
À mulher, que quer saber de si mesma, se definindo, marcando o seu lugar, não apenas na esfera social, mas também na esfera psíquica da vida?
Alguns poderão buscar responder, afirmando: a mulher quer se sentir bela, valorizada em seus atributos, outros, a mulher quer e merece se afirmar como um ser político, inteligente, com capacidade de realizações (e, muitas vezes, muito mais capaz do que muitos homens), senhora de si, sexualmente livre etc.

A verdadeira pergunta, não é o que quer a mulher, que nos leva a entender o que querem as mulheres, como se pudesse generalizar um universo tão imenso, quanto misterioso!... A verdadeira pergunta é, como já havia alertado Jacques Lacan (psiquiatra e psicanalista francês), o que quer uma mulher?

E, neste sentido, não cabe ao homem responder, pois o desejo de uma mulher é tão diverso, quanto é o desejo de qualquer pessoa, independentemente de gênero!
O que quer uma mulher, somente cabe ser respondido por esta própria mulher, desejante, vibrante, que vive, que sofre, que se alegra, que busca, que realiza, que requer o seu lugar de direito e assim se posiciona, que conhece a si mesma e se assume nos e para além dos papéis sociais que exerce, pois o seu universo psíquico é único e rico, sondável apenas por sua própria alma, ainda que compartilhado, conforme o seu desejo!...

A todas as mulheres e a cada uma, individualmente, eu desejo que sejam felizes e que seus desejos sejam o que vibrem de mais positivo no mais íntimo da sua alma e que, assim, possam gozar da vida o que a vida lhes possa dar de melhor, hoje e sempre!

Texto Revisado

Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação:
O que quer a mulher?
5 1


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Wiliam Wagner Silva Sarandy   
Psicanalista Clínico. Consultas em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica e Vivências Terapêuticas. 
E-mail: wsarandy@yahoo.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 03/07/2018

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
sábado, 18 de agosto de 2018


energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.


energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.


18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você está preparado para as notícias ruins?
2. A violência online, a violência cibernética
3. Rompendo padrões
4. Viver vale a pena
5. Insatisfação é uma bênção
6. Você é uma mulher única?
7. No escuro de si mesma
8. O que eu posso aprender com esse desafio?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade