auravide auravide

ÓLEO DE PRÍMULA: O AMIGO DA MULHER

por Carolina Staibano Alves

Publicado dia 13/5/2008 em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


As flores da Prímula veris ou Oenothera biennis são nativas das montanhas do oeste da América do Norte. Os índios norte-americanos usavam-na como alimento e da raiz, folhas, flores e caules preparavam infusões e extratos, tendo ação emoliente, sedativa (tosse), estimulante da circulação sanguínea, além de nutriente capilar.

As principais ações desta flor são antiinflamatória e analgésica leve, antiespasmódica, adstringente e reguladora da pressão.

O óleo de prímula é rico em ácidos graxos essenciais linolêico e Gama linolênico que não são produzidos em nosso organismo e possuem papel fundamental para seu funcionamento. A prímula se mostra amiga da mulher, pois estes ácidos graxos ajudam a regular seu metabolismo, possibilitando perder calorias, aquecer o corpo, que geralmente é mais frio neste gênero, retardar o envelhecimento e manter sua pele sempre hidratada e sedosa.

Estudos realizados in vitro mostraram que os ácidos graxos presentes na prímula são capazes de regular os níveis de prostaglandinas em nosso corpo. Na mulher, esta substância regula os hormônios femininos e quando se encontra reduzida, pode acarretar os sintomas da TPM e o aumento da liberação de prolactina nos seios, causando dor.

A medicina tradicional popular pôde avaliar também os efeitos da prímula na insônia, histeria, ansiedade, pruridos, coronariopatias, infecções virais, colesterol alto, sintomas dolorosos articulares dentre outras patologias.

Por esta flor trabalhar muito os hormônios femininos, não deve ser utilizada por gestantes e lactantes, a menos que haja uma orientação médica. Da mesma forma, não devemos ingerir as flores de prímula cruas, pois estas podem causar graves sintomas gastrointestinais.

Texto revisado por Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18

foto-autor
Autor: Carolina Staibano Alves   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   


Veja também
artigo Não se trata do que eu devo nem do que eu quero...
artigo Infeliz
artigo O sagrado
artigo Tenha uma vida afetiva abundante

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa