Menu

ÓLEO DE PRÍMULA: O AMIGO DA MULHER

Atualizado dia 5/13/2008 8:17:48 PM em Autoconhecimento
por Carolina Staibano Alves


Facebook   E-mail   Whatsapp

As flores da Prímula veris ou Oenothera biennis são nativas das montanhas do oeste da América do Norte. Os índios norte-americanos usavam-na como alimento e da raiz, folhas, flores e caules preparavam infusões e extratos, tendo ação emoliente, sedativa (tosse), estimulante da circulação sanguínea, além de nutriente capilar.

As principais ações desta flor são antiinflamatória e analgésica leve, antiespasmódica, adstringente e reguladora da pressão.

O óleo de prímula é rico em ácidos graxos essenciais linolêico e Gama linolênico que não são produzidos em nosso organismo e possuem papel fundamental para seu funcionamento. A prímula se mostra amiga da mulher, pois estes ácidos graxos ajudam a regular seu metabolismo, possibilitando perder calorias, aquecer o corpo, que geralmente é mais frio neste gênero, retardar o envelhecimento e manter sua pele sempre hidratada e sedosa.

Estudos realizados in vitro mostraram que os ácidos graxos presentes na prímula são capazes de regular os níveis de prostaglandinas em nosso corpo. Na mulher, esta substância regula os hormônios femininos e quando se encontra reduzida, pode acarretar os sintomas da TPM e o aumento da liberação de prolactina nos seios, causando dor.

A medicina tradicional popular pôde avaliar também os efeitos da prímula na insônia, histeria, ansiedade, pruridos, coronariopatias, infecções virais, colesterol alto, sintomas dolorosos articulares dentre outras patologias.

Por esta flor trabalhar muito os hormônios femininos, não deve ser utilizada por gestantes e lactantes, a menos que haja uma orientação médica. Da mesma forma, não devemos ingerir as flores de prímula cruas, pois estas podem causar graves sintomas gastrointestinais.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Carolina Staibano Alves   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa