Menu

O uso da palavra para criar compreensão

Atualizado dia 4/20/2006 10:46:28 AM em Autoconhecimento
por Vera Godoy


Facebook   E-mail   Whatsapp

EU DEIXO OU LEVO?

"Diz a história que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:

- Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa... Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinqüagésima potência que o vulgo denomina nada!

E o ladrão, confuso, diz:
- Doutor, eu levo ou deixo os patos?"


Toda condição humana depende de como sabemos expor nossas idéias e o quanto elas representam as nossas verdades e a sabedoria que elas têm. O mistério da palavra é profundo e poderoso, mas como condição divina, é passível de ser atingido por qualquer um. Falar não é somente expressar-se através de palavras ou saber falar corretamente a língua, falar devagar, claramente mas, acima de tudo, falar com o coração, usando sinceridade, pureza de pensamentos, amor, criando oportunidade de evolução e crescimento para todos.

Devemos levar em consideração também o estágio de desenvolvimento do outro; nem sempre ele irá compreender o que tentamos explicitar, ou seja, falamos uma coisa, com uma intenção e ele entende outra totalmente diferente, de acordo com a referência e a maneira como ele está acostumado a agir e pensar. Portanto, temos que observar se a forma de linguagem que utilizamos é captada corretamente.

Saber falar também é o ficar calado, ou ainda, saber a hora de falar por que, por trás de tudo que dizemos – seja verdadeiro ou falso, consciente ou inconsciente - a nossa verdadeira face se apresenta. Não há como disfarçar o engano e a falsidade nas palavras, mesmo nas pessoas capazes de representar, de dissimular. Ninguém consegue sustentar a máscara por muito tempo!

O ser humano em desenvolvimento na Terra, diante da necessidade de diálogo e aprendizagem, dispõe do atributo de poder falar para que consiga comunicar-se com outras pessoas eficientemente, e essa seria uma oportunidade magnífica se ele usasse a linguagem com sinceridade, usando o coração.

O dom da palavra é uma ação humana e como toda energia, encontra-se subordinado à Lei da Ação e Reação e, quando sua semente é plantada (proferida), adubada e cuidada (pensamentos e falas semelhantes), torna-se um dia a planta que dará os frutos da mesma espécie, obrigando quem plantou a colher, pois o conteúdo falado pode construir ou destruir.

Os homens, hoje, desaprenderam o dom da palavra. Motivados cada vez mais pela imagem - televisão e, agora, também a Internet - já não cultivam o prazer de uma boa conversa. Abriram espaço para a linguagem das aparências e, sem dominar plenamente a palavra, poderão entrar em decadência como “ser humano inteligente”, e o homem que, antes de aprender a pensar, conquistou o dom da palavra fica cada vez mais longe da compreensão.

A arte de falar cria um campo para que a barreira da ignorância seja superada. Mas ela, a palavra, também pode ser mal empregada e tornar-se a maior fonte de toda divergência entre os homens. Quando se fala a verdade constrói-se não só um caminho próprio rumo ao alto, como também se promove um ambiente saudável e harmonioso ao redor. Quando não se fala a verdade abre-se um caminho em direção a todo tipo de destruição.

Porém, o ser humano precisa compreender que, como existem várias dimensões de desenvolvimento, existem também vários níveis de compreensão, então, o que é verdade para um não tem fundamento para o outro. O que para uns é natural, para outros é totalmente inconcebível, por isso temos que ponderar e refletir sobre aquilo que falamos. Muitas vezes, a rapidez do pensamento não permite a “reflexão” e acabamos falando aquilo que não queríamos; isso é semelhante à estória da pedra que depois de atirada sai do controle de quem a atirou, podendo ferir profundamente. O maior motivo de discordância está no fato de que nos apegamos aos nossos argumentos, aos nossos conceitos e ficamos "surdos" ao que é dito pelos outros, sem prestar atenção a mais nada.

Ouvir atentamente é difícil, mas é essencial para a compreensão e compreender deve ser o objetivo de todo diálogo. Sem compreensão, a palavra pode expressar os ecos de nossas próprias ilusões, crenças e preconceitos. Sem esforço para ouvir atenciosamente jamais saberemos usar a palavra com sabedoria, pois seremos presas fáceis da sedução dos termos e continuaremos a interpretá-los à luz de nossas próprias concepções. Dessa maneira, a palavra que deveria ser o meio utilizado para levar os homens à união, cria uma Torre de Babel, pois eles somente pensam e conceitualizam, mas nunca concordam. A melhor maneira de sair dessa Torre de Babel é calar-se e escutar atentamente.

Curar a nossa tendência a nos expressarmos sem praticar a paciência de escutar ou entender, para que aprendamos a reconhecer melhor o sentido de nossos pensamentos e opiniões. Ao fazer isso atingiremos o entendimento daquilo que estamos imaginando expressar e, assim, saberemos se o que estamos dizendo é correto, e mais importante ainda, se está sendo compreendido pelo outro corretamente.

“Não empregarás em vão o nome do Senhor teu Deus!”, é cristalino no seu significado.
Deixando-se guiar conscientemente pelas perfeitas Leis da Criação, com justiça, e amor, poderá o ser humano finalmente viver em paz, voltado à grande meta espiritual de completar seu desenvolvimento, usando sua expressão falada somente para emanar a Vontade Divina.

Participe do Curso: O RESGATE DA ALMA FEMININA
VERA GODOY

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 206


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Vera Godoy   
O Núcleo EL MORYA oferece Cursos, Vivências e Terapias. ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS. Cadastramento com autorização. E-mails: [email protected] Fone:11-2366-1104
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa