Olhar, acolher e Integrar!

Olhar, acolher e Integrar!
Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Rafaela Machado

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 10/4/2024 10:38:03 PM


A tal temida sombra é tudo aquilo que eu reprimo, nego, escondo, não quero olhar, evito a todo custo, o que eu não sei lidar (dores, traumas, vergonhas, medos etc.), e com isso, na verdade, começa a divisão dentro de nós, que vai cada vez mais expandindo e ganhando força.
 
A maioria das pessoas não se dá conta, pois estas já se identificaram tanto com os personagens, que perderam total o contato com suas essências, quem são de verdade. E, a partir daí, se perderam de si mesmos.
 
Essa ruptura começa a acontecer na infância, onde deixamos de ser inteiros e passamos a nos fragmentar em diversas personas, que podemos chamar de máscaras sociais. Afinal, como crianças, precisamos ser aceitos e amados, pertencer.
 
Temos que seguir um modelo, um padrão imposto pela sociedade, por nossos familiares, cuidadores, grupos de amigos, religiões, que transmitem suas crenças e "verdades" como sendo nossas "verdades", algo como: Isso é certo! Isso é errado! Isso é bom! Isso é ruim! Isso é feio! Isso não pode!
 
E, com isso, a criança, que até então era inteira, começa a desunir-se internamente, ocultando partes suas vitais, por não serem aceitas e validadas pelo seu entorno. Passando a viver a vida, pelas perspectivas, crenças, experiências, interpretações herdadas e emprestadas.
 
Até que com o passar dos anos, alcançando a devida maturidade em alguns casos, e falo alguns casos porque não tem a ver com idade, afinal, a maioria dos adultos e da sociedade está completamente identificada com as personas e estão a todo custo a sustentá-las. 
 
Somente através de inúmeras tentativas de se encaixarem e seguirem um padrão adoecido e artificial que não falam com sua alma, quando nada mais faz sentido, é que de fato se permitem a passar pelo processo de individuação. Jung entendia a individuação como um processo que significava a transformação de uma pessoa em um ser único, alcançando a singularidade profunda e tornando-se o seu próprio "Si-mesmo".
 
Só que a maioria de nós quer eliminar a "sombra", inclusive muitos Terapeutas, Espiritualistas, Profissionais da área, Religiosos, pois, reproduzem o que aprenderam sem se dar conta do desserviço que estão prestando. E, acabam impensadamente perpetuando essa dinâmica de distorções, retroalimentando, reforçando e fortalecendo esse campo energético inconsciente.
 
Esse é um trabalho que somente nós podemos fazer por nós mesmos. O que chamamos de autoconsciência, iluminar essas nossas partes dentro, para convergimos e unirmos essas várias partes em um todo só.
 
É sobre olhar, acolher e integrar.
 
Bom, queridos, gratidão a todos! Aproveitando essa linda egrégora do dia de hoje, das crianças, dos erês, de Cosme e Damião! Desejo a nossa criança interior liberdade, alegria, autoamor e verdade!
 
Nada mais espiritual do que ser inteiro, dizem meus mentores.
 
Texto Revisado

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Rafaela Machado   
Sou Mãe, Pedagoga, Terapeuta Integrativa, Alinhadora Energética, Filha da Terra, Guardiã do Ventre, Facilitadora de Círculos Femininos, Benzedeira. Atendimentos (21) 98352-7229 - [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


Deixe seus comentários:

Veja também


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Cadastre-se grátis para receber toda semana nosso boletim de Autoconhecimento.

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home