Menu

O REAL NO VIRTUAL

Atualizado dia 5/9/2006 10:52:17 AM em Autoconhecimento
por Fátima Rodrigues Graziottin


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que é real e o que é virtual? O quanto a internet é real e o quanto é virtual? Será que este conceito de mundo virtual ainda se aplica à internet do século XXI?

Será que não é justamente esta idéia/cultura (a meu ver ultrapassada!) de que a internet é um "mundo à parte", um mundo virtual ("que existe como potencial, mas não como realização", "o vir a ser", "o irreal") que determina o comportamento das pessoas na utilização desta ferramenta?

A meu ver, a internet é uma fantástica ferramenta de comunicação, informação, conhecimento, negócios, criação e manutenção de vínculos, etc. Há muitos anos não concebo mais o meu cotidiano sem internet. Utilizo-a de diversas formas e para diversos fins e, até o momento, minhas experiências/vivências foram muito positivas.

Já fiz negócios pela internet, inclusive um, internacional; encontrei parentes com os quais tinha perdido o contato há muitos anos; reencontrei velhos amigos; fiz amizades profundas com pessoas que depois acabei conhecendo pessoalmente e também com pessoas que até hoje não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, mas que mantenho o vínculo de amizade e que tenho certeza que posso contar, se precisar. Amo pesquisar na internet.

Creio que o maior equívoco em relação à utilizaçâo e comportamento dos usuários da internet é justamente esse conceito de mundo virtual (irreal). A quem interessa manter essa cultura de virtualidade/irrealidade?

Já há muito tempo, me refiro à internet como "mundo virtual-real", pois é esta a vivência que tenho da internet. Há usuários que ainda pensam e agem como se apenas os micros estivessem se comunicando... esquecem que atrás de cada micro há uma pessoa, com sentimentos, emoções, pensamentos, comportamentos, reações, etc. Enfim, esquecem ou não têm a mínima consciência de que a internet é apenas um espelho e retrato fiel da nossa sociedade.

Os grupos, na internet, funcionam e se comportam da mesma forma que no chamado mundo real. E não poderia ser diferente: são seres humanos se comunicando e "convivendo" através de mensagens!

Sou participante ativa de diversos grupos (por afinidade de interesses) da internet, há alguns anos. Criei e sou moderadora de 4 grupos na internet, todos no yahoo, em torno do mesmo tema, mas com objetivos diferentes. E minha experiência diz exatamente o que falei acima: grupos virtuais se comportam da mesma forma que grupos reais! Parece óbvio, não é? Mas para grande parte dos internautas, não é, por incrível que possa parecer!!! Não há essa consciência, infelizmente... Prevalece a imagem de virtualidade, de "terra do nunca", de "frieza", de "terra de ninguém", de "máquinas que se comunicam"...

Meu trabalho (por amor) nesses anos de vivência em grupos "reais" e "virtuais" tem sido quebrar este paradigma: realidade x virtualidade. Posso afirmar que tenho obtido sucesso e que isso tem me dado muita alegria e prazer!

Afirmo, também, que é muito fácil "mentir" em chats, "ser enganado" em chats. Contudo, quando se participa de grupos por afinidades de interesses, por tempo razoável e de forma ativa e constante, é difícil ser enganado, ser surpreendido, fazer uma imagem totalmente diferente daquela que é passada no grupo. Ninguém se sustenta, ativamente, fazendo-se passar por quem não é, por muito tempo. Como acontece "aqui", no mundo dito "real".

Se realmente interagimos com as pessoas via internet, falando, vendo e/ou simplesmente escrevendo mensagens, certamente estamos mexendo com emoções e sentimentos, impressões, julgamentos, fantasias e tudo o mais. Mesmo na aparente "frieza" de conversas profissionais, via internet, estamos a todo momento mexendo com as emoções. Então... por que não é possível também rir ou ficar irritado, chorar e até ter um ataque de nervos via internet? Quando se participa ativamente de grupos vê-se, sim, ataques de nervos, pessoas que ficam magoadas, irritadas, que discordam e até brigam... vê-se também, pessoas que se auxiliam, que apóiam umas às outras, que ajudam, que riem juntas, que fazem amizade, que criam vínculos que podem ser profundos.

Por quê? Resposta simples e óbvia: porque não são micros (máquinas) se comunicando apenas, mas seres humanos, com todas as características e comportamentos pertinentes!

Esse mito de "mundo virtual-irreal", ou seja, de "máquinas se comunicando", "frieza", "automação" e assim por diante já está, a meu ver, ultrapassado, devido ao advento da internet. A internet revolucionou o planeta e a forma de milhões de pessoas se comunicarem, utilizando mais esta ferramenta, que com apenas rápidos toques nos coloca em contato com pessoas das mais longínquas terras do planeta, em tempo real!

Esse mito de mundo virtual (fantasioso, irreal), deve-se, em grande parte, aos filmes holywoodianos do século passado. Aqueles velhos filmes "futuristas", cujas fantasias já estão fazendo parte do nosso cotidiano e que nossos filhos nem concebem, nem conseguem imaginar como era antes de existir o microcomputador e tudo o que ele proporciona...

Continuar utilizando a internet como se tudo fosse virtual é eximir-se da responsabilidade de utilizá-la com consciência, cuidado, atenção e da melhor e mais produtiva forma possível! No chamado mundo virtual, assim como no dito mundo real há sobreposições e entrelaçamentos de realidades. No momento em que pessoas interagem via internet não há como sair ileso, intocado, igual, assim como acontece "aqui" no denominado mundo real! Uns saem "mais" ilesos, outros "menos" (dependendo muito do grau de resistência a interrelacionamentos mais profundos) mas com o tempo, todos somos afetados, pois fazemos parte da grande teia universal, onde afetamos e somos afetados a todo momento...

Pensar e agir como se o dito “mundo virtual” fosse somente "virtual-irreal-ficcional", alimenta nossa fantasia pois dá a sensação de liberdade, de anonimato, de impunidade, de não sentir-se responsável, de estar num imenso "parque de diversões" ou numa sala de teatro, onde tudo pode, tudo vale, tudo é possível! Penso que é esta a grande "armadilha" da internet, o grande "perigo", o grande paradoxo: justamente acharmos que o mundo virtual é realmente somente virtual-ficcional! Creio também, que este "mito da virtualidade/irrealidade da internet" colabora, em grande parte, com a forma inconseqüente como as pessoas utilizam esta ferramenta.

Acho que é necessário quebrar este paradigma de "mundo virtual" como sinônimo de comunicação via internet, pois a realidade comprova que a internet e a interação humana através dela é algo objetivo, concreto e palpável, pois é possível ver seus resultados. Não se trata de substituir os contatos pessoais pelos contatos via internet, mas sim, de agregá-los, entrelaçá-los, conhecê-los, explorá-los, através desta ferramenta preciosa que temos ao alcance de um dedo, se desejarmos! E assim, tirarmos o melhor proveito desta ferramenta extremamente rica que temos em mãos!

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fátima Rodrigues Graziottin   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa