auravide auravide

Orixás, Sincretismo e Diversidade II

por Sarah Maria

Publicado dia 25/8/2008 em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


A Umbanda é vista por muitos estudiosos como a única religião genuinamente brasileira.

A química religiosa da Umbanda traz elementos do Catolicismo e cultos africanos. A própria Carta de Pero Vaz de Caminha nos faz entender o sincretismo inerente na religiosidade brasileira.
No decorrer dos séculos, a aceitação social tornou-se evidente. Figuras de destaque na história brasileira procuraram ajuda nos Centros de Umbandas. Popularmente muitos atribuíram a longevidade no poder de Borges de Medeiros à magia de um babolorixá que teria feito vários trabalhos para o político.
Através dos orixás, cultuamos as forças da natureza oriundas da terra, do ar, do fogo e da água.

Ogum
No sincretismo corresponde a São Jorge. Na mitologia Greco-romana os deuses Marte e Ares. Ambos são impulsivos, violentos e leais. É um orixá guerreiro, defende a lei e a ordem. O metal é o ferro e suas cores são o verde e o azul escuro. Quem nasce sob sua proteção é conquistador e impulsivo.

Oxossi
Sincretizado na mitologia Greco-romana, com os deuses Hermes e Mercúrio. Caracterizam-se pela leveza, rapidez e curiosidade. É o orixá da matas e da caça. As pessoas que nascem sob a proteção de Oxossi são calmas,audaciosas, muito leais e amigas.

Xangô
É o orixá dos justos e dos poderosos. Representa a justiça espiritual. Na mitologia Greco-romana corresponde aos deuses Júpiter e Zeus. Ambos são encarregados de cumprir a lei e processar julgamentos.Quem nasce sob sua proteção pode se considerar um vencedor.São audaciosos. Seu dia da semana é quarta-feira e suas cores são vermelha, branca e marrom.

Oxalá
Na mitologia Greco-romana corresponde ao deus Apolo. Está relacionado ao sol. É o orixá maior identificado com Jesus Cristo. Seus filhos são calmos, pacientes e equilibrados. Raramente fazem inimizades. Entregam-se de corpo e alma em uma relação. Quando traídos é muito difícil reconquistar sua amizade..

Exu
É o mensageiro dos deuses. O senhor dos caminhos, faz a ligação dos humanos com o orixás.Tire da cabeça a correspondência do Exu com o diabo, Cada pessoa tem seu próprio exu. Corresponde na mitologia também com Hermes e Mercúrio, com aspecto de mensageiro.
Ele tem o poder de renovação, de acabar com o velho para dar lugar ao novo.

Texto revisado por: Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15

foto-autor
Autor: Sarah Maria   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   


Veja também
artigo Treinando a não-mente
artigo Horário
artigo Ativação dos sentidos interiores
artigo Amigos extrafísicos

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa