Menu

O SACERDOTE

Atualizado dia 6/7/2007 12:29:28 PM em Autoconhecimento
por Zaida Miranda Rebêlo da Silva


Facebook   E-mail   Whatsapp

O arcano 5 significa ordenar, disciplinar, cumprir e crer e é um realizador, lento, unidimensional e centrípeto.

O Sacerdote, também designado como O Papa, O Pontífice, o Hierofante, O Grande Sacerdote, The Hierophant, Le Pape, Der Hoherpriester, Il Papa ou El Papa, tem como ornamento comum na lâmina do tarot, um homem com vestes sacerdotais, uma mitra em sua cabeça, báculo sacerdotal na mão esquerda, sinal de bênçãos com a mão direita, duas pessoas de costas, colunas e templo.

Um homem adulto com vestes sacerdotais, símbolo da doutrina espiritual e dos dogmas sociais, está aparentemente ensinando dois discípulos que se encontram de costas e ajoelhados, símbolo da submissão, expressando falta de personalidade ou de conduta própria. O báculo do sacerdote, símbolo de autoridade espiritual e poder intituído, e suas mãos expressando bênçãos indicam pleno domínio sobre as pessoas e fatos envolvidos. É interessante notar que este arcano não se reporta à justiça Divina, aos movimentos cármicos ou ao mundo espiritual diretamente, mas à justiça idealizada e outorgada pelos homens e para os homens, às leis e dogmas sociais, à condição moral e religiosa para socializar o meio ambiente.

Este arcano sugere a necessidade de agir na legalidade, dentro da ordem e da moral instituída. Também possibilita a organização da vida caótica e a reclassificação de situações desordenadas. Simboliza os dogmas, virtudes, filosofias, religiosidade, legalidade, mas tudo sob o parâmetro social, do grupo ou da família, jamais sob a ótica pessoal. O principal sintoma do arcano 5 é o arcano 6, O Enamorado, que representa o contato com o plano social, as opções rotineiras, a propagação de uma vontade ou realidade, o encontro.

Em ambos os sintomas há um adiamento dos objetivos, pois tudo tem que ser aceito por todos. Como naquele famoso caso de nossos amigos ou parentes interferindo em nossos planos pessoais, dizendo-nos o que precisamos realizar para sermos felizes, quando, na realidade, nem eles tiveram capacidade de escolher sua própria felicidade. Não se discute, no arcano 5, sua condição de poder pessoal e realizações; ele os tem por uma condição natural, seja de direito Divino, seja do social, seja do pessoal. O problema encontra-se em sua inflexibilidade com novos valores, nas mudanças de hábitos e nas atitudes limitadas.

Podemos extrair uma reflexão: tudo na vida é pleno de possibilidades, realização e continuidade, mas o respeito ao próximo é imprescindível para a felicidade.

Taróloga

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Zaida Miranda Rebêlo da Silva   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa