O sentido da responsabilidade
Atualizado dia 8/5/2006 9:39:44 PM em Autoconhecimentopor Flávio Bastos
As responsabilidades da vida de convivência nos direcionam, intuitivamente, para as relações nos papéis de pais. É mais do que intuição, é uma força instintual da natureza humana que convoca-nos para o amor, o zelo e a proteção.
Nas leis da reencarnação, nada é por acaso. Se viemos no papel de pai ou mãe daquele filho ou filha, independentemente do que ocorreu com esta relação no remoto passado, viemos para crescer juntos, aprendendo no próprio processo relacional.
Fomos, muitas vezes em outras vidas, vilões e vilãs, assim como também fomos vítimas desta mesma situação. Aprendemos com os erros cometidos, mas evoluímos com mudanças de atitudes e tomada de consciência sobre o nosso papel na vida de responsabilidades chamada reencarnação.
E não existe responsabilidade maior, sob o ponto de vista das leis da reencarnação, que a responsabilidade sobre si mesmo e o compromisso assumido na educação daqueles espíritos que hoje são nossos filhos.
Se eles trazem nas suas bagagens, vícios comportamentais, cabe-nos assumir o papel para o qual viemos programados, ou seja, transmitir, desde a primeira infância, o que eles precisam para ajudarem-se a superar seus desequilíbrios: dedicação e amor!
Não existem "mistérios" na natureza humana, assim como não existem na natureza animal. Fomos concebidos para a vida e a preservação da espécie através, principalmente, do envolvimento nesta energia maior que nos eleva e nos impulsiona para a evolução.
Sob o aspecto científico da genética humana, o DNA é descrito como sendo a fita química de todas as etapas das nossas vidas: doenças genéticas - quais, tempo de surgimento, gravidade, periodicidade, etc; características físicas e deficiências físicas. No DNA vamos, diariamente, numa vida, gravando o que nos ocorrerá na vida seguinte: é a construção lenta, mas segura, de acontecimentos infalíveis e inevitáveis.
"Se o DNA perde a estabilidade ou é afetado pela diversidade das reações químicas, modifica o código vital e enlouquece" (revista "Medicina e Saúde"), ou seja: a produção hormonal pode influir na modificação do DNA, produção esta afetada pelos atos, palavras, sentimentos e pensamentos das pessoas.
Atos e pensamentos harmoniosos, emoções agradáveis, alegria e amor, trazem modificações benéficas ao DNA, melhorando o padrão e marcando menores dificuldades para a vida seguinte. Em contraposição, atos e pensamentos de raiva, ódio, mentira, sentimentos baixos, emoções desregradas, provocam produções hormonais que atingem o DNA, modificando-lhe e gravando marcas que determinarão, no futuro, as reações a ações e pensamentos destrutivos.
Se o homem é aquilo que ele pensa e, se gravamos os frutos da jornada terrena no íntimo de nossas células, no código de vida do DNA, não somos responsáveis somente conosco e, sim, através da ótica da reencarnação, co-responsáveis pelo o que acontece, aconteceu e acontecerá com os desígnios da humanidade, a começar com nossos próprios filhos e, em extensão, com a sociedade, país, etc.
Somos a síntese do amor ou do desamor em nós mesmos projetado no "outro", e neste jogo construtivo-destrutivo, estabelecemos as nossas bases firmes ou débeis, conforme a nossa índole, o nosso caráter.
Há mais de dois mil anos, Cristo proferiu uma frase marcante: "Amai-vos uns aos outros como amai a vós mesmos". Desta verdade não podemos, eternamente, fugir, porque ela representa um desafio que insiste em permanecer latente em nossas consciências como sendo, talvez, o maior desafio que o futuro reserva para a humanidade.
Psicanalista Clínico e Reencarnacionista
Visite meu Site, clique no link:
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 14
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |