Menu

Opostos que se completam

Atualizado dia 11/20/2006 10:52:22 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Força e serenidade são polos energéticos que se atraem, estabelecendo o que é a essência da natureza, o equilíbrio. Ao buscarmos em nós esta verdade estaremos comungando com a essência divina, a energia criadora do universo.

Das qualidades do cultivo da força em nossas vidas, aproveitamos a energia necessária da coragem para não calarmos diante das injustiças; a firmeza interior (a energia moral) e a virtude. Das qualidades do cultivo da serenidade, aproveitamos em nosso benefício, a paz de espírito e a harmonia.

A Oração da Serenidade, uma mensagem impregnada de lucidez e verdade, estabelece com perfeição, o equilíbrio entre esses opostos que se completam:
Dai-nos forças, Senhor,
para aceitar com serenidade
tudo o que não pode ser mudado.
Dai-nos coragem
para mudar o que pode
e deve ser mudado.
E dai-nos sabedoria
para distinguir
uma coisa da outra.


Segundo Francisco do Espírito Santo Neto, em "Os Prazeres da Alma" pelo espírito Hammed, "precisamos adquirir o hábito de dedicar algum tempo ao silêncio da meditação, uma vez que o "olho interior" nos proporciona inúmeras formas de percepção (nós próprios, o mundo, a natureza e Deus); enfim, ver o fundo e não apenas a superfície das coisas, pois a sabedoria está ligada à forma como notamos a sutileza do mecanismo cíclico que move o universo. Nele, tudo obedece a um ritmo natural; a raiz de nossa evolução corporal/espiritual está fincada nas íntimas relações com a natureza. Se nos observarmos mais atentamente, veremos que somos parte dela".

Em exercício de meditação, em qualquer lugar sossegado e disponibilizando pouco tempo para isso, eleve o seu pensamento à energia criadora do universo, pedindo força e serenidade. Ao mesmo tempo, mentalize um rio que desce com toda a sua força, precipitando-se em uma majestosa queda dágua. Após a turbulência do choque final das águas na base da cachoeira, imagine o rio em seu leito, vagarosamente retornando ao seu curso normal, até correr mansamente ao encontro das águas do grande oceano.

Por tempo indeterminado repita dariamente este exercício e fique atento ao que ele possa lhe trazer em termos de benefícios, pois é através da energia do pensamento que podemos, embora não estejamos presentes fisicamente, conectar com os elementos da natureza à qual pertencemos. Como variante, outro quadro mental que reuna a força e a calma (serenidade) da natureza também poderá ser elaborado.

Não se trata de auto-ajuda, mas de autoconhecimento pelo resgate dos elementos naturais que habitam em nosso interior e que precisam emergir à luz da consciência para serem aproveitados em nosso benefício. Se somos natureza, poderemos ser fortes e serenos como as águas de um rio. É a lei natural que dá direitos iguais de equilíbrio a todos os seres vivos do universo!

"Estar sereno é estar diante da força da criação".

Psicanalista de Orientação Reencarnacionista.
flaviobastos

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa