Menu

Orientações para 2016

Atualizado dia 1/5/2016 11:50:39 AM em Astrologia
por Ivan Maia Fernandes


Facebook   E-mail   Whatsapp

O ano de 2016, sob o ponto de vista da Astrologia, terá a particularidade da regência do nosso astro rei, o Sol. Assim, além das naturais influências dos trânsitos dos planetas pelas casas do mapa natal individual, a energia do Sol, que naturalmente já é muito grande, estará ainda mais enfatizada.

O ano de 2015 teve a regência de Marte. Ele nos impeliu à ação, a tomar atitudes, a sair da imobilidade, ter iniciativa e até realizar sem pensar nas conseqüências ou no “como fazer”, muitas vezes sem qualquer reflexão anterior ou planejamento. A regência solar trará mais consciência para as nossas ações.

O planeta Marte fica retrógrado – movimento aparente de ir para trás - a cada dois anos. Em 2016, isto ocorrerá de 17 de abril a 29 de junho. Como Marte simboliza o impulso da ação, isto representa que ficará “contido”. Então, tudo tenderá a andar de maneira mais lenta e travada neste período do ano.

Em artigos anteriores, comentei sobre o trânsito de Plutão em Capricórnio e o período de mudanças estruturais e de quebra de paradigmas que representa. Pois é, em todo ano de 2016 ele ainda estará atuando assim. Associado a isso, teremos a forte influência do regente anual que nos trará o ímpeto e a energia para darmos grandes e fortes guinadas, assumindo novos papéis e posturas perante a vida.

O Sol é o novo, o nascimento, alimento para a alma e o corpo; o Sol traz vida e alegria. Pois então, nada melhor, depois de sofrer uma grande mudança, que exista esse tipo de energia para um completo renascimento. Não se desespere se algo mudar radicalmente e você se vir, de repente, no “fundo do poço”. Aceite, agradeça e aproveite para “bater com os pés no chão” e se impulsionar para cima, com força, fé, otimismo e pensamentos positivos.

Os alquimistas usavam o fogo como elemento transmutador. Os chineses usam o termo “wei-chi”, união das palavras “wei”, que quer dizer perigo e “chi”, que significa oportunidade, para nomear “crise”. A crise (Plutão) nos traz a oportunidade de transmutarmos, a morte do velho para algo novo nascer. É a hora mais propícia para sermos criativos (Sol). Será a regência do Sol arauto de boas novas, de novos tempos que chegam para a humanidade? Uma nova era de Luz? Se a humanidade estiver preparada...

Outra configuração forte será a quadratura - ângulo de noventa graus, formado pelas posições de planetas no mapa astrológico, que indica tensão – entre Saturno e Júpiter nos meses de junho, agosto e setembro. Como o primeiro, Saturno, representa cobrança, estrutura e o segundo, Júpiter, expansão e crescimento, isto indica que as organizações e estruturas que conhecemos poderão passar por um grande processo de desmanche e reorganização, daí a sensação de caos e perda de rumo, que poderá se tornar bastante visível, por exemplo, nos órgãos governamentais e muitas empresas. Momentos de euforia poderão se alternar com momentos de depressão, o que demandará maior esforço para crescer.

Mas, retornando à regência anual, nada mais básico e importante em Astrologia que o Sol. É o regente do dia, emissor de luz e vida. Popularmente, quando falamos de signo nos referimos ao signo solar. Além disso, muitos dos estudos astrológicos tem por base o Sol: revolução solar, progressão simbólica, progressão primária e secundária, arco-solar e outros. Sua posição no mapa natal é o setor mais importante para o indivíduo se expressar, aparecer, brilhar, e ser, dessa maneira, significante em sua jornada pelo planeta. Quando um Ser consegue sua ascensão espiritual o que se fala dele? Que se iluminou, né? Será então um ano bom para buscarmos nossa iluminação? Com certeza, afinal “o Tempo urge e a Terra ruge” e, basicamente, o nosso maior objetivo encarnatório é evoluir espiritualmente ...

O Sol, nos apresenta também questões relativas à inteligência, notadamente à criatividade. Estamos em crise? Hora de se buscar soluções inovadoras para sair dela e de surgirem novas lideranças, que tragam idéias e posturas diferentes para velhos, calcificados e crônicos problemas. Deve-se, entretanto, tomar cuidado com os egos inflados.

No mapa natal, o Sol reina e funciona como o maestro de uma orquestra de planetas, músicos que “tocam” seus instrumentos, cada um na sua expertise, afinados nos diversos ritmos e tons, liderados e conduzidos pela “batuta” solar. Quando o maestro não funciona direito repercute na música tocada, no caso, na energia expressa pela pessoa. Imagine uma orquestra regida por um maestro incompetente, ou desatento, ou desarmônico, sem forças para brandir sua batuta, ou inseguro, ou que queira aparecer mais que os outros, ou se esconder, sem brilho, apagado! Sua principal função é agrupar todos os componentes da personalidade para unificá-los. Percebeu a importância do Sol?

Um dos simbolismos do Sol é a auto-estima. Será um ano bom para desenvolvermos essa questão, nos expressarmos mais em nossos campos de atuação, em todas as áreas, buscarmos nossa afirmação, descobrirmos dons e transformá-los em talentos - dons despertos e postos em uso. Será o ano para o brilho, para expressarmos nossa individualidade e singularidade, subirmos nos palcos da vida e soltarmos nosso grito de “eu sou”, de nos mostrarmos, de sermos autênticos e diferenciados.

O Sol também representa o princípio masculino, o elemento fogo, a energia yang, a figura do pai, o herói, a expressão da força da sua vontade de independência e de realização pessoal. É a consciência, a criatividade, a vitalidade, o ego, a liderança, a inteligência. Como ele é o único astro do sistema solar que tem luz própria (os outros por ele são iluminados), é considerado a fonte de energia do horóscopo e influi na saúde e na libido. Tá, e daí? E daí que todos os atributos do nosso luminar estarão ainda mais fortes. Agora que você sabe, poderá se apropriar e aproveitar de forma adequada ao seu propósito. Por isso, disponibilizo orientações e não faço previsões. Nosso pensamento pode mudar tudo, e tornar-nos poderosos se surfarmos e dermos braçadas nas ondas geradas pelas “forças astrológicas”.

Respire fundo, renasça, vá em frente, brilhe e transforme seu 2016 num ano de muita Luz e alegria!

 

 

 

 
 
 
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ivan Maia Fernandes   
Astrologia, Coaching, PNL, Astro Coaching, Mesa Radiônica, Instrumento Radiônico, Astro Radio Coaching, Tarot Alquímico, REIKI, EFT, Cura Reconectiva, Reconexão, Alquimia e Renascimento. Consultório em Curitiba-PR - tel.: (41) 99644-3111 - E-mail: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa