Menu

O sucesso profissional através da constelação sistêmica

Atualizado dia 4/9/2008 10:34:41 AM em Autoconhecimento
por Theresa Spyra


Facebook   E-mail   Whatsapp

As lágrimas caíam dos olhos de Milena. Ao término da dinâmica de constelação empresarial, muitos insights vieram aos borbotões: o como ela insistira em manter o seu comércio de confecção durante mais de dez anos, lutando por um lucro que não vinha e pela pressão em trabalhar numa coisa que não estava legal. Descobriu que estava lá somente porque utilizara o dinheiro do marido para construir a empresa, e na realidade não se percebera como proprietária, mas sim como empregada do próprio negócio. Viu ainda que se recusou a fechar ou mudar de local achando, erroneamente, que iria ofender o marido se tomasse esta decisão, além de se sentir fracassada por não ter dado certo. Porém, ao constelar a sua empresa, ao mesmo tempo viu que tinha uma profunda vontade de trabalhar no ramo do artesanato, e isto até lhe arrepiava o corpo! Vislumbrou que poderia ter muito lucro com isso, e que se tivesse seguido o seu impulso, já teria mudado de ramo há muitos anos! Entre lágrimas e soluços, ela decidiu:
- vou fechar a empresa!

Desde crianças somos ensinados que nós temos que escolher a carreira certa. O que você pensaria se eu disser: a carreira certa é quem escolhe a gente? Desde crianças somos ensinados que aprendemos as coisas que sabemos, passo-a-passo. O que você pensaria se eu disser: nós já sabemos aquilo que precisamos, e apenas desenvolvemos o talento inato. E quanto ao trabalho: sabia que existe um caminho profissional que é a sua cara?
Vou explicar. Nós, seres humanos, quando nascemos, já trazemos em nossa carga genética milhões, bilhões de informações recebidas dos nossos ancestrais, através da hereditariedade. Tudo o que foi vivido, sentido, visto, cada habilidade aprendida ou desenvolvida pelas gerações e gerações anteriores à nossa, tudo isso é transmitido para os descendentes. A maior parte das informações que você tem em si permanecem em estado latente, e necessitam de estímulo, ambiente e capacitação para você desenvolvê-las. Se você olhar para dentro de si, ouvirá uma voz ou terá uma sensação de que gosta muito de realizar determinada coisa: por exemplo, cantar ou tocar um instrumento. Outras vezes, sente uma atração profunda por morar em regiões de mata ou, quem sabe, no campo. Sente em si, as vezes, habilidades manuais, mesmo que nunca as tenha exercido. Se você se pesquisar, verá que tem vocação para diversas tarefas, para alguns estilos de vida, e isso é herança de sua corrente genética, que “casou” com quem você é, agora. Se você tem um irmão, ele apresentará outras características que casaram com o estilo dele, com o aprendizado e personalidade dele. Todo o resto fica latente, em estado de espera, e geralmente nem é ativado durante a vida.
O que interessa, realmente, é o que já está ativado, em forma de vontade, impulso, talento em você. Estas sensações geralmente contrariam a sua própria mente racional, aquela que pensa e tem um monte de conceitos de certo e errado. Por exemplo, seu interior diz que você tem talento para teatro, mas a razão diz que teatro não dá dinheiro, e então você parte para fazer engenharia. Aí é que está a questão: uma pessoa que tem o real impulso para teatro, trabalharia muito mais satisfeita e realizada quando seguisse seu impulso que deixando ele incubado. Se esta pessoa seguisse o impulso e quisesse até ganhar dinheiro com teatro, ela poderia partir para a produção de peças, para intermediar os incentivos do governo para o teatro – e ganhar em cima, enfim, o caminho profissional dela seria muito mais claro e menos doloroso do que como engenheiro.

E como saber se estou na carreira certa, se meu impulso está correto e não é apenas uma “viagem na maionese”? Como saber qual caminho tomar ao decidir mudar de carreira? A constelação profissional trabalha com esse aspecto: lembre-se que você carrega em si bilhões de informações que o ajudarão a trilhar um caminho profissional, além do que, suas características pessoais já lhe dão dicas de quais caminhos serão mais indicados. Para você perceber isso, é necessário investigar sua mente inconsciente, que dizem ser 95% do conteúdo da sua mente. Isso quer dizer que a mente que você acha que é você, seus pensamentos e emoções que você identifica como sendo você, não passa de 5% do total.

No caso da cliente acima, a que decidiu fechar a empresa para abrir outro negócio, intuitivamente ela sabia que existia um caminho bem mais prazeroso e lucrativo. Só não mudou antes porque a sua mente consciente, cheia de idéias de certo e errado, principalmente a respeito do significado da empresa perante o casamento dela, emperrava a decisão. Ficou anos arrastando um negócio que não ia para frente. E não tinha nada a ver com o casamento: eram somente idéias.
É bom entender que neste mundo, onde estamos ligados a muito mais coisas do que o nosso vão pensamento pode perceber, estamos o tempo todo conectados com caminhos que levam à realização. Os povos antigos, como os celtas e seus druidas, ou os chineses que consultavam o I ching, ou os gregos que se encaminhavam até a Pitonisa conheciam diversos métodos que podiam acessar a mente inconsciente, intuitiva, para perceber as melhores tendências, e então tomar uma decisão. Hoje em dia, a humanidade, até pelo próprio acúmulo de experiências e conhecimento que vem desde a antiguidade, já possui em sua corrente genética a predisposição para, cada pessoa, perceber intuitivamente, ela mesma, as próprias tendências e os melhores caminhos.
A constelação empresarial e profissional sistêmica vem sendo utilizada como um instrumento que aponta nesta direção, menos lógica e mais intuitiva. Mês passado tive conhecimento de uma gigante multinacional, aqui no Brasil, que solicitou uma análise sistêmica detalhada para um novo investimento que iriam realizar, projeto avaliado em milhares de dólares. É bonito perceber que a era absoluta da razão vem sendo agora acrescida à era da intuição. Também pudera: a razão está sempre com a razão! Mas o que faz a gente sofrer e as coisas não andarem... Minha cliente Milena que o diga!

Theresa Spyra
Consultora e facilitadora de constelação familiar, estrutural e profissional sistêmica, empresária, economista e máster em programação neurolingüística

trabalho em grupo de constelação sistêmica - neste domingo – últimas vagas!



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Theresa Spyra   
Theresa Spyra é alemã, trainer e terapeuta com especialização em constelação sistêmica familiar, organizacional e estrutural. Estudou com a também alemã Mimansa Erika Farny, pioneira na introdução do método sistêmico de Bert Hellinger no Brasil, e aprofundou-se nos sistemas estruturais e organizacionais, com estudos no Brasil, Alemanha e Suíça
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa