Menu

O valor de ser um solitário

Atualizado dia 2/5/2015 1:07:48 PM em Autoconhecimento
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Cada indivíduo tem sua própria vida, seus afazeres, sua rotina e sua busca pelo material. Essa busca, por mais conturbada e problemática que seja, traz relativa sensação de segurança ao indivíduo. É que as conquistas materiais são palpáveis e - mesmo que passageiras - traz a sensação de que, ao menos, está conquistando alguma coisa. E a busca espiritual? E as aquisições espirituais? Essas, por não ser de ordem material, satisfazem apenas os mais intuitivos que compreendem que este é o único tesouro que não se corrói. Porém, a possibilidade de encontrar alguém que compreenda isso e que esteja no mesmo nível de busca que você é extremamente remota. E, não raro, quando o indivíduo percebe que encontrou o seu caminho, ele tentará impor o mesmo caminho aos que o cercam. Grave erro! A busca é individual. A evolução não permite que levemos alguém de carona. Não é assim que funciona a evolução. Eu busco, eu evoluo! Você busca, você evolui!

Mas não há motivos para se deprimir. O fato de ter chegado o seu momento de despertar já deveria ser motivo suficiente de comemorar, festejar e comprometer-se em agarrar esta possibilidade com todos os dedos. Compreenda que se chegou o seu momento, este momento é somente seu e não dos outros. Assim como chegou o seu momento, chegará o momento de cada um, mas é preciso respeitar, para que o momento daqueles que nos são caros, chegue na hora devida e com toda a naturalidade possível. Forçar o despertar de alguém pode ser prejudicial e lhe retardar o progresso. É extremamente natural que aqueles próximos a você se irritem e não aprovem as suas mudanças, mas não é elogiável nem natural que você se revolte contra a revolta deles. Quem é que está em busca da iluminação: você ou eles? Então, a compreensão deve partir de você, pois é você que está tentando se desvencilhar do ego.

Compreenda isto: o ego é extremamente conservador, portanto, além de conservar a si próprio, ele teme pelos outros egos que o rodeiam. Mas limite-se a compreendê-los com amorosidade e compaixão. E por favor, continue amando-os e não interfira no modo de ser daqueles que não aceitam mudanças. Se quiser ensinar algo, ensine apenas pelo seu exemplo. E se tiver que ser solitário, então seja solitário. Lembre-se que suas mudanças afastarão apenas aqueles que não poderão acrescentar nada à sua nova fase. Aqueles que lhe amam de verdade, continuarão próximos de você.

Você verá, ainda, que se você agarrar com fidelidade à sua busca, você verá que não poderá mais sustentar os velhos hábitos. Não haverá mais espaço e nem interesse de sua parte, pois o antigo modo de ser já não é mais compatível com a sua busca. O que lhe ajudará mais: uma garrafa de cerveja ou um livro? Uma noite de festa e agitação ou silêncio e reflexão? Ambientes com som alto ou a paz da natureza? O trivial e fácil ou a difícil busca pela iluminação? Lembre-se que seguir às multidões, fazer o mesmo que a maioria faz, pode ser perigoso ou, no mínimo, frustrante, pois a iluminação só acontece a indivíduos, jamais às multidões.

E, para finalizar, reforço que nossos discursos não têm o poder de mudar ninguém. Nem mesmo Jesus conseguiu causar grandes mudanças em Judas. A única coisa que muda uma consciência são as suas experiências. Se algo lhe aconteceu que faz vibrar em você o desejo de mudar e seguir a busca de si mesmo, então, siga esse anseio. Pois posso afirmar que este é o único anseio que vem do Eu Cósmico, todos os demais são gerados pelo ego e, este não tem mais nada que possa lhe interessar...
 

Trecho do meu próximo livro “A realização da Divindade em nós”.
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa