Menu

O Resgate do Sagrado Feminino

Atualizado dia 3/14/2007 4:41:11 PM em Autoconhecimento
por CIRANDDA DA LUA


Facebook   E-mail   Whatsapp

Todas nós temos anseio pelo que é selvagem. Existem poucos antídotos aceitos por nossa cultura para esse desejo ardente. Ensinaram-nos a ter vergonha desse tipo de aspiração. Deixamos crescer os cabelos e os usamos para esconder nossos sentimentos. No entanto, o espectro da mulher selvagem ainda nos espreita de dia e de noite. Não importa onde estejamos, a sombra que corre atrás de nós tem decididamente quatro patas.

Clarisa Pinkola Estés


A Jornada, através desta busca pelo Sagrado Feminino, nos leva a falar de nossa História passada, do nosso presente, do nosso futuro e ainda daquilo que deixaremos para aqueles que nos procederem. Como nos conta a História e nos comprovam estudos arqueológicos, houve um tempo em que uma cultura "matrifocal" regia nossa civilização. Matrifocal pelo fato de não permitir diferenças hierárquicas entre homens e mulheres. As relações não eram baseadas no poder, havia coletividade entre os indivíduos, não havia espaço para guerras, ameaças e destruição de seus semelhantes. A vida dos indivíduos era regida pela natureza a Terra era considerada a "Grande Mãe", aquela que nutria e dava sustento.
Nestas sociedades primordiais, a natureza era " sagrada", a Terra era adorada como uma Deusa, aquela que tem o poder da vida-morte-vida. Não havia destruição desmensurada ou morte desnecessária, respeitava-se os ciclos da natureza. Analisando esta relação "indivíduo-natureza" nos dá base para analisarmos a relação "indivíduo-sociedade" como conhecemos hoje.
Vivemos anos de patriarcado, séculos onde a mulher foi colocada numa posição de dependência e alienação. A vida foi sendo moldada pelos usos que fizemos da natureza, as relações entre os indivíduos foi se concretizando de acordo com o que homens e mulheres aprendiam em seu ambiente e da interação com estes. Quando não permitimos uma relação íntima entre a mulher e a natureza, nos tornamos estéreis em nossas relações entre nós e o meio que habitamos. Hoje, nossa sociedade é reflexo desta distorção de valores, muitos grupos e pessoas isoladas lutam para reverter este quadro.
Muitos teóricos nas mais diversas áreas: sociologia, psicologia, antropologia, história, entre outras, estão buscando a cura da sociedade através do " estudo do feminino".
Lembramos que o conceito de feminino que definimos aqui é aquele descrito por Monica Von Koss:

"Quero enfatizar que quando falo do " feminino" não me refiro exclusivamente às mulheres. Não falo de anatomia, mas de uma atitude diante da vida, possível de ser manifestada por todas as pessoas. Pelo fato de estarmos vivendo há tanto tempo imersos em uma cultura na qual predomina absoluta a polaridade masculina da divindade, necessitamos revalorizar a polaridade feminina, recuperando seus valores, para alcaçar um equilíbrio, antes que possamos transcender esta dualidade".
Sendo assim, esta "revalorização da polaridade feminina" nos leva ao caminho da "Deusa", o conhecimento profundo, a intuição; é falar sobre todas as mulheres que vieram antes de nós, colher suas histórias, seus desejos, seguir as pegadas deixadas por nossas ancestrais".
Falar sobre o feminino demostra a força que tal fenômeno tem em nossas vidas, devolve a cura ao nosso planeta, voltaremos a perceber que estamos interligados numa teia de relações; causa e efeito; estão sincronizados e envolvidos no movimento contínuo da vida, nas estações do ano, fases da lua, da energia que envolve e transforma a tudo e atodos de seu modo espiralado.
Hoje, a mulher desperta para sua condição e se descobre um ser individualizado, com direitos e talentos, até então adormecidos; percebe que não precisa perder sua essência para ser aceita na sociedade; ao contrário, a partir da aceitação de si mesma, ganha força, equilíbrio e resgata seu "Sagrado Feminino".

Soraya Ferreira Mariani

Quer saber mais?
Sagrado Feminino - Um Círculo de Mulheres
Aula aberta: 16/03
www.ciranddadalua.com.br
email: [email protected]
Fone: 011 9979 0447

Soraya Ferreira Mariani é arteterapeuta, psicopedagoga, estudiosa de astrologia e espiritualidade feminina. Terapeuta formada em técnicas holísticas, focalizadora de jornadas, celebrações, dinâmicas de grupo, dançaterapia e danças circulares sagradas. Coordenadora do projeto Cirandda da Lua; o mesmo é focado na conscientização e crescimento pessoal de adultos, adolescentes e crianças, favorecendo o desenvolvimento de suas habilidades naturais, criatividade, poder e auto-estima. Desenvolve um trabalho específico direcionado às necessidades físicas, psíquicas e espirituais da mulher contemporânea, através de cursos e atendimentos individuais denominado: "Resgatando o Feminino Essencial".
Ao longo dos 8 últimos anos, com o intuito de estar sempre conectada com o “novo”, e acreditando na Formação Continuada do ser humano, tem participado de treinamentos com diversos focalizadores de danças circulares nacionais e internacionais : Renata Ramos, Cristiana Menezes, Willian Valle, Peter Vallance da Escócia, Laura Shanon dos EUA, Mandy de Winter da Inglaterra, Gabrielle Wosien da Alemanha, Ray Price do País de Gales,Pablo Scornik da Argentina, Gwin Peterdi dos EUA e outros.

Texto revisado por: Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: CIRANDDA DA LUA    
Soraya Mariani é coordenadora do Projeto Cirandda da Lua.Tem formação acadêmica em artes e pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia e Arte Terapia. Agrega ao seu conhecimento diversas técnicas holísticas: floral, fitoterapia, encantação de contos, tarô; e ainda dedica-se ao estudo e prática da mitologia arquetípica, filosofia, antroposofia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa