Menu

O veneno da mágoa!

Atualizado dia 11/13/2007 10:57:29 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sobre a mágoa, alerta-nos Joana de Ângelis através da psicografia de Divaldo Pereira Franco: "Muitas distonias orgânicas são o resultado do veneno da mágoa que gerando altas cargas tóxicas sobre o aparelho mental, produz desequilíbrio no mecanismo psíquico com lamentáveis consequências nos aparelhos circulatório, digestivo e nervoso".

Quem não conhece ao menos uma pessoa que tem como característica remoer ressentimentos? Pois elas são muitas e geralmente passam a vida fixadas em experiências que tornaram-nas pessoas amarguradas e prisioneiras da sintonia da vitimização, até somatizarem essa energia negativa e adquirirem uma patologia crônica.

A mágoa é um "vírus" invisível que se não combatido a tempo pelo seu hospedeiro, vai se instalando lentamente em seu psiquismo, onde passa a agir sobre a química cerebral responsável pelos estímulos da alegria e da felicidade inerentes à natureza humana.

Da amargura para os estados depressivos é um pequeno passo, onde poderá associar-se também a hipocondria como sintonia de fixação na morte, pois a vida passa a não ter mais sentido à medida que, gradativamente, vai se apagando o foco de vida saudável que ainda resta.

O ressentimento é um ácido corrosivo que vai, aos poucos, danificando os saudáveis mecanismos de expressão da alma e afastando o indivíduo do convívio social e familiar que vem a ser uma das razões principais da nossa passagem pela vida.

Nesse estágio de paralisia consciencial, a criança interior responsável pela espontaneidade, naturalidade e alegria da vida, já deixou de existir, pois o sentimento de amor e proteção a um filhote de passarinho que acaba de cair do ninho, ou a exclamação de "Olha lá!" na visão de uma "estrela cadente" que rasga o firmamento com a sua trajetória de luz, não faz mais sentido ao adulto que começa a perder o tesão pela vida.

Amargurado e fechado para as emanações da energia vital que insistem em bater à porta da consciência, o adulto sente-se prisioneiro de si mesmo. E recluso e afastado da vida que flui lá fora, só encontra "estímulo" para continuar remoendo as frustrações, traumas e decepções de seu passado.

Alimentado pelo sentimento de dor e sofrimento vê a vida esvaindo-se por entre as grades da diminuta abertura da masmorra que aprisiona a sua alma, onde o sol, lá longe, tenta estimulá-lo com os seus braços de luz para que retorne à vida. Porém, ele nada vê, nada ouve, nada percebe... é carcereiro, juiz e carrasco de si mesmo, pois o fim desejado é uma questão de tempo e de paciente espera.

E nos estertores da energia vital, sufocado pelo desespero da inércia que fora a sua existência, finalmente percebe entre as grades de sua auto-prisão, a luz que brilha lá fora, intensa, convidativa... e uma lágrima escorre em sua face!

Liberte-se dos corrosivos sentimentos enquanto é tempo. Não deixe a ação de sentimentos inferiores construírem a masmorra à sua volta. Perceba, enquanto é tempo de reagir, o verdadeiro sentido da vida que manifesta-se com todo o seu explendor através das coisas simples e ao mesmo tempo grandiosas da natureza, pois aí está o amor, a força e a serenidade de seu Criador projetado na criatura, o homem, seu legítimo herdeiro vocacionado para a evolução!

"O homem é, sem dúvida, o que vitaliza pelo pensamento. Suas idéias, suas aspirações constituem o campo vibratório no qual transita e em cujas fontes se nutre".
Joana de Ângelis, por Divaldo Pereira Franco.

Psicanalista Clínico e Interdimensional.
flaviobastos

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 23


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa