Menu

O segredo da paz

Atualizado dia 7/20/2015 6:21:54 PM em Autoconhecimento
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

O Bhagavad-Gita diz: "qualquer coisa que aconteça, acontecerá para o seu bem; o que está acontecendo, está acontecendo para o seu bem; o que vai acontecer, também acontecerá para o seu bem".

Textos como esse podem parecer sem sentido para a maioria humana, mas isso acontece por sermos seres dualistas, ou seja, para nós tudo se divide em bom ou ruim, belo e feio, tristeza e felicidade, etc., não conseguimos ver a unidade existente em todas as coisas e, obviamente, isso nos traz angústia, depressão, insatisfação. Mas a natureza das coisas e do homem não é dual, ela é una, o que significa que o nosso estado de felicidade ou tristeza é causado pela nossa capacidade ou incapacidade de enxergar as coisas como elas realmente são, e não como nós achamos que elas sejam.

Dentro da escala evolutiva do espírito, é natural que a consciência precise enfrentar as situações duais para crescer em experiência; em outras palavras, o ser precisa conhecer a doença para dar valor à saúde; precisa conhecer o mal para dar valor ao bem. Mas esse estado de distinção das coisas é viável quando o espírito encontra-se ainda nos primeiros estágios evolutivos, chega um momento em que é preciso transcender esse estado mental de distinção. Esse estado de transcendência a que me refiro é um estado de gratidão incondicional. Ser grato de modo incondicional significa que você está maduro o suficiente para agradecer até mesmo pelas coisas "negativas" que lhe aconteçam; mas isso só é possível se compreendermos a passagem do Bhagavad-Gita.

Quando o Gita diz que "qualquer coisa que aconteça, acontecerá para o seu bem", ele pede que ampliemos a nossa visão e passemos a compreender a sabedoria da vida. As coisas não são positivas nem negativas, elas passam a ser aquilo que projetamos para ela, mas a natureza essencial das coisas é absolutamente neutra. Uma doença, por exemplo, não é algo ruim - ouso até a dizer que é algo muito positivo, pois através dela nosso espírito sairá depurado, mais experiente e com um conhecimento que não teríamos adquirido de outra forma. Por isso que o Gita ensina que "qualquer coisa que aconteça, acontecerá para o seu bem". Mas para entendermos a profundidade disso, precisamos eliminar a visão restrita que nos faz acreditar que a vida se resume ao estado material que conhecemos - claro que não é assim; na verdade, o estado material é diminuta porção da vida em si, e se não estamos prontos para compreender isso, obviamente também não estamos em condições de julgar se as situações são boas ou más.

A palavra-chave é aceitação, e o segredo da paz interior é não impor resistência emocional a situação nenhuma, pois aconteça o que acontecer, sempre sairemos mais fortes, instruídos e com a consciência mais expandida. Somos absolutamente livres para gostar ou não gostar das coisas que nos aconteçam, mas precisamos ter a plena consciência de que a vida é muito mais sábia do que nós e se algo nos foi dado pela existência, é por que é exatamente disso que precisamos para evoluir. Vamos compreender que estar em paz não é estar livre de dores, mas é a sublime capacidade de ser grato tanto pelo prazer como pela dor, afinal, ambos são necessários ao nosso crescimento.



Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa