Menu

O que significa viver no presente?

Atualizado dia 11/5/2020 2:55:54 PM em Autoconhecimento
por Isha Judd


Facebook   E-mail   Whatsapp

Os animais são grandes professores de amor-consciência. Eles são a presença em ação: nunca desperdiçam energia desnecessariamente, nunca se preocupam, nunca se estressam, nunca se arrependem. Os animais estão preocupados com o que está acontecendo aqui e agora, abraçando este momento – sentindo, cheirando, olhando e ouvindo. Para os animais, ser sempre é suficiente. Observar os animais em ação, sentir sua presença ou apenas estar com eles é uma ótima maneira de cultivar a capacidade de testemunhar.

Aprendendo a apreciar através da natureza

Durante uma recente viagem à Colúmbia Britânica, no Canadá, tive o privilégio de observar ursos pardos em seu ambiente natural. Não me lembro de ter estado em um lugar tão remoto ou cercado por tanta beleza natural. Instalados em uma cabana flutuante nas águas cristalinas de um rio, passamos os dias em pequenos barcos. As montanhas de cristas nevadas, revestidas de pinheiros, envolveram-nos no majestoso silêncio da natureza.

Em tal lugar, onde nem linhas telefônicas nem sinais de satélite se atrevem a entrar, a enorme beleza e magnificência do mundo natural inspira admiração. O silêncio se destaca acima de todas as coisas, um silêncio tão absoluto que imediatamente captura sua atenção.
 

Os animais sempre vivem aqui e agora

Os protagonistas deste glorioso local, os gigantescos ursos pardos que mastigam as plantas que crescem na margem do rio, transformam-se em palhaços brincalhões com expressões de alegria pateta, desmentindo a sua ferocidade potencial. Foi providencial estarmos em um barco: se eu tivesse chegado mais perto, poderia ter sucumbido à tentação de correr e abraçar um desses ursos… o que poderia não ser tão bonito se acontecesse!

O que mais gostei nos ursos foi a felicidade ostensiva de serem ursos. Os ursos não ficam constrangidos com seu andar desajeitado nem tentam ser mais graciosos. Você não vê ursos se olhando no reflexo da água para ver se estão gordos ou não. Tampouco os encontra desejando ser outra coisa senão um urso, nem querendo estar em qualquer outro lugar que não seja o aqui e agora.
 

Abrace o que é, sem julgamento

Porcos-espinhos não querem ser mais lisos ou mais amigáveis às cobras. Cacatuas não afirmam ser mais calmas. Animais são animais, eles são eles mesmos, eles testemunham seu ambiente, eles abraçam o que é, fluindo com as mudanças em seu ambiente. Apenas os humanos julgam a si mesmos e ao mundo ao redor. Só nós, humanos, achamos que precisamos mudar as coisas.
 

Adquirindo o hábito de ir para dentro

Quando você adquire o hábito ir para dentro, começa a perceber que lutar constantemente com a realidade do momento presente é um vício. Isso nos deixa inquietos, nos deixa nervosos e estamos acostumados a nos sentir assim. Portanto, um dos primeiros objetivos que devemos ter ao aprender a testemunhar é nos libertar desse sentimento. Como acontece com qualquer vício, lutar contra a realidade é uma forma de evitar ir para dentro para estar conosco.

À medida que desenvolvemos nossa capacidade de testemunhar, tornamo-nos mais conscientes do vício de nos perdermos do lado de fora, tornando mais fácil detectar a reação de luta quando ela surge. Portanto, da próxima vez que você se encontrar lutando com sua realidade, reserve um momento para se ancorar dentro de si.
 
  • Concentre-se em abraçar o momento como ele é, agora.
  • Traga-se ao presente
  • Observe a passagem dos pensamentos.
Então, sempre que apresentar essa tentativa de lutar com a realidade, você terá a oportunidade de mergulhar um pouco mais fundo no hábito de estar no presente, ancorando-se nas profundezas calmas e silenciosas do seu ser.

Seu próprio e único Ser

repousa em seu interior.

PS: Compartilhe aqui 3 coisas que você pode apreciar neste momento.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 41


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Isha Judd   
Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.ishajudd.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa