Home > Autoconhecimento
Onde está a Saúde?

Onde está a Saúde?

por Margareth Maria Demarchi

Muito se fala sobre a doença, mas o que é a doença?

- A resposta mais simples é de que doença é ausência de saúde.

Pouco se fala sobre saúde, mas o que é a saúde?

- A resposta mais errada é de que é um intervalo entre duas doenças.

Se criamos a saúde e a doença como possibilidades, o que pensar sobre essas duas possibilidades na vida?

A dificuldade é saber que a doença é um fator que se manifesta em nós e o mais interessante – é que ela pede cuidados, não para desaparecer, mas ficar. Ela não tem poder inato, mas recebe todo o poder que a pessoa queira lhe dar, e é assim que ela é dotada de força, por isso, abraça totalmente a situação. É como se ela fosse um ser, a pessoa que se vê doente se deixa tomada por ela, a doença às vezes domina e exige que se cuide dela, como todo ser ela quer viver. Ela é ciumenta e possessiva, porque tudo será feito para ela, quanto mais o desejo de se libertar aumenta, mais ela mostra a sua força e diz quem manda, quando a autoridade do outro lado da mesa decreta quase ninguém fala mal dela.

A doença sabe criar seu próprio status e nobreza, com isso a pessoa se sente orgulhosa em dizer “o meu” médico falou:

- Fiz um exame, me consultei com melhor especialista, caríssimo; fiz exames no melhor laboratório.

A doença conquistou o mundo e todos a respeitam, ela tem propaganda própria, anúncios e campanhas caras que mantém a sua permanência em alta no mundo todo.

A doença cresce e novas formas de doenças são criadas.

A doença se torna rica e se apresenta com nomes fabulosos que não estão no dicionário comum, alguns deles difíceis de pronunciar, mas nem sempre difíceis de lembrar: Criptococose, Escoliose, arteriosclerose, osteoporose, TDA, Depressão relativa, e milhares de outros nomes que vêm acompanhados de penduricalhos maravilhosos com tarjas pretas, amarelas e vermelhas e nomes igualmente poéticos: cortisona, anfetamina, analgésico, medroxiprogesterona, omeprazol, diazepan, ritalina e assim segue.

A doença também é inteligente e usa disfarces inventados pelo marketing para se parecer com saúde, saúde Light, saúde Zero, Zero Cal, saúde antirrugas, saúde regenerativa, pílulas de saúde, cremes da juventude eterna.

E a saúde como está?

A saúde é simples, ela não tem nomes complicados nem receitas fabulosas, ela é só saúde, ela é só real, simples como a mãe que amamenta, como criança feliz e como adulto resolvido. A saúde não se deixa confundir por nomes difíceis e o status da saúde é vida.
A saúde existe, mas sem notícias, ela não é espalhafatosa; a saúde está presente todos os dias, quando se olha a natureza e se deixa envolver por uma flor minúscula no jardim, brindando ao sol, a chuva, o vento, as folhas que caem, as águas que seguem o seu curso sem se precipitar por nada que lhe venha na frente, sempre vai insistindo com mais água até que rompe o bloqueio e segue, nada tem importância tudo é movimento.

A saúde está na comida que a gente gosta, na conversa construtiva, no riso de alegria, na disposição na vontade e na ação.

A saúde quando está em evidência ela é sempre natural, nunca precisa de artíficio.

A saúde só tem uma exigência: deixar que a saúde seja simplesmente saúde.

O ser humano que opta por ser sempre saudável tem que olhar para o seu caminho e para o que faz ser pleno todos os dias. Dorme tranquilo e confiante pelo que realizou e tem boas perspectivas e constrói boas expectativas, e a cada dia, continuará se conduzindo como ciclo virtuoso, pois esse é o ciclo humano, o ciclo que flui de dentro para fora sabe que tudo faz parte e tudo está em movimento e tudo tem que ser como deve ser. A saúde entende, compreende, confia no seu poder e segue em frente.

Porém, muitas pessoas estão identificadas com uma doença ou mais de uma. Às vezes, é doença é física, outras vezes pode ser mental, seja da emoção, seja do sentimento.

Nessa condição, onde está a doença?

Quando o fluir humano passa por um caminho no qual ele se permite que alguém construa uma barreira que não o deixa perceber que teria que dispor de mais energia e autodeterminação para superar.

Isso só acontece quando a saúde com toda sua simplicidade e com o poder que lhe é natural, olha para a doença e diz:

- Eu vejo você e vejo a mim mesma, eu vejo aquilo que me guia e vejo aquilo que guia você, tenho ouvidos para lhe ouvir e ação para lhe perceber. Conectadas, sempre se pode continuar a fluir. Seja lá qual for o resultado a ser aprendido poderemos estar juntas, pois o ser que nos abriga é um ser de vida, um ser para a vida, ou seja, duas partes caminham como uma e sabemos que temos condição de fazer o melhor.

Saúde.

Esse texto está inspirado no trabalho de Bert Hellinger, Carl Gustav Jung e nos Mosaicos do novo ciclo, dentre outras tantas informações valiosas para o bem viver e para bem-estar.

Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 12 Atualizado em 07/10/2019

Autor: Margareth Maria Demarchi   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Veja também
Permita-se ficar vulnerável
CRISPR: Evolução artificial
Não conheço o horário de meu nascimento...
Umbanda - A alegria dos filhos de fé
Adeus aos preconceitos!
Feliz é aquele que sabe o que quer...

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
segunda-feira, 18 de novembro de 2019

energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.


energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.


18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa