Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

O SEGREDO ESTÁ NA VONTADE

por Ivete Costa

Publicado dia 20/3/2009 em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


O ato da vontade é representado por nossas escolhas e decisões. Muitas vezes acreditamos que somos vítimas das circunstâncias e sem opções. Este processo se faz presente por não estarmos conscientes de nosso poder de escolha. Podemos decidir e escolher ser o que queremos, realizar e nos transformar de acordo com nossas intenções. Quando estamos conscientes deste poder e nos apropriamos dele, nos tornamos mais hábeis a fazer melhores escolhas. Podemos decidir entre aquelas que tanto favoreçam o nosso bem, quanto o das pessoas à nossa volta.

Todo ato da vontade, na Psicossíntese, passa por seis estágios:

Investigação: a descoberta e a clareza do propósito (O que quero? Por quê? Para quê?)

Deliberação: devemos analisar entre as muitas possibilidades e alternativas a que vale a pena realizar, a que é possível no presente momento. Para se obter um processo positivo na deliberação, é preciso ver claramente e conhecer com profundidade o propósito ou o problema e formular alternativas possíveis. Trilhar, mentalmente, os caminhos, as possibilidades e refletir sobre o provável resultado de cada alternativa e opção levantada, avaliando prós e contra. É um exercício de previsão e exige reflexão cuidadosa e discernimento. Torna-se necessário, também, ter consciência do efeito que nossos atos podem produzir em outras pessoas, principalmente aquelas que estiverem diretamente ligadas ao problema ou propósito.

Escolha: para decidir entre várias alternativas e possibilidades é preciso escolher. Escolher é preferir e preferir significa descartar, ao menos por ora, as outras opções. Exige renúncia. Portanto, toda renovação e modificação devem ser acompanhadas por decisões e escolhas sábias, refletidas. Não é saudável abandonar o que já está estabelecido sem antes ter descoberto alternativas mais saudáveis e melhores. Mas quando as encontramos, devemos agir de forma corajosa e nos entregarmos com fé, decisão e amor à aventura do futuro e do novo.

Afirmação: estamos agora na fase da realização, da manifestação de nossa vontade. Os passos anteriores já foram levados a efeito: clareza de propósito; levantamento e avaliação das alternativas; decisão e escolha da alternativa mais apropriada para o momento. Neste estágio, torna-se imprescindível fortalecer e afirmar a decisão de que esta é a alternativa possível para a realização do propósito. A afirmação é que traz a força, a determinação e a disposição de seguir adiante.

Planejamento: momento de formular clara e precisamente como chegar ao objetivo. Qual a maneira mais simples, prática, econômica e tangível? É necessário formular passos que sejam possíveis e realizáveis dentro dos recursos disponíveis e do tempo necessário para chegar ao objetivo.

Execução: mãos à obra. É momento de executar o planejamento, focalizando a qualidade de cada passo dado rumo ao objetivo. O planejamento é flexível, podendo ser reavaliado. O monitoramento também é necessário. Verificar se os passos dados o estão conduzindo ao propósito.
Parfitt destaca que, “embora os atos da vontade incluam essas seis etapas, elas raramente se sucedem de forma linear”. Quando chegamos na fase de planejamento, podemos constatar a necessidade de retroceder e verificar a deliberação, pois podemos chegar a conclusão de que a decisão e escolha não foram as mais acertadas. É importante retornar sempre à fase de afirmação para fortalecermos as decisões e nos imbuir de coragem, persistência, disciplina, energia e foco.

Precisamos considerar que nossas decisões afetam as pessoas e as situações com as quais estamos envolvidos, portanto, as decisões devem ser feitas com responsabilidade e empatia. Se for possível decidir com o menor impacto possível, por que não?

A nossa proposta é que você reflita sobre cada um destes estágios e verifique como eles acontecem no seu dia-a-dia. Em qual dessas fases você encontra dificuldade?

Sugerimos que você utilize estes estágios para as mudanças que decidir fazer em sua vida. Pois acreditamos que esta seja uma forma eficaz e bem-sucedida de alcançar um objetivo.

Abraço fraterno!
Ivete Costa
Coaching e Mentoring - Sistema ISOR - Ative seus potenciais para alcançar os resultados desejados
Terapia Transpessoal - Psicossíntese
Florais de Bach
Harmonização dos Chacras
Treinamento e Desenvolvimento Humano
Atendimentos individuais, grupos e in company
link
11 2046-7227

11 8803-4140



Texto revisado por: Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16

Sobre o Autor: Ivete Costa   
Treinamento e Desenvolvimento Humano para Empresas e Instituições de Ensino
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Transcomunicação Instrumental
artigo A liberdade de ser
artigo Você sabe quais os benefícios de um atendimento de radiônica?
artigo Do Oran Mor aos corações apaixonados pela Luz

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.





horoscopo


auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa