Menu

Onde você está agora?

Atualizado dia 10/17/2020 1:13:30 AM em Autoconhecimento
por Tania Paupitz


Facebook   E-mail   Whatsapp

Você já parou para pensar em quantas vezes já sofreu por algum pensamento que trouxe do passado ou foi buscar no futuro?

Se pararmos para pensar, o passado e o futuro estão de fato dentro do nosso presente, interagindo o tempo todo, uns com os outros.

 Imagine-se pensando numa situação de conflito vivenciada há muitos anos com determinada pessoa, onde você foi o protagonista de uma grande desavença familiar. Ativando sua memória, relembrando o fato ocorrido, você está de alguma maneira, trazendo para o seu momento presente, toda bagagem emocional, seja ela positiva ou negativa, relacionada aquele evento.

Não raro, acabamos pagando um alto preço, diante dos desiquilíbrios trazidos para o nosso campo mental, em detrimento destas idas e vindas entre passado e futuro, seja através dos pensamentos contraditórios, das emoções e sentimentos negativos como a raiva, a ira, o ressentimento (mágoa), a culpa, a irritabilidade, o desejo de vingança e, tantos outros.

O futuro à Deus pertence, diz o senso comum, porem volta e meia, nos enredamos por situações adversas, pensando sobre coisas sob as quais não temos controle.  E assim, como equilibristas numa corda bamba, vamos tentando nos equilibrar para não cair nas armadilhas da ilusão do ego, com relação aquilo que já foi e, aquilo que não temos o controle, de saber como será.

Quantas vezes, não somos acometidos por preocupações exacerbadas, sensações de medo de forma  excessiva e até desmedida que acontece como uma previsão, ou seja, antes mesmo da situação acontecer, causando transtornos de ansiedade, noites mal dormidas, vivenciadas através da síndrome do pensamento acelerado, ocasionando o estresse, amplamente vivenciado nos dias atuais.

Acredito que a história do “Pato com a mente Humana” do autor Eckart Tolle, através do livro O Poder do Agora, cabe bem neste momento:

“Dois patos depois de um confronto, que nunca demora muito, separam-se, afastando-se em direções opostas. Em seguida, cada um deles bate as asas vigorosamente algumas vezes, liberando assim o excesso de energia acumulada durante a luta. Depois disso, eles nadam em paz, como se nada tivesse acontecido.
Se o pato tivesse a mente de um ser humano, ele conservaria a luta viva no pensamento por meio de uma história. 
Prevalente, ela seria assim: "Não acredito no que ele acabou de fazer. Pensa que é o dono do lago. Não tem consideração pelo meu espaço privado. Nunca mais vou confiar nele. Da próxima vez, ele vai fazer a mesma coisa só para me irritar. Tenho certeza de que já está tramando alguma coisa. Vou ensinar a ele uma lição de que não vai se esquecer."

Dessa forma, a mente cria suas histórias, uma atrás da outra, e continua pensando e falando sobre elas durante dias, meses ou anos. 
No que diz respeito ao corpo, a luta continua. E a energia que ela (mente) produz em resposta a todos esses pensamentos são as emoções que, por sua vez, suscitam mais pensamentos. 

Podemos imaginar quanto a vida do pato se tornaria problemática se a mente dele fosse humana. Todavia, é assim que as pessoas vivem na maior parte do tempo, entre o passado, o presente e o futuro.
Nenhuma situação, nenhum acontecimento, jamais termina de verdade. A mente e o "eu e a minha história", criado pela própria mente, se encarregam de dar continuidade ao processo. 

A lição do pato é a seguinte: bata suas asas - isto é, "deixe a história pra lá"- e retorne para o único lugar importante: o momento presente.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 91


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 30 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas como Pissarro e Van Gogh. Cursos de Pintura para Pintura em Óleo ou acrílica sobre tela -iniciantes ou não. www.taniapaupitz.com.br wathsapp - 48 999723446
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa