Home > Autoconhecimento

O Sabotador Emocional... Será?
por Flávia Pelegrini

O Sabotador Emocional... Será?

Quem é esse outro Eu dentro do seu Ser que insiste em puxar o tapete do seu equilíbrio!?
O tal “Emocional”... quanta desordem e desarranjos este fulano tem lhe provocado, hein!?
Pois bem, vamos investigá-lo mais a fundo...

Quando é que ele se manifesta e toma a direção do barco? Na solidão? Na dor? Na revolta? Na impaciência? Enfim... nas dificuldades?
Pois, então, cabe aqui o refrão “Se está difícil é porque você ainda não aprendeu a lição!”

Sejamos maduros... há dores e dores! Em geral, as dores acompanhadas da desordem e desarranjo emocional, que fazem da vida uma verdadeira tormenta, afetando e causando até preocupação nos que te cercam, Normalmente, essas dores que vêm junto com a extroversão da própria dor... são todas paltadas no Egoísmo! A falta de algo... que como a criança birrenta causa tumulto e muito barulho no mundo que a cerca. Além do mais esse tipo de dor tem sempre um culpado... é o outro que me inveja, é o outro que me prejudica, é Deus que é injusto, são as energias negativas do ambiente etc etc... Vamos logo se benzer! + + +

Mas existe também outra espécie de pessoas, em geral são as que realmente tem momentos de grandes desafios na vida, e sentem dores realmente profundas, geralmente sofrem em silêncio, com dignidade, muitas vezes nem mesmo deixam as lágrimas rolarem... e se deixam, poucos sabem, poucos notam... porque antes disso, já se restauram por si só, respiram fundo e seguem as suas batalhas do dia a dia de cabeça erguida e com maturidade!

Não quero aqui classificar ou diminuir a dor de ninguém... até porque Dor é Dor... E Dor Doi!

Mas quero sim tocar no ponto da Maturidade Emocional. Se autoanalise... deixo aqui uma dica: Se a sua Dor lhe vitimiza, cuidado! Você pode estar exalando Egoísmo! Se a sua Dor lhe torna maior, isso é sinal de um Emocional mais Inteligente e Maduro!

A proposta aqui é simples... quem é o Vilão!? O Emocional!?? Ou o comandante dele!??

Não sejamos vítimas... o emocional jamais toma o controle do barco!!! É a Consciência e a Razão que antes o abandonam! O Emocional passa a ser neste instante um dispositivo de defesa já que “O piloto sumiu”.

Aquele escândalo, nada mais é o pedido de ajuda, e nessa hora o “Emocional” se presta mesmo a esse favor! Sempre um socorro vem... ao menos enquanto a sanidade for mantida... (porque a fogueira do inferno interior é alimentada diante da quantidade de lenha que ali colocamos). E aí vem a etapa da “Transferência do Saldo” ...é comum jogar na mãe, nas avós, ou em quem está por perto... o tal “despejo de tudo”... gerando no outro tamanha preocupação! E de imediato, o ser em desequilíbrio se acalma como mágica! Quanto Egoísmo!!! Como se o outro não tivesse também as questões internas dele próprio.

No caso dos Fortes, é diferente... o auxílio vem em forma de apoio dos mais próximos. Quase sempre palavras são desnecessárias... apenas estar presente é suficiente.
Escrevo este artigo destinado aos ADULTOS... que a essa altura deveriam ter o seu Emocional atuando na idade adulta também! Não escrevo como crítica ou julgamento, mas como um Alerta!

Existe uma técnica muito simples para minimizar estes estados de “Emocional – Pilotando”, essa técnica pauta-se no uso do Espelho! Olhe todos os dias no espelho por 1 a 2 minutos, olhe dentro dos teus olhos e se pergunte... “O que Eu tenho de bom!?” “O que eu tenho de ruim!?” “Quais são minhas alegrias? ” “Quais são minhas dores e o que elas querem me dizer!?”

Estas simples perguntas ajudam a manter o Comandante “Consciência – Razão” no comando!
E a pergunta crucial que você pode fazer para realmente se ajudar... essa você fecha os olhos e pergunta ao seu coração: “Quem pode estar precisando de mim hoje, e como posso ajudar sem me prejudicar e sem prejudicar ninguém!?”

Este é um guia para ser um tanto menos egoísta... Este é um guia para se manter consciente... Este é um guia para manter o Emocional a favor da Razão. Não é o único guia que existe, mas é um bastante eficiente! Quem seguir, verá!

Espero que estas linhas tenham somado de alguma forma.
Para saber mais sobre o meu trabalho, entre em contato.

Flávia Pelegrini

Texto Revisado


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Flávia Pelegrini   
Terapeuta Holística e Vibracional -CRTH-BR1654. Radiestesista - Pessoal, Empresarial e Geobiologia -ABRAD1202. Dra Honoris Causa em Mentalismo, Parapsicologia e Medicina Vibracional pela Albert Schweitzer University. Medicinas Vibracionais -Cristais e P. Preciosas. Mestre Reiki. Cursos e Vivências. 
E-mail: flaviapnog@hotmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 10/01/2018

Veja também
Como alavancar a autoestima num relacionamento tóxico?
As lágrimas de um Guardião Espiritual
Governa-te a Ti Mesmo
O Autoconhecimento tem muito a ver com o seu bolso
Amai os vossos inimigos!
Dicas espiritualistas para o bem viver em Dezembro de 2018

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

energia
I-Ching: 03 – CHUN – DIFICULDADE INICIAL
O início de todas as coisas é freqüentemente trabalhoso e difícil. Mas basta manter-se paciente e perseverar.


energia
Runas: Sowilo
Seja transparente. Dia excelente , força vital e sucesso.


19
Numerologia: Originalidade
Mudanças ha muito consideradas podem ser bem feitas hoje. Seja diferente e original. Este é o dia para o exercício da individualidade.
Experimente o novo e o ainda não tentado. Mantenha-se independente e decisivo e, sobretudo, tenha coragem de agir de acordo com os seus sonhos.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. O que fortalece a sua autoestima e não te deixa ficar num relacionamento abusivo?
2. Será que ele realmente me ama?
3. 3 Exercícios para ser uma mulher (mais) autêntica
4. Meu coração está cheio de Luz
5. Você é um leão ou um carneiro?
6. Não conheço meu horário de nascimento: Posso fazer um mapa astral?
7. Como é e o que fazer quando se é filho de pais narcisistas perversos?
8. O medo de ir mais longe

 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa